Gestão Estratégica de Preços e Custos

| Online

Carga Horária: 30 horas/aula

Data: 02 de março de 2020 a 03 e abril de 2020

Valores: Alunos, ex-alunos FECAP R$ 240,00 Externos: R$ 480,00

Período de Inscrição: Até 06 de março de 2020

Prof. Ademar Lucas

Sobre o curso

PÚBLICO-ALVO:
Profissionais interessados em adquirir capacitação diferenciada e de alto nível em criação, controle e gestão dos preços e custos nas organizações. Com um conteúdo destinado ao aprendizado, exercício e formação de gestores da área e com uma visão ampla dos processos estratégicos de planejamento tributário, este curso se destina a suprir lacunas no conhecimento e no aperfeiçoamento de formação de preços e custos, incluindo-se Diretores, Gerentes, Supervisores, Chefes, Coordenadores, profissionais da área contábil-financeira, controladoria e gestão de preços e custos. Destina-se ainda aos demais profissionais interessados em desenvolver habilidades para geração contínua de valor nas organizações, através do uso eficaz dessa ferramenta de análise, controle e gestão estratégica dos preços e dos custos empresariais.

OBJETIVO(S) DE APRENDIZAGEM:
A gestão estratégica de preços e custos se insere no contexto de gestão das organizações que buscam, por meio de variados instrumentos e técnicas, subsidiar decisões estratégicas, utilizando as informações geradas pelos sistemas de custos. De grande importância para os profissionais que buscam por uma visão estratégica para gestão de preços e custos com eficiência, para que mantenham as operações das organizações de forma sustentável e a longo prazo.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
• Contingências, tendências e qualidade das decisões gerenciais nos seguintes tópicos:
– Custos no contexto de gestão estratégica
• Sistema de informações gerenciais e gestão de custos
– Principais técnicas de gestão;
– Cadeia de Valor e sustentabilidade
• Vantagem competitiva
• Construção e uso da cadeia de valor
• Sustentabilidade e cadeia de valor
• Os principais aspectos que fundamentam o processo de gestão de custos:
– Conceitos
• Fonte de informações para a gestão de custos
– Classificações de custos
– Elementos de custos
• Apropriação dos custos diretos
• Rateios dos custos indiretos
• Sistemas de custeio
– Grau de absorção
– Mecânica de acumulação
– Momento de apuração
• Os métodos de custeio no processo de gestão:
– Custeio ABC
• Direcionadores de custos
• Etapas de aplicação do sistema de custeio ABC
• Custeio ABC e Actived Based Management (ABM)
• Teoria das restrições (TOC)
• Custo padrão
– Variações entre o custo padrão e o custo real
• Custeio meta (target costing) e Kaizen
– Engenharia de valor
– Custeio Kaizen
– Custeio de ciclo de vida
• Instrumentos fundamentais para a tomada de decisões relativas a custos:
– Processo decisório
– Custos relevantes e irrelevantes
• Custo diferencial e de oportunidade
• Custeio variável na tomada de decisão
– Margem de contribuição
– Relações entre custo, volume e lucro (CVL)
• Ponto de equilíbrio
• Outros usos da análise CVL
• Análise de sensibilidade dos resultados
• Aspectos estratégicos da gestão de custos:
– Fatores críticos de sucesso
– Estratégias competitivas e gestão de custos
• Estratégias corporativas com foco na gestão de custos
• Estratégias competitivas
• Implementação e avaliação das estratégias competitivas
– O papel da contabilidade gerencial na gestão estratégica
– Análise de custos para fins de gestão estratégica
• Análise estratégica de custos
– Custos ocultos ou invisíveis
– Gestão da qualidade e custos
• Custos da qualidade e gestão estratégica de custos
• Os instrumentos para a Gestão de Preços e a sua integração com a gestão estratégica de custos. Serão abordados os principais elementos para a formação de preços:
– MODELOS DE DECISÕES DE PREÇOS
– GESTÃO ESTRATÉGICA DOS PREÇOS DE VENDAS
– PREÇOS DE TRANSFERÊNCIA

TRILHA DE APRENDIZAGEM:
A trilha de aprendizagem é o caminho pelo qual o aluno deverá percorrer durante o processo de ensino-aprendizagem de modo que haja eficiência e eficácia nesse processo. O curso está organizado em 6 módulos e cada um deles contém os seguintes Materiais Instrucionais e Atividades práticas:

Materiais Instrucionais
1- Vídeo-aula: é um vídeo onde o professor faz uma apanhado geral do conteúdo do módulo e fala dos pontos mais relevantes;
2- E-book: é um texto com o conteúdo teórico do respectivo módulo;
3- Aula Explicativa: É uma aula criada em PowerPoint e gravada na forma explicativa, com o uso de vídeo ou de som.

Atividades práticas:
4- Fórum para Discussão: Neste ambiente o Professor Tutor e os alunos deverão interagir para discutir o assunto tratado. Eles poderão também apresentar dúvidas e discutir com seus colegas acerca do tema ali proposto.
5- Auto Avaliação: São 10 questões objetivas onde o aluno poderá verificar como foi seu aprendizado referente ao módulo estudado.

METODOLOGIA – ESTRATÉGIA DE ENSINO – 6 módulos contendo:

• Vídeo-aulas;
• Apostilas (e-book);
• Fóruns de discussões;
• Aulas explicativas;
• Auto avaliações;

AVALIAÇÃO PARA CERTIFICAÇÃO:
Dedicação do discente e participação nos fóruns de discussões dos seis módulos. É necessário para aprovação, no mínimo, 70% de participação ativa em todas as atividades.

BIBLIOGRAFIA:
ANDREOLI, Taís P.; BASTOS, Lívia T. Gestão da qualidade: melhoria contínua e busca por excelência [livro eletrônico]. Curitiba: Intersaberes, 2017.
ATKINSON, Anthony A. et al. Contabilidade gerencial. Tradução de André Olímpio Mosselman Du Chenoy Castro. São Paulo: Atlas, 2000.
BLOCHER, E.J et al. Gestão estratégica de custos. Tradução de Sérgio Alexandre Souza e Wilson J. A. Julian. Revisão técnica de Ana Paula Costa Paulino. São Paulo: McGraw-Hill, 2007.
BRUNI, Adriano Leal; FAMÁ, Rubens. Gestão de custos e formação de preços: com aplicações na calculadora HP 12C e Excel.5ª ed. São Paulo: Atlas, 2010.
DIAS JR., Francisco José: MUNIZ JR., Jorge; GUSSONI, Rafael. Fatores críticos de sucesso (FCS) e desdobramento da função qualidade: aplicação em projeto treinamento. In XXIX Encontro Nacional de Engenharia de Produção. Anais eletrônicos. Salvador: ABEPRO, 2009.
DIAS, S. L. F. G.; LABEGALINI, L.; CSILLAG, J. M. Sustentabilidade e cadeia de suprimentos: uma perspectiva comparada de publicações nacionais e internacionais. Produção, v. 22, n. 3, p. 517-533, maio/ago. 2012. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/prod/v22n3/aop_t6_0009_0261.pdf. Acesso em 13 mar. 2018.
FIGUEIREDO, S.; CAGGIANO, P.C. Controladoria: teoria e prática. 3ª ed. São Paulo: Atlas, 2004.
FEMENICK, Tomislav R. A problemática e a solução para custos invisíveis e custos ocultos. Revista da FARN, Natal, v.4, n. 1/2, p. 49-61, jul. 2004/dez. 2005. Disponível em: http://www.revistaunirn.inf.br/revistaunirn/index.php/revistaunirn/article/view/106. Acesso em: 20 jul. 2018.
GUERREIRO, Reinaldo. Teoria das restrições. In PARISI, Cláudio; MEGLIORINI, Evandir. Contabilidade gerencial. São Paulo: Atlas, 2011. p. 177 – 190.
HORNGREN, Charles T.; SUNDEM, Gary; STRATTON, William O. Contabilidade gerencial. 12ª ed. São Paulo: Prentice Hall, 2004.
ITO, N. C. et al. Valor e vantagem competitiva: buscando definições, relações e repercussões. Revista de Administração Contemporânea – RAC. Rio de Janeiro, v. 16, n. 2, art. 7, pp. 290-307, Mar./Abr. 2012. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rac/v16n2/v16n2a08.pdf Acesso em 30 jul. 2018.
MARTINS, Eliseu. Contabilidade de custos. 10ª ed. São Paulo: Atlas, 2010.
PEDROSA NETO, Carlos. Uma contribuição na identificação de custos ocultos na produção de uma indústria de cerâmica. 2009. 106 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis). Programa Multi-institucional e Inter-regional de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da Universidade de Brasília, Universidade Federal da Paraíba e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. João Pessoa, 2009. Disponível em: http://www.repositorio.unb.br/bitstream/10482/5165/1/2009_CarlosPedrosaNeto.pdf.
Acesso em: 20 jul. 2018.
PADOVEZE, Clóvis Luís. Controladoria estratégica e operacional: conceitos, estrutura, aplicação. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2003.
PELEIAS, Ivam Ricardo. Controladoria: gestão eficaz utilizando padrões. São Paulo: Saraiva, 2002.
PINTO, Leonardo J. Seixas; MOURA, Paola C. Cardoso. Formação de preço de venda e estratégias de precificação: o caso da Leader Magazine. In SIMPÓSIO DE EXCELÊNCIA EM GESTÃO E TECNOLOGIA– SEGeT. 8, 2011. Resende. Anais eletrônicos. Resende (RJ): AEDB, 2011. Disponível em: https://www.aedb.br/seget/arquivos/artigos11/25414331.pdf. Acesso em 25 jul. 2018.
SHANK, J. K.; GOVINDARAJAN, V. A revolução dos custos. 10ª ed. Tradução de Luiz Orlando Lemos. Rio de Janeiro: Campus, 1997.
SOUZA, Marcos Antonio de; COLLAZIOL, Elisandra. Planejamento e controle dos custos de qualidade: uma investigação na prática empresarial. Revista Contabilidade e Finanças – USP, São Paulo, n. 41, p. 38 – 55, Maio/Ago. 2006.
Disponível em: www.scielo.br/pdf/rcf/v17n41/v17n41a04.pdf. Acesso em: 20 jul. 2018.
WARREN, Carl S.; REEVE, James M.; FESS, Philip E. Contabilidade gerencial. Tradução André Olímpio Mosselman Du Chenoy Castro. 2ª ed. São Paulo: Thomson Learning, 2008.
WERNKE, Rodney. Análise de custos e preços de venda. São Paulo: Saraiva, 2005.

Sobre o professor

Empresário, administrador de empresas, contador e advogado. Mestre em Ciências Contábeis, cursou LLM (Master of Law) em Direito Societário e MBA Executivo em Administração. Especialista em Finanças Corporativas, Direito Tributário, Pós-graduado e especialista em Direito de Família e Sucessões, tendo ocupado cargos de Vice-Presidência, Diretoria Adm. Financeira, Jurídica, RH e Relações com Investidores em empresas multinacionais como Philips, Samsung, Delphi e em empresas nacionais de grande porte. Especialista em recuperação, gestão interina, avaliação, negociação e turnaround de organizações de médio e grande porte. Professor de cursos MBA e Pós-Graduação, de diversas matérias, ligadas às áreas financeira, controladoria, auditoria, projetos, direito societário, tributário e família em diversas instituições, tais como: IPT/USP, FIPE, Mauá Engenharia, FIAP e FECAP.

Ademar Lucas

Compartilhe :

Receba tudo que rola no universo FECAP?

Ou