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Área do Candidato
PÚBLICO-ALVO: Profissionais interessados em adquirir capacitação diferenciada e de alto nível em criação, controle e gestão dos preços e custos nas organizações. Com um conteúdo destinado ao aprendizado, exercício e formação de gestores da área e com uma visão ampla dos processos estratégicos de planejamento tributário, este curso se destina a suprir lacunas no conhecimento e no aperfeiçoamento de formação de preços e custos, incluindo-se Diretores, Gerentes, Supervisores, Chefes, Coordenadores, profissionais da área contábil-financeira, controladoria e gestão de preços e custos. Destina-se ainda aos demais profissionais interessados em desenvolver habilidades para geração contínua de valor nas organizações, através do uso eficaz dessa ferramenta de análise, controle e gestão estratégica dos preços e dos custos empresariais.
OBJETIVO(S) DE APRENDIZAGEM: A gestão estratégica de preços e custos se insere no contexto de gestão das organizações que buscam, por meio de variados instrumentos e técnicas, subsidiar decisões estratégicas, utilizando as informações geradas pelos sistemas de custos. De grande importância para os profissionais que buscam por uma visão estratégica para gestão de preços e custos com eficiência, para que mantenham as operações das organizações de forma sustentável e a longo prazo.
ESTRATÉGIA DE ENSINO
O curso é ministrado de forma online com aulas gravadas. O professor responsável fica a disposição para monitoria durante 30 dias, tempo de realização do curso. As atividades possuem datas pré determinadas para entrega
Carga Horária
30 horas/aula
Data
01 de abril até 31 de abril
Localização
Online
Valores
Alunos, ex-alunos FECAP R$ 249,00 Externos: R$ 498,00
Período de Inscrição
até 08 de abril
Professor(a)
Ademar Lucas
• Contingências, tendências e qualidade das decisões gerenciais nos seguintes tópicos: o Custos no contexto de gestão estratégica • Sistema de informações gerenciais e gestão de custos o Principais técnicas de gestão; o Cadeia de Valor e sustentabilidade • Vantagem competitiva • Construção e uso da cadeia de valor • Sustentabilidade e cadeia de valor • Os principais aspectos que fundamentam o processo de gestão de custos: o Conceitos • Fonte de informações para a gestão de custos o Classificações de custos o Elementos de custos • Apropriação dos custos diretos • Rateios dos custos indiretos • Sistemas de custeio o Grau de absorção o Mecânica de acumulação o Momento de apuração • Os métodos de custeio no processo de gestão: o Custeio ABC • Direcionadores de custos • Etapas de aplicação do sistema de custeio ABC • Custeio ABC e Actived Based Management (ABM) • Teoria das restrições (TOC) • Custo padrão o Variações entre o custo padrão e o custo real • Custeio meta (target costing) e Kaizen o Engenharia de valor o Custeio Kaizen o Custeio de ciclo de vida • Instrumentos fundamentais para a tomada de decisões relativas a custos: o Processo decisório o Custos relevantes e irrelevantes • Custo diferencial e de oportunidade • Custeio variável na tomada de decisão o Margem de contribuição o Relações entre custo, volume e lucro (CVL) • Ponto de equilíbrio • Outros usos da análise CVL • Análise de sensibilidade dos resultados • Aspectos estratégicos da gestão de custos: o Fatores críticos de sucesso o Estratégias competitivas e gestão de custos • Estratégias corporativas com foco na gestão de custos • Estratégias competitivas • Implementação e avaliação das estratégias competitivas o O papel da contabilidade gerencial na gestão estratégica o Análise de custos para fins de gestão estratégica • Análise estratégica de custos o Custos ocultos ou invisíveis o Gestão da qualidade e custos • Custos da qualidade e gestão estratégica de custos • Os instrumentos para a Gestão de Preços e a sua integração com a gestão estratégica de custos. Serão abordados os principais elementos para a formação de preços: o Modelos de decisões de preços o Gestão estratégica dos preços de vendas o Preços de transferência
A trilha de aprendizagem é o caminho pelo qual o aluno deverá percorrer durante o processo de ensino-aprendizagem de modo que haja eficiência e eficácia nesse processo. O curso está organizado em 6 módulos e cada um deles contém os seguintes Materiais Instrucionais e Atividades práticas: Materiais Instrucionais 1- Videoaula: é um vídeo onde o professor faz um apanhado geral do conteúdo do módulo e fala dos pontos mais relevantes; 2- E-book: é um texto com o conteúdo teórico do respectivo módulo; 3- Aula explicativa: É uma aula criada em PowerPoint e gravada na forma explicativa, com o uso de vídeo ou de som.
Atividades práticas: 4- Fórum para discussão: Neste ambiente o professor-tutor e os alunos deverão interagir para discutir o assunto tratado. Eles poderão também apresentar dúvidas e discutir com seus colegas acerca do tema ali proposto; 5- Autoavaliação: São 10 questões objetivas onde o aluno poderá verificar como foi seu aprendizado referente ao módulo estudado.
• Videoaulas; • Apostilas (e-book); • Fóruns de discussões; • Aulas explicativas; • Autoavaliações.
Dedicação do discente e participação nos fóruns de discussões dos seis módulos. É necessário para aprovação, no mínimo, 70% de participação ativa em todas as atividades.
ANDREOLI, Taís P.; BASTOS, Lívia T. Gestão da qualidade: melhoria contínua e busca por excelência [livro eletrônico]. Curitiba: Intersaberes, 2017. ATKINSON, Anthony A. et al. Contabilidade gerencial. Tradução de André Olímpio Mosselman Du Chenoy Castro. São Paulo: Atlas, 2000. BLOCHER, E.J et al. Gestão estratégica de custos. Tradução de Sérgio Alexandre Souza e Wilson J. A. Julian. Revisão técnica de Ana Paula Costa Paulino. São Paulo: McGraw-Hill, 2007. BRUNI, Adriano Leal; FAMÁ, Rubens. Gestão de custos e formação de preços: com aplicações na calculadora HP 12C e Excel.5ª ed. São Paulo: Atlas, 2010. DIAS JR., Francisco José: MUNIZ JR., Jorge; GUSSONI, Rafael. Fatores críticos de sucesso (FCS) e desdobramento da função qualidade: aplicação em projeto treinamento. In XXIX Encontro Nacional de Engenharia de Produção. Anais eletrônicos. Salvador: ABEPRO, 2009. DIAS, S. L. F. G.; LABEGALINI, L.; CSILLAG, J. M. Sustentabilidade e cadeia de suprimentos: uma perspectiva comparada de publicações nacionais e internacionais. Produção, v. 22, n. 3, p. 517-533, maio/ago. 2012. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/prod/v22n3/aop_t6_0009_0261.pdf. Acesso em 13 mar. 2018. FIGUEIREDO, S.; CAGGIANO, P.C. Controladoria: teoria e prática. 3ª ed. São Paulo: Atlas, 2004. FEMENICK, Tomislav R. A problemática e a solução para custos invisíveis e custos ocultos. Revista da FARN, Natal, v.4, n. 1/2, p. 49-61, jul. 2004/dez. 2005. Disponível em: http://www.revistaunirn.inf.br/revistaunirn/index.php/revistaunirn/article/view/106. Acesso em: 20 jul. 2018. GUERREIRO, Reinaldo. Teoria das restrições. In PARISI, Cláudio; MEGLIORINI, Evandir. Contabilidade gerencial. São Paulo: Atlas, 2011. p. 177 – 190.
HORNGREN, Charles T.; SUNDEM, Gary; STRATTON, William O. Contabilidade gerencial. 12ª ed. São Paulo: Prentice Hall, 2004.
ITO, N. C. et al. Valor e vantagem competitiva: buscando definições, relações e repercussões. Revista de Administração Contemporânea – RAC. Rio de Janeiro, v. 16, n. 2, art. 7, pp. 290-307, Mar./Abr. 2012. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rac/v16n2/v16n2a08.pdf Acesso em 30 jul. 2018. MARTINS, Eliseu. Contabilidade de custos. 10ª ed. São Paulo: Atlas, 2010. PEDROSA NETO, Carlos. Uma contribuição na identificação de custos ocultos na produção de uma indústria de cerâmica. 2009. 106 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis). Programa Multi-institucional e Inter-regional de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da Universidade de Brasília, Universidade Federal da Paraíba e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. João Pessoa, 2009. Disponível em: http://www.repositorio.unb.br/bitstream/10482/5165/1/2009_CarlosPedrosaNeto.pdf. Acesso em: 20 jul. 2018. PADOVEZE, Clóvis Luís. Controladoria estratégica e operacional: conceitos, estrutura, aplicação. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2003. PELEIAS, Ivam Ricardo. Controladoria: gestão eficaz utilizando padrões. São Paulo: Saraiva, 2002. PINTO, Leonardo J. Seixas; MOURA, Paola C. Cardoso. Formação de preço de venda e estratégias de precificação: o caso da Leader Magazine. In SIMPÓSIO DE EXCELÊNCIA EM GESTÃO E TECNOLOGIA– SEGeT. 8, 2011. Resende. Anais eletrônicos. Resende (RJ): AEDB, 2011. Disponível em: https://www.aedb.br/seget/arquivos/artigos11/25414331.pdf. Acesso em 25 jul. 2018. SHANK, J. K.; GOVINDARAJAN, V. A revolução dos custos. 10ª ed. Tradução de Luiz Orlando Lemos. Rio de Janeiro: Campus, 1997. SOUZA, Marcos Antonio de; COLLAZIOL, Elisandra. Planejamento e controle dos custos de qualidade: uma investigação na prática empresarial. Revista Contabilidade e Finanças – USP, São Paulo, n. 41, p. 38 – 55, Maio/Ago. 2006. Disponível em: www.scielo.br/pdf/rcf/v17n41/v17n41a04.pdf. Acesso em: 20 jul. 2018. WARREN, Carl S.; REEVE, James M.; FESS, Philip E. Contabilidade gerencial. Tradução André Olímpio Mosselman Du Chenoy Castro. 2ª ed. São Paulo: Thomson Learning, 2008. WERNKE, Rodney. Análise de custos e preços de venda. São Paulo: Saraiva, 2005.
Ademar Lucas, Empresário, Administrador de Empresas, Contador e Advogado, Mestre em Ciências Contábeis, cursou LLM (Master of Law) em Direito Societário, MBA Executivo em Administração e Especialista em Finanças Corporativas, Direito Tributário, Pósgraduado e especialista em Direito de Família e Sucessões, tendo ocupado cargos de VicePresidência, Diretoria Adm. Financeira, Jurídica, RH e Relações com Investidores em empresas multinacionais como Philips, Samsung, Delphi e em empresas nacionais de grande porte. Especialista em recuperação, gestão interina, avaliação, negociação e turnaround de organizações de médio e grande porte. Professor de cursos MBA e Pós-Graduação, de diversas matérias, ligadas às áreas financeira, controladoria, auditoria, projetos, direito societário, tributário e família em diversas instituições, tais como: IPT/USP, FIPE, Mauá Engenharia, FIAP e FECAP.
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