Blended: possibilidades para inovar o processo de ensino - aprendizagem - FECAP

Blended: possibilidades para inovar o processo de ensino – aprendizagem

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- Gratuitos

Sobre o curso

Público-alvo: Gestores, professores e outros profissionais da área da educação interessados em conhecer conceitos e aplicações do ensino híbrido “Blended“. 

Objetivos de Aprendizagem: Conhecer os tipos de ensino híbrido. Saber organizar um processo de ensino híbrido. Conhecer alguns objetos de aprendizagem que podem compor o ensino híbrido. Entender acerca de conceitos e aspectos operacionais de um processo de ensino híbrido. 

Carga Horária

8H


Data

2022


Localização

Online


Valores

Alunos, ex-alunos FECAP Gratuito Externos: Gratuito


Período de Inscrição

Disponível


Professor(a)

Wanderley Carneiro


Conteúdo

> O que é ensino híbrido.

> Regulação para o Ensino Híbrido.

> Modelos de ensino híbrido segundo Horn @ Staker (2015).

> Qual é o seu desafio educacional.

> Como organizar um processo híbrido.

> Dicas para montar uma trilha híbrida de aprendizagem.

A trilha de aprendizagem desse curso é composta por: videoaulas, leitura de um artigo científico, participação em fóruns de discussão e atividade prática.

HORN, M. B.; STAKER, H. Blended: usando a inovação disruptiva para aprimorar aeducação. Porto Alegre: Penso, 2015.

NASCIMENTO, E. R; PADILHA, M.A.S. Aprendizagem por meio do ensino híbrido na educação superior: narrando o engajamento dos estudantes. Disponível em: acesso em 18/10/2020.

Sobre o professor

Doutor em Educação, Programa Currículo, pela PUC SP (2016). Mestre em Produção Vegetal (1993) e Engenheiro Agrônomo (1990) pela Universidade Federal de Viçosa-MG. Bacharel em Administração pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2009). Licenciatura em Quimica, pela FOC, 2001. Especialista em Gestão de Projetos pela USP (2000). Especialista em Administração Rural pela UFLA (2000) e Informática em Educação-UFLA (2003). Foi professor nos programas de MBA da FGV (2006-2015) e gerente de projetos agroindustriais na Nestlé (1990-2000). Desde 2009 atua como Pró-Reitor de Extensão e Desenvolvimento no Centro Universitário FECAP, local onde também leciona Gestão de Projetos. Coordena o Programa de Qualificação Docente da FECAP. Coordena o Projeto de Ensino a Distância da FECAP. Desenvolve pesquisas nas áreas de Educação e de Gestão de Projetos. Faz parte do Banco de Avaliadores (BASis) do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior do INEP-MEC para instituições e cursos de graduação.

Wanderley Carneiro

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