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O Programa proporcionará aos ingressantes formação avançada na área organizacional, tornando-os profissionais mais capacitados e aprimorando a qualidade de suas decisões nos campos das Finanças e da Estratégia.
O Programa de Mestrado Profissional em Administração foi recomendado com conceito 4 pela Avaliação Quadrienal (2017-2020) da CAPES e reconhecido pela Portaria do MEC n.º 609 de 14-03-2019, DOU de 18-03-2019.
O título de Mestre conferido ao final do curso possibilita a atuação como docente de nível superior em cursos de Graduação e Pós-Graduação, e prepara aqueles que desejam prosseguir em sua formação acadêmica para o ingresso nos cursos de Doutorado. Confira a Portaria Publicada no Diário Oficial da União
Destinado a qualificar profissionais graduados em diferentes áreas do conhecimento e que atuem em atividades ligadas à Administração. Os candidatos devem possuir experiência prática profissional relevante.
O Programa de Mestrado Profissional em Administração tem como principal objetivo preparar profissionais, pesquisadores e docentes para as áreas de Finanças e Estratégia, promovendo uma sólida formação que une a teoria e os métodos de análise quantitativa e qualitativa aos temas da prática profissional empresarial, incentivando a produção de conhecimento e proporcionando uma refinada formação intelectual.
Conheça os objetivos do Mestrado Profissional em Administração
O Mestrado Profissional têm por objetivos fundamentais: I – capacitar profissionais qualificados para o exercício da prática profissional avançada e transformadora de procedimentos, visando atender demandas sociais, organizacionais ou profissionais e do mercado de trabalho; II – transferir conhecimento para a sociedade, atendendo demandas específicas e de arranjos produtivos com vistas ao desenvolvimento nacional, regional ou local; III – promover a articulação integrada da formação profissional com entidades demandantes de naturezas diversas, visando melhorar a eficácia e a eficiência das organizações públicas e privadas por meio da solução de problemas e geração e aplicação de processos de inovação apropriados; IV – contribuir para agregar competitividade e aumentar a produtividade em empresas e demais organizações públicas e privadas; V – divulgar a produção científica e tecnológica do corpo docente e do corpo discente, em conformidade com as prioridades das linhas de pesquisa científico/tecnológicas estabelecidas pelo Mestrado; VI – integrar o Mestrado Profissional com as demais atividades acadêmicas do Centro Universitário, aí incluídos os programas de Pós-Graduação lato sensu e os programas de Graduação oferecidos. Particularmente, a integração deverá envolver alunos e professores destes programas em atividades de pesquisa que contribuam para o desenvolvimento da instituição como um polo de criação de novos conhecimentos; VII – promover intercâmbios com Agências de Fomento ao ensino e à pesquisa, bem como com centros de pesquisa nacionais e internacionais que atuem no mesmo âmbito ou em áreas afins; VIII – atribuir o grau de Mestre, mediante o cumprimento das exigências pedagógicas e científicas do Programa de Mestrado e obedecendo às especificações contidas neste Regimento, aos mestrandos que concluírem todas as etapas do programa.
O Mestrado Profissional em Administração, cuja Área de Concentração é a Administração, possui duas linhas de pesquisa: Finanças e Estratégia e Governança.
Conheça o processo para a obtenção do título de Mestre em Administração:
Após a conclusão dos créditos relacionados às disciplinas do curso para concluir o Mestrado Profissional em Administração o aluno deve submeter-se a três exames: o primeiro é o Pré-Qualificação, o segundo é o Exame de Qualificação e o terceiro e final é o de Defesa da Dissertação.
Para a realização desses exames é necessário que o aluno atenda ao seguinte requisito:
Ter sido considerado proficiente em língua inglesa, nas 3 (três) tentativas a que terá direito, sendo a primeira no seu Processo Seletivo (ANPAD ou Prova Interna, sendo exigida a nota mínima de 300 pontos e 5,0, respectivamente na prova de inglês) e as outras duas, imediatamente seguintes, segundo o oferecimento do Exame pelo Programa de Mestrado, através do Teste ANPAD ou por qualquer entidade externa autorizada pela Coordenação do Programa de Mestrado.
O depósito do projeto de pesquisa para pré-qualificação deverá ser feito no final do 4º Bimestre do curso, a contar da data de entrada do aluno. Para submeter-se à banca de pré-qualificação é necessário que o aluno tenha cumprido, com aproveitamento, pelo menos 80% dos créditos referentes às disciplinas obrigatórias, optativas e eletivas. A pré-qualificação do projeto de pesquisa trata sobre o pré-projeto de pesquisa da dissertação e será feito perante uma Banca Examinadora, composta pelo Professor-Orientador e mais um Professor Doutor da Instituição. A banca será indicada pelo Professor-Orientador, com aprovação do Coordenador.
O aluno poderá se submeter ao Exame de Qualificação desde que tenha sido aprovado no Exame de Pré-Qualificação. Além disso, é necessário que o aluno tenha cumprido, com aproveitamento, TODOS os créditos referentes às disciplinas obrigatórias, optativas e eletivas.
A banca será composta por 3 (três) professores doutores, sendo um deles o professor-orientador, e obrigatoriamente, um professor externo (convidado). Depósito para o Exame de qualificação: após a autorização do professor-orientador, o aluno deverá enviar o trabalho em formato eletrônico para o Exame de Qualificação juntamente com a “Declaração de Autoria”, disponível na página da Biblioteca.
O professor-orientador, juntamente com o aluno, deverá agendar a data para realização do Exame de Qualificação, combinando data e horário com os professores componentes da banca. Em seguida, o professor-orientador deverá formalizar a banca junto à Secretaria do Mestrado. A Secretaria do Mestrado será responsável pelo envio dos trabalhos aos professores, reserva de sala e de equipamento audiovisual. A banca de qualificação é privativa, a entrada de terceiros será permitida apenas com autorização do Presidente da Banca (professor- orientador).
IMPORTANTE: a banca deverá ser agendada com um intervalo de pelo menos 20 dias da data do depósito, para que haja tempo de encaminhar o trabalho aos professores.
Após o Exame de Qualificação e atendimento das recomendações sugeridas pela banca examinadora, o aluno deverá proceder novamente com o depósito de sua dissertação, só que neste momento para a Defesa de Dissertação.
O aluno poderá se submeter à Defesa de Dissertação desde que tenha sido aprovado no Exame de Pré-Qualificação e Qualificação e tenha cumprido, com aproveitamento, TODOS créditos exigidos para o Mestrado. O aluno deverá depositar em formato eletrônico o trabalho e a “Declaração de Autoria”, disponível na página da Biblioteca.
O processo de agendamento da banca deverá ser o mesmo da banca para o Exame de Qualificação.
Aprovado na Defesa de Dissertação, o aluno deverá, quando necessário, efetuar as modificações recomendadas, no prazo estipulado pela Banca. A versão final deverá ser encaminhada para o professor-orientador, para análise final e validação.
Após a validação do orientador, o aluno deverá encaminhar o trabalho + o artigo baseado na dissertação via Portal do Aluno, Requerimento -> Entrega de Trabalho e Solicitação do Diploma.
Este requerimento será encaminhado para a Biblioteca que ficará responsável pela revisão do trabalho e fornecimento da Ficha Catalográfica. Após a revisão e atendimento do aluno ao que poderá ser solicitado, a Biblioteca encaminha os procedimentos para a entrega final do trabalho.
Ao realizar a entrega final, o requerimento passa para o processo de Confecção e Registro do Diploma, este procedimento é de responsabilidade da Secretaria da FECAP.
IMPORTANTE: se o trabalho for encadernado em capa dura sem a anuência do professor-orientador e da Biblioteca, poderá haver devolução para correções.
Conheça as dissertações defendidas dos mestres em Administração da FECAP. Acesse aqui a Biblioteca Digital de Dissertações.
2022 2021 2020 2019 2018 2017 2016 2015 2014 2013
No Mestrado Profissional em Administração o aluno deverá cursar 10 (dez) disciplinas, sendo 4 (quatro) obrigatórias, 4 (seis) optativas e 2 (duas) eletivas. Além disso, o aluno deverá elaborar sua dissertação e apresentá-la nos Exames de Pré-Qualificação, Qualificação e Defesa. O curso tem duração média de 24 (vinte e quatro) meses. Dentro da estrutura curricular do Programa de Mestrado, exige-se a integralização de 60 (sessenta) créditos, distribuídos entre:
A duração do curso varia, em média os alunos concluem o curso em 24 meses, suas obrigações acadêmicas e financeiras estão relacionadas ao tempo que levará para concluir suas atividades no Mestrado.
Para ser considerado proficiente em língua inglesa, o aluno terá 3 (três) oportunidades, sendo a primeira no seu Processo Seletivo (ANPAD) e, as outras duas, dentro do primeiro ano do curso, segundo o oferecimento do Exame pelo Programa de Mestrado, através do Teste ANPAD ou por qualquer entidade externa autorizada pela Coordenação do Programa de Mestrado.
Saiba sobre os regulamentos internos do Mestrado Profissional em Administração.
Regimento do Curso Normas Reguladoras Créditos Complementares
Acesse o relatório de acompanhamento de egressos.
O Curso tem duração de 2 (dois) anos, aí incluídas a preparação e defesa da Dissertação de Mestrado. Em casos devidamente aprovados pela Coordenação do Curso, é possível a prorrogação do prazo total por até 6 (seis) meses, totalizando uma duração máxima de 2,5 anos (dois anos e meio), aí incluída a defesa da Dissertação de Mestrado;
O presente Processo Seletivo tem validade exclusiva para o semestre letivo em que o candidato prestou;
A critério exclusivo do Centro Universitário, a turma somente será instalada mediante o preenchimento da totalidade das vagas oferecidas, por candidatos que sejam considerados acadêmica e profissionalmente aptos à obtenção do nível de proficiência exigido dos formandos do Curso.
Poderão inscrever-se para o Processo Seletivo os portadores de diploma de nível superior (3o Grau), obtido no País ou no Exterior, devidamente reconhecido e registrado.
Para efetuar a inscrição, o candidato deverá enviar, por meio eletrônico, ficha de inscrição devidamente preenchida e Curriculum Vitae.
O Processo Seletivo terá 02 (duas) etapas cumulativas, a saber:
1ª etapa: Realização de prova de Proficiência em Língua Inglesa aplicada pelo Centro Universitário Álvares Penteado;
2ª etapa: Entrevista com os candidatos inscritos e que realizaram a 1ª etapa por meio de Videoconferência.
Os candidatos selecionados para a entrevista serão informados da convocação por telefone e via e-mail.
Para fins de pesquisas e desenvolvimento de trabalhos científicos, é requerido o domínio da língua inglesa (leitura e interpretação de texto) no nível instrumental.
Candidatos aprovados no processo seletivo que não tenham sido considerados proficientes em Inglês, poderão, a critério exclusivo do Centro Universitário, ser admitidos na qualidade de Aluno Não Proficiente, podendo realizar novos exames de proficiência em Inglês em até duas oportunidades ao longo do curso, em datas determinadas pela Coordenação do Mestrado.
O aluno que, em qualquer dos casos, exaurir as oportunidades para comprovação da proficiência em Inglês sem lograr êxito será excluído do Programa de Mestrado da Instituição.
A seleção final dar-se-á, após análise das notas de provas e resultado da entrevista, com os candidatos classificados como “apto para matrícula” ou “não apto”.
A divulgação dos aprovados e, consequentemente, selecionados para o Programa de Mestrado Profissional em Administração do Centro Universitário será realizada por e-mail e WhatsApp dos candidatos.
Art. 7º Os candidatos aprovados no Processo Seletivo poderão realizar a matrícula também ser de forma remota.
Para efetivação da matrícula deverão ser apresentadas cópias simples, acompanhadas dos originais, dos seguintes documentos:
Importante: Na ausência dos documentos originais, só serão aceitas cópias autenticadas.
Ex-alunos das unidades de ensino mantidas pela FECAP, para terem direito à vaga e à matrícula, deverão apresentar documento de quitação de obrigações financeiras anteriores, expedido pela Tesouraria do Centro Universitário Álvares Penteado;
Perderá o direito à vaga o candidato que deixar de requerer a matrícula dentro dos prazos estabelecidos, assim como aquele que não apresentar, no referido ato, a comprovação hábil de conclusão de curso de nível superior (3o grau);
A efetivação da matrícula dar-se-á somente mediante a instalação da nova turma do Curso;
Não havendo a instalação de nova turma do Curso qualquer quantia adiantada para estes fins pelos respectivos candidatos será integralmente reembolsada, na forma da lei;
O aluno que desejar cancelar a matrícula deve abrir um requerimento junto à Central do Aluno. O reembolso será de 80% (oitenta por cento) do valor da matrícula efetuada.
A FECAP oferece a você a oportunidade de financiar o Mestrado. Trata-se de um financiamento com recursos da própria Fundação, destinado aos alunos regularmente matriculados que precisam de um suporte financeiro para continuar ou iniciar os estudos.
Com o FIFE, você poderá financiar 40% do curso. Para garantir a sua tranquilidade, o pagamento do valor financiado inicia somente após a conclusão do curso em tempo regular
REGULAMENTO FORMULÁRIO
01/08/2024
09/05/2024
29/04/2024
Autores: Alexandre Sanches Garcia, Wesley Mendes da Silva e Renato Joao Orssatto.
Given the rising interest in corporate social responsibility (CSR) globally, this paper investigates whether the financial profile of a firm is associated with superior environmental, social and governance (ESG) performance, considering firms from Brazil, Russia, India, China and South Africa (the so-called BRICS countries) with the aim of addressing a gap in relevant research. The study entails an analysis of ESG performance in sensitive industries (i.e., those subject to systematic social taboos, moral debates, and political pressures and those that are more likely to cause social and environmental damage). To test our hypotheses, we applied linear regressions with a data panel using the Thomson Reuters Eikon™ database to analyze data from 365 listed companies selected from BRICS between 2010 and 2012. The results suggest that companies in sensitive industries present superior environmental performance, even when controlling for the firm’s size and country. Our study contributes to research on both the impact of ESG disclosure and the relationship between financial and ESG performance, as well to the practice of sustainability management in firms in developing countries. Leia mais
Autores: Eduardo Flores, Marco Fasan, Wesley Mendes-da-Silva, Joelson Oliveira Sampaio.
This study investigates the interplay between integrated reporting (IR) and capital markets. In particular, building on voluntary disclosure and information processing theories, we hypothesize and empirically find that IR adoption improves analysts’ ability to make accurate earnings forecasts. Whereas previous studies focus on the South African context, we rely on an international sample that also allows us to study the moderating effect of the corporate governance regime (shareholder or stakeholder oriented). The results suggest that IR improves analysts’ ability to make accurate predictions to a larger extent in North America than in Europe, and we derive interesting insights on the much-debated nature of IR. This study offers valuable insights to policy makers interested in improving disclosure practices in the financial market. Leia mais
Autores: Alexandre Sanches Garcia e Renato J. Orsato.
Considering the institutional, cultural, and regulatory differences across countries, this research investigates the association between environmental, social, and governance (ESG) performance and financial performance of companies from emerging and developed countries. The institutional difference hypothesis (IDH) suggests that institutional weaknesses in emerging markets affect the relationship between financial performance and corporate social performance (CSP) of companies. This can occur because, under such circumstances, firms are more likely to prioritize the capital accumulation and not recognize the potential strategic benefit of socially responsible investments. To investigate this hypothesis, we performed a regression analysis of panel data study comprising 2,165 companies from developed and emerging countries, covering the period between 2007 and 2014. Our results suggest that there is a prevalence of the institutional environment in relation to the financial and ESG performances of companies. These results are in line with the logic of the IDH. Leia mais
Autores: Luiz Paulo Lopes Fávero, Marco Aurélio dos Santos e Ricardo Goulart Serra.
Purpose Branching is not the only way for foreign banks to enter a national market, and it is impractical when there are informational and cultural barriers and asymmetries among countries. The purpose of this paper is to analyze the determinants of cross-border branching in the Latin American banking sector, a region with regulatory disparity and political and economic instability, offering elements to a grounded strategic decision. Design/methodology/approach This study uses data from six Latin American countries. To account for the preponderance of zero counts, classes of zero-inflated models are applied (Poisson, negative binomial, and mixed). Model fit indicators obtained from differences between observed and estimated counts are used for comparisons, considering branches in each region established by banks from every other foreign region of the sample. Findings Branching by foreign banks is positively correlated with the population, GDP per capita, household disposable income, and economic freedom score of the host country. The opposite holds for the unemployment rate and entry regulations of the host country. Originality/value Few paper address cross-border banking in emerging economies. This paper analyzes cross-border branching in Latin America in the context of the current financial integration and bank strategy. Econometrically, its pioneering design allows modeling of inflation of zeros, over-dispersion, and the multilevel data structure. This design allowed testing of a novel country-level variable: the host country’s economic freedom score. Leia mais
Autores: Keysa Manuela Cunha de Mascena, Simone R. Barakat, Giuliana Isabella e Adalberto A. Fischmann.
Purpose The purpose of this paper is to investigate the relationship between corporate governance structure and GRI reporting. More specifically, the study seeks to analyse board independence, board size and ownership concentration and their relationships with GRI reporting. Design/methodology/approach The hypotheses of the study were tested in a sample of 287 Brazilian companies listed on the B3, the Brazilian stock exchange, using logistic regression models. Data from 2013 were collected from the Econoinfo and GRI databases. Findings The findings show that there is a positive relationship between both board independence and GRI reporting and board size and GRI reporting, and a neutral relationship between ownership concentration and GRI reporting. These results indicate that the corporate governance structure influences a company’s decision to engage in social issue and stakeholders’ relationship activities. Originality/value The contribution of this study is it presents theoretical arguments and empirical evidence regarding the influence of corporate governance structure on CSD beyond the Anglo-Saxon context. The results show that good corporate governance practices cannot be generalized to different contexts. Leia mais
Autores: Alexandre Di Miceli da Silveira
I investigate the effect of employee satisfaction on corporate performance based on an extensive dataset of 114,004 online reviews of Brazil’s 1,000 largest listed and unlisted firms from 2013 to 2018 posted at a local subsidiary of Glassdoor. I find that overall employee satisfaction is positively associated with firm performance and that this relationship is likely to be economically relevant. Among the four dimensions of employee well-being, the link with performance is most evident for the dimension on culture, followed by career opportunities. On the other hand, the dimension on compensation and benefits was the least connected with firm performance. Taken together, these results support the view that intrinsic motivators are more relevant for superior performance than extrinsic ones popularized by the carrot and stick approach to management. I also find that the influence of employee satisfaction on performance is likely to be asymmetrical, in the sense that workplaces characterized by low satisfaction among workers are more likely to lead to poor performance than best-in-class companies are likely to produce superior performance. To my knowledge, this is the first paper to document an asymmetrical link between firm value and employee satisfaction, as well the first one to investigate this issue in an emerging economy using online reviews. Leia mais
Instituto de Finanças - FECAP
Centro de Pesquisa ESG - FECAP
Centro de Pesquisa em Mercado de Capitais e Relações com Investidores - FECAP
Centro de Empreendedorismo - FECAP
Doutorado em Administração de Empresas, Mestre em Ciências Contábeis e Contador, trabalhou nas áreas de contabilidade e auditoria de empresas como PwC, Klabin e General Motors, e auxílio nos trabalhos do ISE (índice de sustentabilidade) quando feito no Centro de Estudos em Sustentabilidade (FGV-CES). Foi conselheiro do Conselho Regional de Contabilidade de São Paulo-CRC/SP (2016-2023) e atual Pró-Reitor de Pós-Graduação da FECAP e presidente da Academia Paulista de Contabilidade-APC.
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