ASA
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Área do Candidato
Carga Horária
4 horas
Data
2023
Localização
Online
Valores
Alunos, ex-alunos FECAP: Gratuito Externos: Gratuito
Período de Inscrição
Disponível
Professor(a)
Maria de Lurdes Zamora Damião
A CNV, Comunicação Não Violenta, oferece uma técnica que aperfeiçoa relacionamentos pessoais e profissionais. Segundo a professora do curso on-line gratuito “Comunicação Não Violenta” da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP), Maria de Lurdes Zamora Damião, a CNV é mais que uma ferramenta: é um jeito de ser, que contempla a não violência, a aceitação totalmente sem julgamento e a compaixão.
“A ênfase da técnica reside no saber expressar-se a partir de observações, sentimentos, necessidades e clareza nos pedidos, evitando-se uma linguagem cheia de julgamentos e rótulos que enquadram os interlocutores ou terceiros. Sua proposta envolve a revisão das ações baseadas no ‘piloto automático’ e a busca de respostas mais conscientes”, explica.
PERFIL DE COMUNICAÇÃO VIOLENTA:
A especialista aponta ainda qual é o perfil e como age uma pessoa que aplica a comunicação violenta. Segundo ela, são pessoas passivas, manipuladoras e agressivas que utilizam uma comunicação com linguagem agressiva e cheia de julgamentos que separam as pessoas.
Priorizam apontar o que o outro fez e o que falou de errado, criando um mundo de suposições convenientes em que a necessidade real não é contemplada. É a busca constante por sempre ter razão, mesmo que seja preciso coagir ou culpar o outro, sem ouvi-lo e sem reconhecer sua responsabilidade com a situação.
Já as pessoas que agem a partir da comunicação não violenta são assertivas e empáticas, que se conectam com outro, revelando necessidades e desejos, e abrindo caminhos de verdadeira comunicação e possibilidades de reciprocidade.
Possibilitam uma comunicação direta e empática, pois comunicam interesses, buscam identificar sentimentos a cada momento e a maneira como os outros podem contribuir para o seu bem-estar e o do outro. Utilizam-se de uma comunicação respeitosa e sem julgamentos.
COMO LIDAR COM QUEM É AGRESSIVO?
Observe sem julgamento, entre em contato com os sentimentos provocados em você, verifique qual é sua necessidade em relação ao ocorrido e depois em uma conversa assertiva e empática com a pessoa, fale sobre sua observação, seus sentimentos e necessidades, e conclua com um pedido em linguagem clara e positiva que deseja que ela se comunique com você de forma respeitosa e empática.
PANDEMIA POTENCIALIZA AGRESSIVIDADE
A pandemia revela pelo menos dois tipos de vítimas: as do Covid-19 e as do isolamento social. O isolamento potencializa nossos medos e o medo é a base de toda agressividade.
Quando sentimos medo de expressar nossos sentimentos e necessidades e não acreditamos que o outro nos ouvira ou será empático, utilizamos a comunicação violenta. Começar ou aprofundar um processo de autoconhecimento com terapia, exercícios de atenção plena e outras estratégias, ajuda a manter a serenidade e o equilíbrio.
Por fim, a professora aponta que a agressividade direta ou passiva é extremamente prejudicial, pois constrói muros entre as pessoas, independente do ambiente. “Predomina a ideia de que o outro é responsável pelo nosso bem-estar, e quando isso não acontece o outro é o culpado. É uma forma de terceirizar nossa responsabilidade, aliviar nossa culpa e principalmente abrir mão de nosso poder e protagonismo”, conclui.
PÚBLICO-ALVO: Profissionais que desejam aperfeiçoar suas habilidades comunicacionais e colaborativas para construir relacionamentos saudáveis e produtivos, além de parcerias de confiança.
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM:
Entender os comportamentos tóxicos e seus impactos sobre os profissionais, equipes e organizações. Identificar os tipos de comunicação improdutivos e produtivos e suas consequências nos relacionamentos. Conhecer a Comunicação não violenta e praticar a atenção plena em si e no outro, substituindo reações e julgamentos por ações e observações. Refletir as habilidades de linguagem e comunicação que fortalecem a capacidade de ser empático e resolver conflitos.
A trilha de aprendizagem é o caminho pelo qual o aluno deverá percorrer durante o processo de ensino-aprendizagem de modo que haja eficiência e eficácia nesse processo.O curso está organizado em 4 módulos e cada um deles contém:
Atividades e participação on-line 100% da nota na autoavaliação dos quatro módulos. É necessário para aprovação, no mínimo, 70% de participação ativa em todas as atividades.
Mestre em Administração; Bacharel em Psicologia e Pedagogia. Certificações e ferramentas: SHL Accredited Trainer Course; Coaching Assessment; Liberating Structures; Action Learning; Psych K e Coaching Holístico. Forte experiência na educação formal, corporativa e na gestão. Psicóloga e professora da graduação e da pós-graduação da FECAP. Coautora do livro Competência: a essência da liderança pessoal, publicado pela Saraiva. Apaixonada pela vida e cidadã do mundo engajada no projeto de criar uma sociedade mais consciente e empática.
Profa. Ma. Maria de Lurdes Zamora Damião
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