Whatsapp
Inscrição
Traçar rota
Ingressantes (a partir de 2025/1)
Para ingressantes no 1º, 2º ou 3º semestre do curso matricular no ° semestre com:
Dependência (disciplina reprovada e Adaptação (disciplina anterior ao semestre não cursada): realizá-las, nesta ordem, nas turmas regulares. Em caso de conflito, cursá-las aos sábados, na turma de DP/ADAPT, se ofertadas*.
Antecipação (disciplina do semestre subsequente: limite de 3 disciplinas/ semestre. Será permitida após prioridade para Dependência e/ou Adaptação em caso de disponibilidade durante a semana. Não é permitida antecipação aos sábados.
PEDP: alun@s do 5º ao 8º semestre são regularmente matriculad@s no PEDP (Programa de Educação Dinâmica Progressiva. Consultar informações no Regulamento, disponibilizado no Portal.
* Em caso de ofertada e @ alun@ não puder realizá-la, deve solicitar trancamento na CAF ou Secretaria online. Em caso de não oferta pela FECAP, a disciplina terá o status alterado para “A CURSAR” para o próximo semestre.
Um internacionalista formado pela FECAP, além de sair com capacidades de diplomacia e intermediação de conflitos, também tem conhecimento de mercado e aptidão para assumir posições de liderança, gerenciando equipes e realizando planejamentos estratégicos.
• Reconhecido pela Portaria 265 de 03/04/2017
Se você gosta de assuntos políticos, econômicos e tem interesse em aprender outros idiomas e conhecer novas culturas, o curso de Relações Internacionais é para você. O profissional de Relações Internacionais precisa ter a capacidade de resolver e mediar conflitos, sempre com muito equilíbrio e profissionalismo. Dentro do mercado de trabalho, o internacionalista pode trabalhar intermediando entendimento entre empresas, investigando mercados ou até mesmo avaliando oportunidades de parceria.
Durante o curso de Relações Internacionais, o aluno tem a oportunidade de obter experiências equivalentes às do mercado de trabalho dentro da própria FECAP. Além disso, diante do processo de internacionalização da FECAP, os alunos convivem com representantes de diversas universidades do mundo todo que vêm à FECAP tratar de melhorias na educação e parcerias institucionais. Nossa infraestrutura oferece salas específicas para realização de atividades práticas, como é o exemplo da Sala de Negociação, feita especialmente para que os alunos que cursam Relações Internacionais simulem acordos e alianças.
A carreira dos estudantes é prioridade na FECAP. Alunos e ex-alunos têm, ao longo do tempo, ocupado posições de destaque em grandes empresas. Com o auxílio da Área do Sucesso Alvarista (ASA), grande parte dos estudantes são inseridos no mercado de trabalho ainda nos primeiros semestres de curso. A FECAP possui em seu ecossistema mais de 1.100 organizações conveniadas de diferentes portes e segmentos de mercado e oferece, mensalmente, mais de 80 oportunidades em empresas renomadas.
É graduado em Relações Internacionais (2006), em Ciências Econômicas (2007) pela Facamp. É mestre (2011) e doutor (2016) em Política Científica e Tecnológica pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Foi pesquisador visitante do Departamento de Estudos Sociais da Ciência e da Tecnologia da Lancaster University (Inglaterra), e pesquisador visitante do War Studies Department do King's College London, Reino Unido. Realizou Pós Doutorado (FAPESP), no Departamento de Sociologia da Universidade de São Paulo (USP) (2018-2022). Foi professor do curso de Relações Internacionais da Facamp (2007-2014). Fundou e coordenou o Observatório de Fenômenos Transnacionais das Américas (OFTA) (2007-2014), onde desenvolveu diversas pesquisas, cadernos especiais e relatórios para a Secretaria de Acompanhamento e Estudos Institucionais do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (SAEI/GSI-PR); Foi Analista de Relações Internacionais na empresa Amazul; e Pesquisador Visitante para a Escola Superior de Guerra (ESG) (2016-2017); Foi Professor na Graduação e no MBA da Universidade Anhembi Morumbi (2017-2018) Atualmente é Professor Substituto no Departamento de Relações Internacionais da Universidade Federal de Sergipe; Professor do curso de Relações Internacionais da FECAP. É ainda Pesquisador do Núcleo de Estudos da Violência (NEV-USP); do Núcleo de Estudos e Analises Internacionais (NEAI-UNESP); e do Grupo de Análise de Políticas e Inovação (GAPI-Unicamp). Dedica-se a estudos sobre Vigilância e Novas Tecnologias; Governamentalidade e Segurança Pública; Guerra Moderna e Cibernética; Ciência, Tecnologia e Segurança; Política Tecnológica Militar Norte Americana e Brasileira.
Atualmente, o mercado de trabalho prioriza alunos que tiveram experiências acadêmicas no exterior, e a internacionalização é um dos grandes diferenciais da Graduação da FECAP. O International Office permite ao estudante participar de cursos de curta e longa duração no exterior, desenvolvendo habilidades necessárias para o convívio no ambiente empresarial multicultural.Em nossos programas de intercâmbio, o aluno desenvolve o conhecimento de "Soft skills" (Comunicação adequada, domínio de idiomas estrangeiros, integridade moral e ética, atitude positiva, iniciativa, trabalho em grupo, flexibilidade e resiliência), como complementação das habilidades de "Hard Skills" adquiridas ao longo da vida acadêmica.
A infraestrutura da FECAP atende a todas as necessidades do aluno durante o curso com laboratórios de informática de alta tecnologia, estúdio audiovisual e de fotografia, salas de aula equipadas e uma biblioteca com um acervo de mais de 60 mil exemplares.
A FECAP é uma instituição sem fins lucrativos que investe recursos na melhoria da educação do país, oferecendo diversos tipos de facilitadores para que os alunos possam ingressar no ensino superior.
Saiba mais
A amplitude dos conhecimentos de Relações Internacionais, somados à experiência da FECAP, me deram a base para ingressar e seguir firme até hoje. Faço parte de uma das squads de performance insights na área de finanças planning. Renovando com a cultura agile aplicada no dia a dia, tudo muito ligado a tudo que eu aprendi na FECAP. Sempre que eu puder, vou recomendar a FECAP, pela cultura, pelo espaço e por todos os profissionais que estão presentes lá.
A experiência de estudar na FECAP foi incrível, tanto como instituição quanto por ter me dado oportunidades incríveis na carreira e na vida pessoal. A FECAP me ajudou a entrar no meu primeiro emprego na São Paulo Negócios, quando eu estava ainda no terceiro semestre. Além disso, à época, estar aprendendo sobre Comércio Exterior me ajudou no pitch e no dia a dia do trabalho. Em seguida, me preparou com os temas de finanças para vivenciar o dia a dia do meu atual trabalho na Unilever, não só finanças, mas economia e como a política internacional e nacional influenciam diretamente as multinacionais e a macro e microeconomia.
A FECAP me ajudou ao me ensinar a aplicar na prática o conhecimento teórico, tendo aulas muito colaborativas e, particularmente no curso de Relações Internacionais, a formar um pensamento crítico e estruturar nossa própria opinião sobre assuntos que são necessários para qualquer profissão, como economia, política e história. Um aluno que é estimulado dessa forma durante a graduação chega mais maduro e mais preparado para o mercado de trabalho e senti esse diferencial ao iniciar minha carreira profissional através dos estágios que fiz enquanto aluna FECAP. Por ter a formação em relações internacionais na FECAP, tive a oportunidade de liderar projetos internacionais e inclusive participar da estratégia de expansão da empresa.
Acredito que minha formação na FECAP me ajudou no mercado de trabalho através do conhecimento adquirido com os professores durante as aulas, bem como o desenvolvimento de um pensamento crítico e analítico que contribuiu para o meu desenvolvimento pessoal, o que me deixou em pé de igualdade com os graduados de qualquer universidade. O leque de opções que o curso de Relações Internacionais da FECAP abre é imenso, inclusive o 3º setor: o conjunto de atividades voluntárias desenvolvidas em favor da sociedade, por organizações privadas não governamentais e sem o objetivo de lucro. E é aí que me insiro, aplicando todo esse conhecimento do 3º setor que obtive na FECAP para ser o melhor no que faço.
Eu diria que o ponto mais forte do curso de Relações Internacionais da FECAP, na minha opinião, é ser multidisciplinar, e sendo assim, me permitiu encarar diversas oportunidades profissionais, desde o início da graduação. Nessa linha de raciocínio e pensando em um mercado de trabalho cada vez mais dinâmico, ter a capacidade de ser multidisciplinar e transitar por diversas áreas técnicas, tendo embasamento para entregar soluções e análises, é um destaque para se tornar um perfil profissional sempre bem-quisto em qualquer instituição.
Doutor
Doutora
Mestre
Mestra
© Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado - FECAP - Todos os direitos reservados