fbpx

Estatística e Amostragem Aplicadas à Auditoria

| Online

Carga Horária: 15 horas/aula

Data: 28 de setembro à 30 de outubro

Valores: Alunos, ex-alunos FECAP R$ 172,50 Externos: R$ 345,00

Período de Inscrição: até 02 outubro - 10% de desconto para matrícula realizada até 02 outubro

Prof. Émerson Nogueira Sales

Sobre o curso

PÚBLICO-ALVO:

Profissionais interessados em adquirir capacitação diferenciada e de alto nível em processos e decisões acerca da auditoria e das aplicações de estatística e amostragem.

Os profissionais que já atuam em auditoria poderão atualizar e aprimorar seu conhecimento prático preexistente, avançando de forma consistente e alinhada com as melhores práticas, normas e legislação aplicável. Para os ingressantes e interessados na área de auditoria, o curso permitirá uma introdução ajustada às suas necessidades e com a sequência dos módulos o discente atingirá o alto nível de entendimento dos conteúdos do curso, capacitando-o a ingressar na auditoria, se relacionar com os processos que envolvem as atividades de auditoria e do uso da estatística nos processos, alavancando seu currículo e sua carreira.

Os profissionais que de alguma forma tem contato com a auditoria, seja como auditores, auditados ou gestores, poderão desenvolver o conhecimento e a capacitação necessária ao seu dia-a-dia e ao projeto de auditoria, permitindo a aplicação prática dos procedimentos de auditoria. Independentemente do nível hierárquico ou dos papéis exercidos pelo discente no seu ambiente de trabalho, ao final do curso ele terá capacitação para atuar nas mais complexas atividades e nos diversos níveis hierárquicos do ambiente de auditoria, controles internos e de gestão de riscos.

CONDIÇÃO ESPECIAL

10% de desconto para matrícula realizada até 02 outubro

Conteúdo

O conteúdo desenvolvido apresenta a discussão prática e da vivência dos gestores e auditores, com conceitos fundamentais e procedimentos práticos, todo o arcabouço normativo e legal, atividades e exercícios que apresentam a realidade da auditoria e na prevenção de fraudes e lavagem e dinheiro, objetivando a capacitação do discente para a atuação nos processos de gestão dos riscos, da mesma forma que será capacitado para planejar, executar e controlar os processos de auditoria e na prevenção de fraudes e lavagem e dinheiro exercendo diversos papéis no conjunto de funções da área.
Tal capacitação se dá desde a fundamentação inicial com o alicerce teórico e as atividades relacionadas com o tema, levando em consideração as boas práticas de mercado, as normas e a legislação aplicável.
Durante o curso, por meio dos e-books, dos exemplos de casos reais e dos exercícios propostos, o discente deve adquirir e ampliar seus conhecimentos acerca do tema e isto possibilita a capacitação para que atue de forma independente e com alto grau de efetividade e eficiência, objetividade e capacidade conclusiva no cumprimento do seu papel como auditor e gestor de riscos de fraudes, ou que atue ou que queira migrar para as áreas correlatas, tais como governança corporativa, gestão de riscos, controles internos e compliance, entre outras diversas áreas que compõem o emaranhado da gestão, tão carente de bons profissionais de auditoria e gestão de riscos de fraudes.

• A Estatística nas organizações empresariais
• População, amostra e amostragem
• Determinação do tamanho da amostra
• Variável
• A questão ética em estatística e amostragem aplicadas à auditoria
• Fundamentos de probabilidade
• Conceitos básicos de probabilidade
• Probabilidade composta e condicional
• Árvore de decisão
• Distribuição de probabilidade
• Principais distribuições de probabilidade
• Esperança — Valor Esperado — E(X)
• Determinação do risco, intervalo de confiança

BANERJEE, Rabin; MAJHI, Bibhas R.; MODAK, Sujoy K. Noncommutative Schwarzschild black hole and area law. Publishing Ltd. 2009. Disponível em: https://iopscience.iop.org/article/10.1088/0264-9381/26/8/085010/meta. Acessado em 05/abr/2020.

CAMPOS, Celso R. Curso de Estatística Aplicada. São Paulo: Akademy, 2012.

COLLIIS, Jill; HUSSEY, Roger. Pesquisa em Administração. 2. ed. Porto Alegre, Bookman, 2005.

DEVLIN; GUO; KUNIN; XIANG. Seeing Theory, 2018. disponível em: https://seeing-theory.brown.edu/basic-probability/index.html. Acessado em 12/abr/2020.

DOWNING, D.; CLARK, J. Estatística Aplicada. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2005.

LARSON, Ron; FARBER, Betsy. Estatística e Métodos Quantitativos. 6.ed. São Paulo: Pearson Printice Hall, 2015.

LEVINE; STEPHAN; KREHBIEL; BERENSON. Estatística – Teoria e aplicações. Rio de Janeiro: LTC, 2005.

MACHADO, Daniel J. Manual para elaboração de Monografias. São Paulo: SEDUCON, 2011.

SILVA FILHO, Antônio R. Curso de Estatística Aplicada. São Paulo: USP. 2019.

Sobre o professor

Mestre em Ciências Contábeis (FECAP/SP). Coordenador da pós graduação em Auditoria e em Perícia. Professor e pesquisador nos programas de pós graduação lato sensu da FECAP(SP). Professor na pós graduação da UNISAL/Campinas(SP). Professor no programas de Graduação da FECAP(SP). Instrutor/Palestrante do CRC/SP em Perícia Contábil. Instrutor/Palestrante em programas de treinamentos in company. Perito contador judicial e extrajudicial com atuação nas áreas contábil, financeira e administração judicial. Experiência gerencial corporativa em Administração e Finanças na multinacional Xerox do Brasil (19 anos), com ênfase nas áreas Contábil, Administrativa e Financeira, Controladoria, Legal Collection, Controles Internos e Auditoria Interna. Experiência em gestão de projetos (lean six sigma).

Émerson Nogueira Sales

Compartilhe :

Receba tudo que rola no universo FECAP?

Ou