fbpx
voltar ao topo

Estratégias Profissionais para Negócios do Futuro, já: Design de Soluções

Inscreva-se

- GESTãO DE NEGóCIOS

Carga Horária

30 horas


Data

01 de Agosto até 30 de Agosto


Horário

Online


Localização

Online


Valores

Alunos, ex-alunos FECAP: R$ 249,00
Externos: R$ 498,00


Período de Inscrição

até 10 de Agosto


Professor(a)

Laércio Bento


Sobre o curso

O curso de Estratégias Profissionais Para Negócios do Futuro está orientado para todas as pessoas interessadas em desenvolver habilidades de criação e soluções para negócios. Nesse momento de intensas mudanças em que vivemos, precisamos superar os impactos, compreendendo nossos potenciais. “Não há como obter resultados diferentes, fazendo as coisas do mesmo jeito”. As mudanças estão em nossas mãos, ao nosso alcance. Só precisamos saber como fazê-las. Isso é com você. O curso abordará criatividade, gestão por processos, design thinking, entre outros temas. 

PÚBLICO-ALVO:

Pessoas com muito interesse em aprender e que busca desafios para criar soluções. 

ESTRATÉGIA DE ENSINO:

O curso é ministrado de forma online com aulas gravadas. O professor responsável fica a disposição para monitoria durante 30 dias, tempo de realização do curso. As atividades possuem datas pré determinadas para entrega

 

Conteúdo

O conteúdo é desenvolvido com base em conteúdos elaborados e apoiados com vídeos, slides, podcast, e-book e com testes de avaliação. São 4 módulos. Cada um, com essa mesma estrutura.

  • Apresentação
  • Sempre perguntando
  • Produção e produtividade
  • Fugir, ficar paralisado ou reagir
  • Sustentabilidade e consumerismo
  • Melhorando processos produtivos
  • Economia pode ser criativa
  • Apresentação
  • Gestão por processos – o básico
  • Visão Sistêmica e Logística Reversa
  • Processos e tecnologias de suporte
  • Um fluxograma de processos
  • Referências
  • Apresentação
  • As experiências
  • Elaboração do Problema e da Hipótese
  • Significado das Etapas
  • Modelo com 6 Etapas
  • Compreendendo e dimensionando problemas
  • Mapa de empatia
  • Ferramentas sugeridas para Design Thinking
  • Método SPRINT – breve comentário
  • Recomendações de técnicas complementares
  • Algumas dicas para obtenção de recursos, ou para simples conhecimento
  • USER EXPERIENCE (UX)
  • BROWN, T. Design thinking – uma metodologia poderosa para decretar o fim das velhas ideias. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010
  • CAVALCANTI, C.C.; FILATRO, A. Design thinking – na educação presencial, a distância e corporativa. São Paulo: Saraiva, 2016
  • CAMPBEL, J. O herói de mil faces. São Paulo: Pensamento, 2007
  • COUTINHO, A.; PENHA, A. Diseño estratégico – caminhos creativos para um mundo cambiante. Buenos Aires: Temas Grupo Editorial, 2017
  • DE SORDI, J. O. Gestão por processos – uma abordagem da moderna administração. São Paulo: Saraiva, 2014
  • DYER, J. GREGERSEN, H.; CHRISTENSEN, C.M. DNA do inovador – dominando as 5 habilidades dos inovadores de ruptura. São Paulo: HSM, 2012
  • FRASER, H. Design para negócios na prática. Rio de Janeiro: Elsevier, 2012
  • HOWKINS, J. Creative ecologies – where thinking is a proper job. New Brunswick: Transaction Publisher, 2010
  • IDEO ORG. The field guide to humam-centered design. Canadá: Ideo, 2015
  • ISAKSEN, S.G. Criative approaches to problem solving. Los Angeles: Sage, 2011
  • KALBACH, J. Mapeamento de experiências – um guia para criar valor por meio de jornadas, blueprints e diagramas. Rio de Janeiro: Alta Books, 2017
  • KNAPP, H., Sprint – o método usado no Google para testar e aplicar novas ideias em apenas cinco dias.. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2017
  • LEWRICK, M. et al. The design thinking playbook. Mindful digital transformation of teams, products, services, businesses and ecosystems.
  • LIEDTKA, HJ.; OGILVIE, T. A magia do design thinking – um kit de ferramentas para o crescimento rápido de sua empresa. São Paulo: HSM, 2015
  • MCSILL, J. Lições de storytelling – fatos, ficção e fantasia. São Paulo: DVS Editora, 2013
  • OSTERWALDER, A. PIGNEUS, Y. Business model generation – inovação em modelos de negócios
  • PALACIOS, F.; TERENZZO, M. O guia completo do storytelling. Rio de Janeiro: Alta Books, 2016
  • PERUZZO, M. As três mentes do neuromarketing. Rio de Janeiro: Alta Books, 2015
  • PINHEIRO, T. ALT, L. Design thinking Brasil – Empatia, colaboração e experimentação para pessoas, negócios e sociedade. Rio de Janeiro: Alta Books, 2017
  • SIBBET, D. Equipes visuais – ferramentas gráficas para comprometimento, inovação e alta performance. Rio de Janeiro: Alta Books, 2015
  • STRAKER, D. Rapid problem solving with post-it notes. Autor, 1997

Sobre o professor

Laércio Bento é Graduado em Administração de Empresas, Pós-graduação em e-Business e Gestão Empresarial, pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2004), Mestre em Administração pela Universidade Metodista de São Paulo (2007). Em março de 2008, iniciou o doutorado - como aluno especial - em Comunicação Social, na Universidade Metodista de São Paulo. Em outubro do mesmo ano, após aprovação em Processo Seletivo, passou a pertencer ao corpo de alunos regulares do doutorado. A conclusão do doutorado ocorreu com apresentação de tese em 11/12/2012. Foi coordenador do curso de Processos Gerenciais, e do Curso Superior de Tecnologia em Marketing (2015/2018), presencial, além de ser professor na Universidade Metodista de São Paulo, em disciplinas presenciais e a distância, na área de Marketing.  Membro do NDE - Nucleo Docente Estruturante dos cursos de Marketing, Logística, Gestão de Seguros (EaD) e Recursos Humanos da EGD - Escola de Gestão e Direito/UMESP. Membro da Comissão Editorial (2017) EGD. Foi professor-tutor do curso online, da Fundação Getúlio Vargas - RJ, na mesma área. Membro convidado do Comité Científico de la Colección Koiné de Comunicación y Ciencias Sociales extensible también para el «Consejo asesor científico» de la revista científica Communico, publicada pela USJ - Universidad San Jorge, Zaragoza, Espanha, para onde, acompanhou turma de alunos em intercâmbio, em 2017.  Desenvolve pesquisas em Redes Sociais, Mídia Social e Comunidades Online.

Prof. Dr. Laércio Bento

Dúvidas?

Entre em contato conosco.

icone de canais de comunicacaoReceba tudo o que rola no universo FECAP

© Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado - FECAP - Todos os direitos reservados