fbpx

Livro de professores da FECAP apresenta teorias da Administração por meio de recursos inovadores

Estudantes e profissionais da área de negócios que buscam conhecer as teorias da Administração...
Imprensa | 26/10/2021
Compartilhe: twitter facebook linkedin whatsapp

Estudantes e profissionais da área de negócios que buscam conhecer as teorias da Administração com facilidade não podem deixar de conferir o livro Administração – Uma abordagem inovadora com desafios práticos. Escrito por um coletivo de pesquisadores da área, entre eles professores da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP), a publicação apresenta um conteúdo teórico por meio de recursos inovadores, como podcasts explicativos e o uso do storytelling, que facilitam o aprendizado. 

Lançado em 2018 pela editora Empreende, o livro surgiu a partir de uma conversa sobre materiais didáticos para o ensino da Administração entre o vice-reitor da FECAP, Taiguara Langrafe, e o professor José Dornelas, uma das grandes autoridades em empreendedorismo no Brasil. “O objetivo da publicação é proporcionar a estudantes e docentes um material rico, com temas atuais e diversas abordagens para propiciar a melhor experiência e aprendizagem”, destaca Langrafe, um dos autores e organizador da obra.  

Além de abordar momentos históricos relevantes, presentes tanto no ambiente acadêmico, quanto nas práticas de empresas e instituições governamentais e do terceiro setor, o livro conta com temas como governança corporativa, empreendedorismo, startups e organizações digitais. Tudo isso por meio de um design intuitivo e inovador, que permite o uso de outras plataformas.  

Entre os recursos estão podcasts sobre cada capítulo, acessíveis via QR Code, e o uso de uma narrativa da história entre dois amigos, Ricardo e Simone, que vivenciam as temáticas tratadas ao longo da publicação.  

A obra conta ainda com links para páginas na internet e textos clássicos das teorias apresentadas, bem como teaching notes que auxiliam os professores sobre como utilizar o conteúdo em sala de aula. “Procuramos desenvolver os materiais para que a jornada do aprendizado sobre as principais Teorias da Administração seja mais interessante e empolgante para todos”, afirma Langrafe. 

Opinião dos autores 

Sobre a relevância da obra, a professora Miriam Pires Eustachio de Medeiros Vale, doutora e mestre em Administração de Empresas pela FGV-EAESP, destaca que o livro contextualiza as teorias em Administração para o mundo de hoje. “Em um curso tradicional de fundamentos de Administração, talvez não existisse essa preocupação. O que mostramos de uma forma mais leve é que as teorias em nosso campo, feitas desde o começo do século passado, são úteis e utilizadas até os dias de hoje”. 

Já o professor Marcus Salusse, mestre e doutor pela FGV-EAESP e coordenador de projetos do FGVcenn, explica que, ao utilizar diferentes formatos para um mundo multimídia, o livro permite a alunos, professores e profissionais da Administração ter acesso não apenas a um projeto editorial mais moderno, mas também aos podcasts, links para textos e vídeos, e muito mais. “Isso contribui para que as pessoas possam aprender no formato que mais lhes agrada”. 

O professor Gustavo Salati, doutor e mestre em Administração pela FGV-EAESP, comenta que a apresentação é um dos principais diferenciais da obra. “Como o próprio título do livro apresenta, o diferencial é a forma como apresentamos as teorias e a história para o leitor e como propomos formas práticas de explorar os assuntos de cada momento”. 

Para o Professor Edson Sadao Iizuka, doutor em Administração Pública e Governo pela FGV-EAESP, a publicação tem foco no aprendizado dos alunos e, ao mesmo tempo, no diálogo com os docentes estimulando, ainda mais, o prazer de ensinar. “Diante das profundas transformações no processo de ensino e aprendizagem, ficamos instigados em escrever algo que pudesse ser inspirador, moderno, flexível e sem perder o rigor acadêmico”. 

O professor Alexandre Nascimento, pós-graduado pelo MIT, FEA-USP, FGV-EAESP e Escola Paulista de Medicina, acompanha a opinião dos autores, destacando que a publicação oferece um processo de aprendizagem mais completo e mais compatível com as necessidades atuais dos alunos, combinando teoria e exemplificação com atualidades e práticas numa linguagem simples e visualmente mais leve. 

Para os alunos e professores da FECAP, Administração – Uma abordagem inovadora com desafios práticos está disponível na biblioteca da fundação. 

Notícias Relacionadas

SIGA A FECAP NAS REDES SOCIAIS

Quer saber mais sobre a POST na FECAP?

© Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado - FECAP - Todos os direitos reservados