fbpx

Estratégias Profissionais para Negócios do Futuro, já: design de soluções

| Online Gratuito

Carga Horária: 30H

Data: 2020

Valores: Alunos, ex-alunos FECAP Gratuito Externos: Gratuito

Período de Inscrição: Disponível

Prof. Laércio Bento

Sobre o curso

PÚBLICO-ALVO:
Pessoas com muito interesse em aprender e que busca desafios para criar soluções. 

SOBRE O CURSO

O curso de Estratégias Profissionais Para Negócios do Futuro está orientado para todas as pessoas interessadas em desenvolver habilidades de criação e soluções para negócios. Nesse momento de intensas mudanças em que vivemos, precisamos superar os impactos, compreendendo nossos potenciais. “Não há como obter resultados diferentes, fazendo as coisas do mesmo jeito”. As mudanças estão em nossas mãos, ao nosso alcance. Só precisamos saber como fazê-las. Isso é com você. O curso abordará criatividade, gestão por processos, design thinking, entre outros temas. Vamos lá? 

Conteúdo

O conteúdo é desenvolvido com base em conteúdos elaborados e apoiados com vídeos, slides, podcast, e-book e com testes de avaliação. São 4 módulos. Cada um, com essa mesma estrutura.

Apresentação

Sempre perguntando

Produção e produtividade

Fugir, ficar paralisado ou reagir

Sustentabilidade e consumerismo

Melhorando processos produtivos

Economia pode ser criativa

Apresentação

Gestão por processos – o básico

Visão Sistêmica e Logística Reversa

Processos e tecnologias de suporte

Um fluxograma de processos

Referências

Apresentação

As experiências

Elaboração do Problema e da Hipótese

Significado das Etapas

Modelo com 6 Etapas

Compreendendo e dimensionando problemas

Mapa de empatia

Ferramentas sugeridas para Design Thinking

Método SPRINT – breve comentário

Recomendações de técnicas complementares

Algumas dicas para obtenção de recursos, ou para simples conhecimento

USER EXPERIENCE (UX)

BROWN, T. Design thinking – uma metodologia poderosa para decretar o fim das velhas ideias. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010

CAVALCANTI, C.C.; FILATRO, A. Design thinking – na educação presencial, a distância e corporativa. São Paulo: Saraiva, 2016

CAMPBEL, J. O herói de mil faces. São Paulo: Pensamento, 2007

COUTINHO, A.; PENHA, A. Diseño estratégico – caminhos creativos para um mundo cambiante. Buenos Aires: Temas Grupo Editorial, 2017

DE SORDI, J. O. Gestão por processos – uma abordagem da moderna administração. São Paulo: Saraiva, 2014

DYER, J. GREGERSEN, H.; CHRISTENSEN, C.M. DNA do inovador – dominando as 5 habilidades dos inovadores de ruptura. São Paulo: HSM, 2012

FRASER, H. Design para negócios na prática. Rio de Janeiro: Elsevier, 2012

HOWKINS, J. Creative ecologies – where thinking is a proper job. New Brunswick: Transaction Publisher, 2010

IDEO ORG. The field guide to humam-centered design. Canadá: Ideo, 2015

ISAKSEN, S.G. Criative approaches to problem solving. Los Angeles: Sage, 2011

KALBACH, J. Mapeamento de experiências – um guia para criar valor por meio de jornadas, blueprints e diagramas. Rio de Janeiro: Alta Books, 2017

KNAPP, H., Sprint – o método usado no Google para testar e aplicar novas ideias em apenas cinco dias.. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2017

LEWRICK, M. et al. The design thinking playbook. Mindful digital transformation of teams, products, services, businesses and ecosystems.

LIEDTKA, HJ.; OGILVIE, T. A magia do design thinking – um kit de ferramentas para o crescimento rápido de sua empresa. São Paulo: HSM, 2015

MCSILL, J. Lições de storytelling – fatos, ficção e fantasia. São Paulo: DVS Editora, 2013

OSTERWALDER, A. PIGNEUS, Y. Business model generation – inovação em modelos de negócios

PALACIOS, F.; TERENZZO, M. O guia completo do storytelling. Rio de Janeiro: Alta Books, 2016

PERUZZO, M. As três mentes do neuromarketing. Rio de Janeiro: Alta Books, 2015

PINHEIRO, T. ALT, L. Design thinking Brasil – Empatia, colaboração e experimentação para pessoas, negócios e sociedade. Rio de Janeiro: Alta Books, 2017

SIBBET, D. Equipes visuais – ferramentas gráficas para comprometimento, inovação e alta performance. Rio de Janeiro: Alta Books, 2015

STRAKER, D. Rapid problem solving with post-it notes. Autor, 1997

Sobre o professor

Laércio Bento é Graduado em Administração de Empresas, Pós-graduação em e-Business e Gestão Empresarial, pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2004), Mestre em Administração pela Universidade Metodista de São Paulo (2007). Em março de 2008, iniciou o doutorado – como aluno especial – em Comunicação Social, na Universidade Metodista de São Paulo. Em outubro do mesmo ano, após aprovação em Processo Seletivo, passou a pertencer ao corpo de alunos regulares do doutorado. A conclusão do doutorado ocorreu com apresentação de tese em 11/12/2012. 

Foi coordenador do curso de Processos Gerenciais, e do Curso Superior de Tecnologia em Marketing (2015/2018), presencial, além de ser professor na Universidade Metodista de São Paulo, em disciplinas presenciais e a distância, na área de Marketing. 

Membro do NDE – Nucleo Docente Estruturante dos cursos de Marketing, Logística, Gestão de Seguros (EaD) e Recursos Humanos da EGD – Escola de Gestão e Direito/UMESP. Membro da Comissão Editorial (2017) EGD. Foi professor-tutor do curso online, da Fundação Getúlio Vargas – RJ, na mesma área. Membro convidado do Comité Científico de la Colección Koiné de Comunicación y Ciencias Sociales extensible también para el «Consejo asesor científico» de la revista científica Communico, publicada pela USJ – Universidad San Jorge, Zaragoza, Espanha, para onde, acompanhou turma de alunos em intercâmbio, em 2017. 

Desenvolve pesquisas em Redes Sociais, Mídia Social e Comunidades Online.

Laércio Bento

Compartilhe :

Receba tudo que rola no universo FECAP?

Ou