Whatsapp
Pré-inscrição
Traçar rota
O Programa proporcionará aos ingressantes formação avançada na área organizacional, tornando-os profissionais mais capacitados e aprimorando a qualidade de suas decisões nos campos das Finanças e da Estratégia.
O Programa de Mestrado Profissional em Administração foi recomendado com conceito 3 pela Avaliação Quadrienal (2013-2016) da CAPES e reconhecido pela Portaria do MEC n.º 656 de 22-05-2017, DOU de 27-07-2017.
O título de Mestre conferido ao final do curso possibilita a atuação como docente de nível superior em cursos de Graduação e Pós-Graduação, e prepara aqueles que desejam prosseguir em sua formação acadêmica para o ingresso nos cursos de Doutorado.
Compartilhe:
Destinado a qualificar profissionais graduados em diferentes áreas do conhecimento e que atuem em atividades ligadas à Administração. Os candidatos devem possuir experiência prática profissional relevante.
O Programa de Mestrado Profissional em Administração tem como principal objetivo preparar profissionais, pesquisadores e docentes para as áreas de Finanças e Estratégia, promovendo uma sólida formação que une a teoria e os métodos de análise quantitativa e qualitativa aos temas da prática profissional empresarial, incentivando a produção de conhecimento e proporcionando uma refinada formação intelectual.
Conheça os objetivos do Mestrado Profissional em Administração
O Mestrado Profissional têm por objetivos fundamentais: I – capacitar profissionais qualificados para o exercício da prática profissional avançada e transformadora de procedimentos, visando atender demandas sociais, organizacionais ou profissionais e do mercado de trabalho; II – transferir conhecimento para a sociedade, atendendo demandas específicas e de arranjos produtivos com vistas ao desenvolvimento nacional, regional ou local; III – promover a articulação integrada da formação profissional com entidades demandantes de naturezas diversas, visando melhorar a eficácia e a eficiência das organizações públicas e privadas por meio da solução de problemas e geração e aplicação de processos de inovação apropriados; IV – contribuir para agregar competitividade e aumentar a produtividade em empresas e demais organizações públicas e privadas; V – divulgar a produção científica e tecnológica do corpo docente e do corpo discente, em conformidade com as prioridades das linhas de pesquisa científico/tecnológicas estabelecidas pelo Mestrado; VI – integrar o Mestrado Profissional com as demais atividades acadêmicas do Centro Universitário, aí incluídos os programas de Pós-Graduação lato sensu e os programas de Graduação oferecidos. Particularmente, a integração deverá envolver alunos e professores destes programas em atividades de pesquisa que contribuam para o desenvolvimento da instituição como um polo de criação de novos conhecimentos; VII – promover intercâmbios com Agências de Fomento ao ensino e à pesquisa, bem como com centros de pesquisa nacionais e internacionais que atuem no mesmo âmbito ou em áreas afins; VIII – atribuir o grau de Mestre, mediante o cumprimento das exigências pedagógicas e científicas do Programa de Mestrado e obedecendo às especificações contidas neste Regimento, aos mestrandos que concluírem todas as etapas do programa.
O Mestrado Profissional em Administração, cuja Área de Concentração é a Administração, possui duas linhas de pesquisa: Finanças e Estratégia e Governança.
LINHA DE PESQUISA 1: Finanças
Foco no estudo avançado do papel do executivo financeiro; em como definir e controlar medidas de desempenho das organizações; como avaliar e aprimorar risco e retorno das atividades organizacionais; nas decisões sobre estrutura de capital e política de dividendos; em processos de abertura de capital; e em fusões e aquisições; em instrumentos financeiros utilizados e na gestão de risco e de investimentos.
LINHA DE PESQUISA 2: Estratégia e Governança
Foco nos estudos que se concentram no avanço das teorias e da prática gerencial quanto à formulação e implementação de estratégias e aprimoramentos em Governança Corporativa, compreendendo a criação de valor por empresas e sua distribuição entre Stakeholders. Entre os mecanismos para criação e distribuição de valor, esta linha de pesquisa visa a compreender o processo de inovação tecnológica em âmbito estratégico, notadamente em suas formas empreendedoras e mais disruptivas.
Conheça o processo para a obtenção do título de Mestre em Administração.
O aluno para concluir o Mestrado Profissional em Administração deve submeter-se a três exames: o primeiro é o Pré-Qualificação, o segundo é o Exame de Qualificação e o terceiro e final é o de Defesa da Dissertação. Para a realização desses exames é necessário que o aluno atenda ao seguinte requisito: Ter sido considerado proficiente em língua inglesa, nas 3 (três) tentativas a que terá direito, sendo a primeira no seu Processo Seletivo (ANPAD ou Prova Interna, sendo exigida a nota mínima de 300 pontos e 5,0, respectivamente na prova de inglês) e as outras duas, imediatamente seguintes, segundo o oferecimento do Exame pelo Programa de Mestrado, através do Teste ANPAD ou por qualquer entidade externa autorizada pela Coordenação do Programa de Mestrado.
Para concluir o Mestrado Profissional em Administração, o aluno deve submeter-se a três exames: o primeiro é o Pré-Qualificação, segundo é o Exame de Qualificação e o terceiro e final é o Defesa da Dissertação. Para a realização desses exames é necessário que o aluno atenda ao seguinte requisito: Ter sido considerado proficiente em língua inglesa, nas 3 (três) tentativas a que terá direito, sendo a primeira no seu Processo Seletivo (ANPAD ou Prova Interna, sendo exigida a nota mínima de 300 pontos e 5,0, respectivamente na prova de inglês) e, as outras duas, imediatamente seguintes, segundo o oferecimento do Exame pelo Programa de Mestrado, através do Teste ANPAD ou por qualquer entidade externa autorizada pela Coordenação do Programa de Mestrado. Além disso, é necessário que o aluno tenha cumprido, com aproveitamento, pelo menos, 8 disciplinas obrigatórias, optativas e eletivas os créditos referentes às disciplinas obrigatórias, optativas e eletivas.
O aluno poderá se submeter ao Exame de Qualificação desde que tenha sido aprovado no Exame de Pré-Qualificação. Além disso, é necessário que o aluno tenha cumprido, com aproveitamento, TODOS os créditos referentes às disciplinas obrigatórias, optativas e eletivas.
A banca será composta por 3 (três) professores doutores, sendo um deles o professor-orientador, e obrigatoriamente, um professor externo (convidado).
Depósito para o Exame de qualificação: após a autorização do professor-orientador, o aluno deverá depositar na Central do Aluno (CAF) 3 (três) vias encadernadas em espiral da sua dissertação para o Exame de Qualificação e 1 (uma) via da “Declaração de Autoria”, disponível na página da Biblioteca.
O professor-orientador, juntamente com o aluno, deverão agendar a data para realização do Exame de Qualificação, combinando data e horário com os professores componentes da banca. Em seguida, o professor-orientador deverá formalizar a banca na Secretaria do Mestrado.
A Secretaria do Mestrado será responsável pelo envio dos trabalhos aos professores, reserva de sala e de equipamento audiovisual. A banca de qualificação é privativa, a entrada de terceiros será permitida apenas com autorização do Presidente da Banca (professor- orientador).
IMPORTANTE: a banca deverá ser agendada com um intervalo de pelo menos 20 dias da data do depósito, para que haja tempo de encaminhar o trabalho aos professores.
Assim que as alterações forem efetuadas, o aluno deverá proceder novamente com o depósito de sua dissertação, só que neste momento para a Defesa de Dissertação.
O aluno poderá se submeter à Defesa de Dissertação desde que tenha sido aprovado no Exame de Pré-Qualificação e Qualificação e tenha cumprido, com aproveitamento, TODOS créditos exigidos para o Mestrado.
Depósito para a Defesa de Dissertação: após a autorização do professor-orientador, o aluno deverá depositar na Central do Aluno (CAF) 3 (três) vias em espiral da sua dissertação para o Exame de Qualificação e 1 (uma) via da “Declaração de Autoria”, disponível na página da Biblioteca.
Aprovado na Defesa de Dissertação, o aluno deverá, quando necessário, efetuar as modificações recomendadas, no prazo estipulado pela Banca. A versão final deverá ser encaminhada para o professor-orientador, para análise final e validação. Em seguida, o aluno deverá submeter o trabalho à Biblioteca para análise das normas e fornecimento da ficha catalográfica. Feito isso o aluno estará liberado para a encadernação da versão que ficará na Biblioteca.
IMPORTANTE: se o trabalho for encadernando em capa dura sem a anuência do professor-orientador e da Biblioteca, poderá haver devolução para correções.
O aluno deverá protocolar na Central do Aluno (CAF):
Após essa entrega, a Secretaria do Mestrado providenciará a solicitação do Diploma do Mestrado.
Conheça as dissertações defendidas dos mestres em Administração (Finanças) da FECAP.
Acesse aqui a Biblioteca Digital de Dissertações.
Ultimas Dissertações Defendidas
2018 2017 2016 2015 2014 2013
No Mestrado Profissional em Administração o aluno deverá cursar 12 (doze) disciplinas, sendo 4 (quatro) obrigatórias, 6 (seis) optativas e 2 (duas) eletivas. A carga horária é de 480 horas/aula. Além disso, o aluno deverá elaborar sua dissertação e apresentá-la nos Exames de Pré-Qualificação, Qualificação e Defesa. O curso tem duração média de 24 (vinte e quatro) meses.
Dentro da estrutura curricular do Programa de Mestrado, exige-se a integralização de 54 (cinquenta e quatro) créditos, distribuídos entre:
8 créditos de disciplinas obrigatórias; 12 créditos de disciplinas optativas; 4 créditos de disciplinas eletivas; 4 créditos de pré-qualificação do projeto de pesquisa; 8 créditos da qualificação da dissertação; 16 créditos da defesa da Dissertação; 2 créditos complementares.
A duração do curso varia, em média os alunos concluem o curso em 24 meses, suas obrigações acadêmicas e financeiras estão relacionadas ao tempo que levará para concluir suas atividades no Mestrado.
Para ser considerado proficiente em língua inglesa, o aluno terá 3 (três) oportunidades, sendo a primeira no seu Processo Seletivo (ANPAD) e, as outras duas, dentro do primeiro ano do curso, segundo o oferecimento do Exame pelo Programa de Mestrado, através do Teste ANPAD ou por qualquer entidade externa autorizada pela Coordenação do Programa de Mestrado.
Doutor em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas-SP (2017), mestre em Ciências Contábeis e Atuariais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1998), com graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (1992). Tem experiência na área de Administração e Contabilidade, nos seguintes temas: contabilidade gerencial, controle interno, controladoria, auditoria, análise financeira e análise de custos, em empresas de grande porte como PriceWaterhouseCoopers, General Motors e Philip Morris. Sócio de empresa de consultoria, Diretor da Pós-Graduação e Professor dos Programas de Mestrado em Ciências Contábeis e de Administração da FECAP-Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado, professor na Universidade Presbiteriana Mackenzie e Conselheiro efetivo do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo (gestão 2016-2020). Título de Acadêmico recebido pela APC-Academia Paulista de Contabilidade.
A grade curricular é composta por 18 disciplinas (obrigatórias e eletivas).
• Fundamentos de Finanças • Métodos Quantitativos • Econometria I (Pré-requisito: Métodos Quantitativos) • Fundamentos de Administração
DISCIPLINAS ELETIVAS
• Finanças Corporativas • Economia da Estratégia • Metodologia da Pesquisa Tecnológica
• Econometria II (Pré-requisito: Métodos Quantitativos e Econometria I) • Controle Interno e Gestão de Riscos • Microeconomia Aplicada • Controladoria Estratégica • Stakeholders e Responsabilidade Social • Mecanismos e Práticas de Governança Corporativa • Banking • Valuation • Otimização de Investimentos • Tomada de Decisões • Dinâmica Organizacional
Doutor Lattes
Doutora Lattes