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O Colégio FECAP iniciou suas atividades em 1902, com a finalidade de formar jovens com excelência acadêmica e profissional. Desde então, é mantido pela Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado, instituição sem fins lucrativos. Suas instalações oferecem cerca de 30 mil metros quadrados de conforto, segurança, metodologias e tecnologias educacionais inovadoras. O Ensino Médio no Colégio FECAP é pautado em ações pedagógicas que possibilitam ao aluno aprender os conteúdos escolares e desenvolver competências que sustentarão o prosseguimento dos estudos na sua vida e, de modo imediato, no curso superior almejado. Por isso, também prepara os alunos para obter ótimos resultados no Enem e nos vestibulares das melhores universidades. Através do Projeto Universidade, os alunos da 3ª Série do Ensino Médio podem participar de um curso preparatório para vestibulares no período da tarde, sem custo adicional nas mensalidades. Também no período vespertino, são oferecidas ao longo dos três anos as atividades extracurriculares, sem custo adicional, como fotografia, gastronomia, robótica e IoT, editoração publicitária, teatro entre outros. Outro diferencial no Ensino Médio do Colégio FECAP está nas aulas de inglês, realizadas em parceria com o Cel Lep, cujo método está inserido na grade curricular durante as três séries do Novo Ensino Médio, com carga horária de 4 horas semanais e turmas estruturadas de acordo com o nível de proficiência de cada estudante.
Concomitante ao Ensino Médio, os alunos podem optar por fazer um curso técnico como Inteligência Artificial, Programação de Jogos Digitais, Informática, Publicidade, Multimídia, Administração, Comércio Exterior, Finanças, Meio Ambiente, Produção de Áudio e Vídeo e o mais novo de todos, Cibersegurança. Esses cursos auxiliam o aluno na escolha da futura carreira profissional e também o prepara para o mercado e para o mundo do trabalho. Na terceira série do curso técnico, os alunos desenvolvem um “Projeto Técnico Interdisciplinar” que detalha a aplicação dos conhecimentos obtidos em uma situação real, em uma proposta de startup. Essa startup é apresentada a uma banca externa composta por profissionais e especialistas da área técnica. O Colégio FECAP também oferece a possibilidade do aluno ingressante na Primeira ou na Segunda Série do Ensino Médio brasileiro estudar, concomitantemente, a grade do High School canadense, o que permite a obtenção da dupla certificação e favorece o processo de aplicação para ingresso em universidades internacionais.Com os alunos ingressantes é realizado um Teste de Conhecimento, por meio do qual os candidatos poderão obter descontos de até 10% nas mensalidades, durante todo o Ensino Médio. Além disso, o Colégio mantém um programa de concessão de bolsas de estudo para irmãos e alunos provenientes de escolas e instituições parceiras. Há também a concessão de bolsas por mérito acadêmico, a depender do desempenho obtido durante o ano letivo cursado no colégio no ano anterior.
O Projeto Pedagógico do Colégio FECAP está adequado às legislações recentes que alteraram a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9.394/1996, estabelecendo mudanças significativas na estrutura do Ensino Médio. Assim, o Colégio FECAP prepara os alunos e oferece ensino de ampla cultura geral, totalmente de acordo com as exigências da sociedade contemporânea.
Nosso pensamento pedagógico visa ao cumprimento de todas as metas e objetivos que visam o protagonismo do aluno para o desenvolvimento integral e seu sucesso acadêmico-profissional.
As ações pedagógicas permitem, de forma ampla, que o aluno aprenda os conteúdos escolares e, assim, mobilize conhecimentos, habilidades, atitudes e valores, para analisar e resolver, com criticidade e responsabilidade, demandas da vida cotidiana e do mundo do trabalho.
Missão Institucional
Visão Institucional
O Colégio FECAP fundamenta sua missão e visão no sentido de proporcionar ao educando formação necessária ao desenvolvimento de sua potencialidade, como elemento de autorrealização, qualificação para o trabalho e a preparação para o exercício consciente da cidadania. Desta forma, o Novo Ensino Médio atende à formação geral do educando, habilitando para o exercício de profissões técnicas e preparando para o prosseguimento de estudos.
O Colégio FECAP tem por objetivos gerais:
1) Concepção de Educação: Visão de Futuro
Educar significa, além de apresentar informações, acompanhar e auxiliar o sujeito em seu amadurecimento. Apresentar, não quer dizer, apenas, expor informações, mas também e, principalmente, mostrar-se, revelar-se como modelo, exemplo a ser seguido/reproduzido mesmo que inconscientemente. Nesta linha, o Colégio FECAP mantém um olhar e uma prática pedagógica voltados para o futuro. Assim pode ser definida nossa política educacional. O futuro é a meta, o alvo a ser atingido, mais que qualquer outro, para nós que trabalhamos justamente com sua matéria-prima, o adolescente e o jovem, ou seja, o próprio futuro em formação.
2) Educação pautada na Ética
Em nome da modernização de métodos e estratégias educativas, diferentes teorias e políticas públicas são articuladas. Para avaliar o real impacto destas políticas, são estabelecidas metas relacionadas ao rendimento individual e/ou coletivo dos educandos, aumento no índice de aprovação, redução dos índices de evasão, etc. Percebe-se, portanto, uma avaliação direcionada a estatísticas e métodos quantitativos. Mas há valores que transcendem aos que podem ser mensurados por estatísticas e gráficos, valores estes oriundos da ÉTICA, com sua complexidade, imensuráveis por métodos quantitativos de avaliação; encontram-se e podem ser compreendidos, partindo-se de análises qualitativas do processo educativo.
3) Educação voltada para a Qualificação no Mundo do Trabalho
Tanto a Constituição Federal quanto a nova LDB situam a educação profissional na confluência dos direitos do cidadão à educação e ao trabalho. A Constituição Federal, em seu artigo 227, destaca o dever da família, da sociedade e do estado em “assegurar à criança e ao adolescente, com absoluta prioridade, o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária”. O parágrafo único do artigo 39 da LDB define que o “o aluno matriculado ou egresso do ensino fundamental, médio e superior, bem como o trabalhador em geral, contará com a possibilidade de acesso à educação profissional”. (Parecer CNE nº 16/99 – CEB – de 05/10/99 – pág. 573)
4) Educação Profissional de Nível Técnico
“O mundo do trabalho está se alterando contínua e profundamente, pressupondo a superação das qualificações restritas às exigências de postos delimitados, o que determina a emergência de um novo modelo de educação profissional centrado em competências por área. As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional de Nível Técnico, portanto, estão centradas no conceito de competências por área. Do Técnico será exigida tanto uma escolaridade básica sólida, quanto uma educação profissional mais ampla e polivalente. A revolução tecnológica e o processo de reorganização do trabalho demandam uma completa revisão dos currículos, tanto da educação básica quanto da educação profissional, uma vez que são exigidos* dos trabalhadores, em doses crescentes, maior capacidade de raciocínio, autonomia intelectual, pensamento crítico, iniciativa própria e espírito empreendedor, bem como capacidade de visualização e resolução de problemas.”
Partindo desse pressuposto, o Colégio FECAP trabalha, através de seu Projeto Pedagógico, com um currículo bem diversificado e articulado entre si, proporcionando aos seus alunos uma ampla visão da área técnica escolhida, visando futuros profissionais muito bem preparados para o mundo do trabalho. O aluno do Colégio FECAP, portanto, além do conhecimento adquirido no novo ensino médio regular, deverá ser capaz, após os três anos de formação básica, de competir no campo profissional escolhido com muito mais desenvoltura e segurança do que qualquer outro. Esta é a nossa visão de competência e excelência de qualidade no processo educacional dos nossos alunos.
5) Educação Especial / Inclusiva
Fundamentados na Lei nº 7.853/89, no Decreto nº 3.298/99, na Lei nº 9.394/96 – Cap. V – art. 58: “Entende-se por educação especial, para os efeitos desta Lei, a modalidade de educação escolar oferecida preferencialmente na rede regular de ensino, para educandos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação.”, além dos arts. 59 e 60 da mesma Lei, no Decreto nº 3.956/2001, na Resolução CNE/CEB nº 02/2001, Parecer CNE/CEB nº 17/2001 – Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica, Indicação CEE nº 70/2007.
Nesta linha, a concepção de educação especial / inclusiva utilizada no Colégio FECAP abrange a ideia de que o sistema escolar deve acolher e garantir a permanência do aluno na escola e, principalmente, pressupõe a determinação de que esse sistema deve mudar para responder às necessidades educacionais de todos os alunos, tendo em vista suas condições sociais, físicas e de saúde e suas possibilidades relacionais. Em tal contexto, a educação especial / inclusiva assegura aos alunos a participação com sucesso em todas as possibilidades educacionais e sociais oferecidas pelo processo de escolarização, revelando-se um importante veículo de justiça social, assim como define a Deliberação CEE nº 68/2007, art. 4ª: “O atendimento educacional de alunos com necessidades educacionais especiais deve ocorrer, preferencialmente, nas classes comuns do ensino regular.”
A Educação Especial / Inclusiva é a educação para todos, que visa reverter o percurso da exclusão, ao criar condições, estruturas e espaços para uma diversidade de educandos. Assim, a escola será inclusiva quando transformar, não apenas a rede física, mas a postura, as atitudes e a mentalidade dos educadores e da comunidade escolar, em geral, para aprender a lidar com o heterogêneo e conviver, naturalmente, com as diferenças.
6) Concepção de Escola
O Colégio FECAP entende a escola como um local onde se valoriza o “ser humano”, sua forma de agir, sentir e pensar. Portanto, a escola é um local privilegiado e muito significativo, pois trabalha com a pessoa em toda sua extensão. Partindo do pressuposto educacional de que a escola deva ser “inclusiva”, o Colégio FECAP se mantém atento às necessidades de seus alunos e às expectativas da comunidade em que se insere.
7) Concepção de Professor
Os conhecimentos, valores e competências que qualificam os educadores para desenvolver um trabalho voltado para a aprendizagem eficaz são adquiridos não apenas durante a formação inicial. Eles se constroem permanentemente na prática e na reflexão sobre essa prática, condição para o desenvolvimento de profissionais autônomos, colaborativos, capazes de agir e decidir, em conjunto, sobre os procedimentos que vão assegurar a cada aluno o direito de aprender. Por essas razões, o Colégio FECAP faz da formação continuada de seus professores seu principal foco de atuação e investimento.
8) Concepção Pedagógica
As concepções educacionais, de modo geral, envolvem três níveis: o nível da filosofia da educação que, sobre a base de uma reflexão radical, rigorosa e de conjunto sobre a problemática educativa, busca explicitar as finalidades, os valores que expressam uma visão geral de homem, mundo e sociedade, com vistas a orientar a compreensão do fenômeno educativo; o nível da teoria da educação, que procura sistematizar os conhecimentos disponíveis sobre os vários aspectos envolvidos na questão educacional que permitam compreender o lugar e o papel da educação na sociedade. Quando a teoria da educação é identificada com a pedagogia, além de compreender o lugar e o papel da educação na sociedade, a teoria da educação se empenha em sistematizar, também, os métodos, processos e procedimentos, visando a dar intencionalidade ao ato educativo de modo a garantir sua eficácia; finalmente, o terceiro nível é o da prática pedagógica, isto é, o modo como é organizado e realizado o ato educativo.
A prática pedagógica do Colégio FECAP valoriza um tipo de aula que visa ao desenvolvimento das habilidades operatórias, possibilitando a compreensão e a intervenção do indivíduo nos fenômenos sociais e culturais, e que ajude a construir conexões. O domínio das habilidades é progressivo e acumulativo e acreditamos que seja adquirido no final de cada série. Integrada a nossa prática pedagógica, articulamos o trabalho com projetos interdisciplinares, que atendem à perspectiva do conhecimento globalizado e relacional. A função dos projetos é favorecer a criação de estratégias de organização dos conhecimentos escolares.
A Importância da Interdisciplinaridade
Um trabalho fundamentado na interdisciplinaridade é um verdadeiro treino de trabalho coletivo que, em pouco tempo, demonstrará sua eficiência na aprendizagem de conteúdos significativos. Além de dar ao aluno a noção de que o conhecimento é um todo em seu conjunto, a coordenação entre as diversas áreas de estudo enseja maior motivação e enriquecimento do docente e do alunado, quando percebem que tais aproximações lhes facilitam, respectivamente, o ensino, o estudo e a aprendizagem. Sob esse aspecto, podemos ressaltar, como exemplo, que a Língua Portuguesa liga-se a todas as disciplinas e deve permeá-las, embasando o trabalho de professores e alunos.
No Colégio FECAP, é garantida a coordenação entre as disciplinas. A partir do planejamento, ou seja, depois que os professores de cada componente curricular tiverem, pelo menos, planejado em conjunto e delineado seus conteúdos, partirão para a consecução de seus objetivos.
Currículo
No Colégio FECAP, temos um currículo que promove competências e habilidades, sendo assim, tem o compromisso de articular as disciplinas e as atividades escolares com aquilo que se espera que os alunos aprendam ao longo dos anos. Logo, a atuação do professor, os conteúdos, as metodologias disciplinares e a aprendizagem requerida dos alunos são aspectos indissociáveis, compondo um sistema ou rede cujas partes têm características e funções específicas que se complementam para formar um todo, sempre maior do que elas. Maior porque nosso currículo se compromete em formar adolescentes e jovens para que se tornem adultos preparados para exercer suas responsabilidades (trabalho, família, autonomia etc.) e para atuar em uma sociedade que depende deles.
São os Projetos da Escola que visam alcançar as metas propostas. Estão presentes em todos os componentes curriculares, de modo que todas as matérias trabalham o mesmo tema sob pontos de vista diferentes, o que reforça a relevância dos projetos e sua amplitude. São eles:
Todos os projetos pedagógicos do Colégio FECAP, estão descritos na Proposta Pedagógica da escola.
Avenida Liberdade, 532 – Próximo ao Metrô LiberdadeTelefone: (11) 3272-2280 e (11) 94018-5617
11/12/2024
29/10/2024
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