Dúvidas / FAQ
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Área do Candidato
PÚBLICO-ALVO: Profissionais interessados ou envolvidos em atividades em gestão estratégica de negócios ou que queiram entrar nesse ambiente.
OBJETIVO(S) DE APRENDIZAGEM:
· Desenvolver competência que habilitem os profissionais a pensarem estrategicamente e desenvolver planos que ajudem as empresas a gerarem valor de maneira constante.
· Preparar ou atualizar os profissionais de mercado com relação à incrementos eu seu pensamento estratégico e atualidades nesse sentido.
Carga Horária
30H
Data
01 de abril até 31 de abril
Valores
Alunos, ex-alunos FECAP 249,00 Externos: 498,00
Período de Inscrição
até 08 de abril
Professor(a)
Ademar Lucas
O objetivo deste curso é perpassar por todo o conhecimento acumulado sobre o fazer estratégico, com foco em entender o processo de administração estratégica, seus conceitos, seus modelos e suas ferramentas. Dentre os conteúdos a serem trabalhados, pode-se destacar:
· A evolução do pensamento estratégico, com o detalhamento dos diferentes conceitos de estratégia, as diversas escolas de elaboração estratégica, e também as diferentes perspectivas da estratégia (Abordagem Clássica, Evolucionária, Sistêmica e Processual).
· O processo de Administração Estratégica, com a determinação do referencial estratégico, o diagnóstico estratégico ou institucional, a elaboração estratégica, a implementação estratégica, e o controle e a avaliação de estratégias.
· No diagnóstico estratégico, vamos trabalhar com a análise do ambiente geral, por meio da análise de questões políticas, econômicas, sociais, tecnológicas, ambientais e legais; e em adição análise do ambiente de tarefa ou competitivo, o qual é comporto por 5 forças (substitutos, novos entrantes, fornecedores, clientes e .
· Em relação a elaboração estratégica, vamos entender as estratégias corporativas (diversificação, integração vertical, concentração em um único setor) e estratégias competitivas (liderança em custo total, diferenciação e enfoque).
· No processo de implementação, iremos trabalhar as outras dimensões que compõem o fazer estratégico, como habilidades, equipes, estrutura organizacional, objetivos, estilo e sistemas.
· Sobre controle estratégico, vamos trabalhar as diferentes dimensões de controle estratégico por meio do modelo Balanced Scorecard e também a técnica SMART para definição de metas e indicadores-chaves de desempenho.
· Por fim, trabalharemos com a abordagem da Visão Baseada em Recursos, com um olhar para os recursos, competências e capacidades da organização como fatores de competitividade.
O curso é ministrado 100% na metodologia à distância (online), sendo disponibilizados 04 (quatro) módulos.
Cada módulo contém:
· Vídeo explicativo do conteúdo abordado;
· E-Book descritivo dos termas abordados;
· Podcast denominado “Bate-papo com o professor”;
· Aula explicativa gravada em PowerPoint MIX;
· Podcast sobre o conteúdo aula explicativa;
· Fórum de discussões sobre temas ou questões relevantes, proposto pelo professor e relacionados ao conteúdo do módulo. O discente deve responder ao fórum com seus próprios argumentos, bem como discutir os argumentos dos colegas (obrigatório);
· Questões para autoavaliação
· Ícone para o discente opinar sobre o módulo.
Para atingir a nota mínima de certificação (60%) o discente deverá:
· O discente deve responder aos fóruns de discussões – 1 para cada módulo - com seus próprios argumentos, bem como discutir os argumentos dos colegas (obrigatório);
· Realizar a autoavaliação (obrigatória) – 1 para cada módulo.
· Pesos das notas das atividades online:
o Fórum de discussões: até 90% da média;
o Autoavaliações: até 10% da média.
Ademar Lucas, Empresário, Administrador de Empresas, Contador e Advogado, Mestre em Ciências Contábeis, cursou LLM (Master of Law) em Direito Societário, MBA Executivo em Administração e Especialista em Finanças Corporativas, Direito Tributário, Pósgraduado e especialista em Direito de Família e Sucessões, tendo ocupado cargos de VicePresidência, Diretoria Adm. Financeira, Jurídica, RH e Relações com Investidores em empresas multinacionais como Philips, Samsung, Delphi e em empresas nacionais de grande porte. Especialista em recuperação, gestão interina, avaliação, negociação e turnaround de organizações de médio e grande porte. Professor de cursos MBA e Pós-Graduação, de diversas matérias, ligadas às áreas financeira, controladoria, auditoria, projetos, direito societário, tributário e família em diversas instituições, tais como: IPT/USP, FIPE, Mauá Engenharia, FIAP e FECAP.
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