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A CNV, Comunicação Não Violenta, oferece uma técnica que aperfeiçoa relacionamentos pessoais e profissionais. Segundo a professora do curso on-line gratuito “Comunicação Não Violenta” da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP), Maria de Lurdes Zamora Damião, a CNV é mais que uma ferramenta: é um jeito de ser, que contempla a não violência, a aceitação totalmente sem julgamento e a compaixão.
“A ênfase da técnica reside no saber expressar-se a partir de observações, sentimentos, necessidades e clareza nos pedidos, evitando-se uma linguagem cheia de julgamentos e rótulos que enquadram os interlocutores ou terceiros. Sua proposta envolve a revisão das ações baseadas no ‘piloto automático’ e a busca de respostas mais conscientes”, explica.
PERFIL DE COMUNICAÇÃO VIOLENTA
A especialista aponta ainda qual é o perfil e como age uma pessoa que aplica a comunicação violenta. Segundo ela, são pessoas passivas, manipuladoras e agressivas que utilizam uma comunicação com linguagem agressiva e cheia de julgamentos que separam as pessoas.
Priorizam apontar o que o outro fez e o que falou de errado, criando um mundo de suposições convenientes em que a necessidade real não é contemplada. É a busca constante por sempre ter razão, mesmo que seja preciso coagir ou culpar o outro, sem ouvi-lo e sem reconhecer sua responsabilidade com a situação.
Já as pessoas que agem a partir da comunicação não violenta são assertivas e empáticas, que se conectam com outro, revelando necessidades e desejos, e abrindo caminhos de verdadeira comunicação e possibilidades de reciprocidade.
Possibilitam uma comunicação direta e empática, pois comunicam interesses, buscam identificar sentimentos a cada momento e a maneira como os outros podem contribuir para o seu bem-estar e o do outro. Utilizam-se de uma comunicação respeitosa e sem julgamentos.
COMO LIDAR COM QUEM É AGRESSIVO?
Observe sem julgamento, entre em contato com os sentimentos provocados em você, verifique qual é sua necessidade em relação ao ocorrido e depois em uma conversa assertiva e empática com a pessoa, fale sobre sua observação, seus sentimentos e necessidades, e conclua com um pedido em linguagem clara e positiva que deseja que ela se comunique com você de forma respeitosa e empática.
PANDEMIA POTENCIALIZA AGRESSIVIDADE
A pandemia revela pelo menos dois tipos de vítimas: as do Covid-19 e as do isolamento social. O isolamento potencializa nossos medos e o medo é a base de toda agressividade.
Quando sentimos medo de expressar nossos sentimentos e necessidades e não acreditamos que o outro nos ouvira ou será empático, utilizamos a comunicação violenta. Começar ou aprofundar um processo de autoconhecimento com terapia, exercícios de atenção plena e outras estratégias, ajuda a manter a serenidade e o equilíbrio.
Por fim, a professora aponta que a agressividade direta ou passiva é extremamente prejudicial, pois constrói muros entre as pessoas, independente do ambiente. “Predomina a ideia de que o outro é responsável pelo nosso bem-estar, e quando isso não acontece o outro é o culpado. É uma forma de terceirizar nossa responsabilidade, aliviar nossa culpa e principalmente abrir mão de nosso poder e protagonismo”, conclui.
PÚBLICO-ALVO Profissionais que desejam aperfeiçoar suas habilidades comunicacionais e colaborativas para construir relacionamentos saudáveis e produtivos, além de parcerias de confiança.
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM
Entender os comportamentos tóxicos e seus impactos sobre os profissionais, equipes e organizações. Identificar os tipos de comunicação improdutivos e produtivos e suas consequências nos relacionamentos. Conhecer a Comunicação não violenta e praticar a atenção plena em si e no outro, substituindo reações e julgamentos por ações e observações. Refletir as habilidades de linguagem e comunicação que fortalecem a capacidade de ser empático e resolver conflitos.
Carga Horária
4H
Data
2023
Localização
Online
Valores
Alunos, ex-alunos FECAP Gratuito Externos: Gratuito
Período de Inscrição
Disponível
Professor(a)
Maria de Lurdes Zamora Damião
Diferenças entre negatividade e toxicidade na comunicação e no comportamento. Pessoas e comportamentos tóxicos. Comportamento e comunicação assertiva. Comunicação não violenta, consciência e não julgamento.
A trilha de aprendizagem é o caminho pelo qual o aluno deverá percorrer durante o processo de ensino-aprendizagem de modo que haja eficiência e eficácia nesse processo. O curso está organizado em 4 módulos e cada um deles contém: 1- Videoaula: vídeo onde o professor faz um apanhado geral do conteúdo do módulo e fala dos pontos mais relevantes; 2- E-book: texto com o conteúdo teórico do respectivo módulo; 3- Aula Explicativa: aula criada em PowerPoint e gravada na forma explicativa, com o uso de vídeo ou de som. 4- Vídeos sobre o tema para aprofundar o aprendizado. 5- Auto Avaliação: são 10 questões objetivas com as quais o aluno poderá verificar como foi seu aprendizado referente ao módulo estudado.
Atividades e participação on-line 100% da nota na autoavaliação dos quatro módulos. É necessário para aprovação, no mínimo, 70% de participação ativa em todas as atividades.
DAMIÃO, Maria de lurdes Zamora. MACARENCO, Isabel. Por uma comunicação não violenta. Disponível em: https://revistaensinosuperior.com.br/por-uma-comunicacao-nao-violenta/. Acesso em 19 de ab/2019. GALASSI, M.D. e GALASSI, J.P. Assertividade: o que é, por que é útil e como se aprende? Trad. Catarina Dias. Disponível em: https://ciencias.ulisboa.pt/sites/default/files/fcul/institucional/gapsi/Assertividade.pdf. Acesso em 10 de fev/2018. KUSY, Mitchell; HOLLOWAY, Elizabeth. Profissionais tóxicos: descubra e neutralize as atitudes que sabotam sua equipe. São Paulo: Editora Gente, 2010. MACARENCO, Isabel; DAMIAO, Maria de Lurdes Zamora. Competência: a essência da liderança pessoal. São Paulo: Saraiva, 2011. ROSENBERG, Marshall B. Comunicação não-violenta: técnicas para aprimorar relacionamentos pessoais e profissionais. Trad. Mário Vilela. São Paulo: Ágora, 2006.
Apaixonada pela vida e cidadã do mundo engajada no projeto de criar uma sociedade planetária iluminada. Mestre em Administração - Gestão de Organizações e Pessoas pela Universidade Metodista de São Paulo, especialista em Consultoria de Recursos Humanos e graduada em Psicologia e Pedagogia. Professora das disciplinas Gestão de Pessoas e Liderança, Gestão de carreiras e competências na pós-graduação, Psicologia, Liderança e Soft skills na graduação. Coach acadêmico e psicóloga da FECAP. Palestrante e facilitadora da Syntese Desenvolvimento Humano, da Universidade Corporativa do SESCON-SP - UNISESCON-SP e do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo– CRCSP. Coach holístico, Action learning coach, Analista comportamental, Wizard, Professional and Master Avatar com certificações internacionais. Coautora dos livros Competência: a essência da liderança pessoal, publicado pela Saraiva e Coaching: desenvolvendo pessoas e acelerando processos, publicado pela Editora IBC.
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