Dúvidas / FAQ
Inscreva-se
Área do Candidato
PÚBLICO-ALVO: Pessoas com muito interesse em aprender e que busca desafios para criar soluções.
SOBRE O CURSO O curso de Estratégias Profissionais Para Negócios do Futuro está orientado para todas as pessoas interessadas em desenvolver habilidades de criação e soluções para negócios. Nesse momento de intensas mudanças em que vivemos, precisamos superar os impactos, compreendendo nossos potenciais. “Não há como obter resultados diferentes, fazendo as coisas do mesmo jeito”. As mudanças estão em nossas mãos, ao nosso alcance. Só precisamos saber como fazê-las. Isso é com você. O curso abordará criatividade, gestão por processos, design thinking, entre outros temas.
ESTRATÉGIA DE ENSINO
O curso é ministrado de forma online com aulas gravadas. O professor responsável fica a disposição para monitoria durante 30 dias, tempo de realização do curso. As atividades possuem datas pré determinadas para entrega
Carga Horária
30H
Data
01 de abril até 31 de abril
Localização
Online
Valores
Alunos, ex-alunos FECAP R$ 249,00 Externos: R$ 498,00
Período de Inscrição
até 08 de abril
Professor(a)
Laércio Bento
O conteúdo é desenvolvido com base em conteúdos elaborados e apoiados com vídeos, slides, podcast, e-book e com testes de avaliação. São 4 módulos. Cada um, com essa mesma estrutura.
Apresentação
Sempre perguntando
Produção e produtividade
Fugir, ficar paralisado ou reagir
Sustentabilidade e consumerismo
Melhorando processos produtivos
Economia pode ser criativa
Gestão por processos – o básico
Visão Sistêmica e Logística Reversa
Processos e tecnologias de suporte
Um fluxograma de processos
Referências
As experiências
Elaboração do Problema e da Hipótese
Significado das Etapas
Modelo com 6 Etapas
Compreendendo e dimensionando problemas
Mapa de empatia
Ferramentas sugeridas para Design Thinking
Método SPRINT – breve comentário
Recomendações de técnicas complementares
Algumas dicas para obtenção de recursos, ou para simples conhecimento
USER EXPERIENCE (UX)
BROWN, T. Design thinking – uma metodologia poderosa para decretar o fim das velhas ideias. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010
CAVALCANTI, C.C.; FILATRO, A. Design thinking – na educação presencial, a distância e corporativa. São Paulo: Saraiva, 2016
CAMPBEL, J. O herói de mil faces. São Paulo: Pensamento, 2007
COUTINHO, A.; PENHA, A. Diseño estratégico – caminhos creativos para um mundo cambiante. Buenos Aires: Temas Grupo Editorial, 2017
DE SORDI, J. O. Gestão por processos – uma abordagem da moderna administração. São Paulo: Saraiva, 2014
DYER, J. GREGERSEN, H.; CHRISTENSEN, C.M. DNA do inovador – dominando as 5 habilidades dos inovadores de ruptura. São Paulo: HSM, 2012
FRASER, H. Design para negócios na prática. Rio de Janeiro: Elsevier, 2012
HOWKINS, J. Creative ecologies – where thinking is a proper job. New Brunswick: Transaction Publisher, 2010
IDEO ORG. The field guide to humam-centered design. Canadá: Ideo, 2015
ISAKSEN, S.G. Criative approaches to problem solving. Los Angeles: Sage, 2011
KALBACH, J. Mapeamento de experiências – um guia para criar valor por meio de jornadas, blueprints e diagramas. Rio de Janeiro: Alta Books, 2017
KNAPP, H., Sprint – o método usado no Google para testar e aplicar novas ideias em apenas cinco dias.. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2017
LEWRICK, M. et al. The design thinking playbook. Mindful digital transformation of teams, products, services, businesses and ecosystems.
LIEDTKA, HJ.; OGILVIE, T. A magia do design thinking – um kit de ferramentas para o crescimento rápido de sua empresa. São Paulo: HSM, 2015
MCSILL, J. Lições de storytelling – fatos, ficção e fantasia. São Paulo: DVS Editora, 2013
OSTERWALDER, A. PIGNEUS, Y. Business model generation – inovação em modelos de negócios
PALACIOS, F.; TERENZZO, M. O guia completo do storytelling. Rio de Janeiro: Alta Books, 2016
PERUZZO, M. As três mentes do neuromarketing. Rio de Janeiro: Alta Books, 2015
PINHEIRO, T. ALT, L. Design thinking Brasil – Empatia, colaboração e experimentação para pessoas, negócios e sociedade. Rio de Janeiro: Alta Books, 2017
SIBBET, D. Equipes visuais – ferramentas gráficas para comprometimento, inovação e alta performance. Rio de Janeiro: Alta Books, 2015
STRAKER, D. Rapid problem solving with post-it notes. Autor, 1997
Laércio Bento é Graduado em Administração de Empresas, Pós-graduação em e-Business e Gestão Empresarial, pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2004), Mestre em Administração pela Universidade Metodista de São Paulo (2007). Em março de 2008, iniciou o doutorado - como aluno especial - em Comunicação Social, na Universidade Metodista de São Paulo. Em outubro do mesmo ano, após aprovação em Processo Seletivo, passou a pertencer ao corpo de alunos regulares do doutorado. A conclusão do doutorado ocorreu com apresentação de tese em 11/12/2012. Foi coordenador do curso de Processos Gerenciais, e do Curso Superior de Tecnologia em Marketing (2015/2018), presencial, além de ser professor na Universidade Metodista de São Paulo, em disciplinas presenciais e a distância, na área de Marketing. Membro do NDE - Nucleo Docente Estruturante dos cursos de Marketing, Logística, Gestão de Seguros (EaD) e Recursos Humanos da EGD - Escola de Gestão e Direito/UMESP. Membro da Comissão Editorial (2017) EGD. Foi professor-tutor do curso online, da Fundação Getúlio Vargas - RJ, na mesma área. Membro convidado do Comité Científico de la Colección Koiné de Comunicación y Ciencias Sociales extensible también para el «Consejo asesor científico» de la revista científica Communico, publicada pela USJ - Universidad San Jorge, Zaragoza, Espanha, para onde, acompanhou turma de alunos em intercâmbio, em 2017. Desenvolve pesquisas em Redes Sociais, Mídia Social e Comunidades Online.
© Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado - FECAP - Todos os direitos reservados