Dúvidas / FAQ
Inscreva-se
Área do Candidato
PÚBLICO-ALVO Profissionais da área secretarial, associados ao SINSESP, que desejam aperfeiçoar suas Soft Skills para a viabilização de resultados positivos com alta performance pessoal e profissional.
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM Capacitar os profissionais da área secretarial para a compreensão e aplicação dos conceitos e das ferramentas das ciências comportamentais, objetivando o desenvolvimento e a mobilização das competências necessárias para lidar com clientes internos e externos.
ESTRATÉGIA DE ENSINO
O curso é ministrado de forma online com aulas gravadas. O professor responsável fica a disposição para monitoria durante 30 dias, tempo de realização do curso. As atividades possuem datas pré determinadas para entrega
Carga Horária
30 horas/aula
Data
01 de abril até 31 de abril
Localização
Online
Valores
Alunos, ex-alunos FECAP R$ 249,00 Externos: R$ 498,00
Período de Inscrição
até 08 de abril
Professor(a)
Luciana Paula Bento Luciani
I. Inteligência emocional na formação de líderes Profa. Daniela Medeiros
Durante este Módulo, o aluno irá compreender o que significa ser emocionalmente inteligente. A seguir, o aluno terá a oportunidade de identificar os comportamentos de líderes de sucesso, assim como questionar se tais comportamentos estão sendo devidamente aplicados por ele. Finalmente, o aluno fará uma autoanálise do seu estilo de liderança e de como pode usar as ferramentas aprendidas para melhorar sua capacidade de liderar. Este curso exige do aluno sinceridade consigo e capacidade para interagir com o conteúdo que será dinâmico, exigindo muitas reflexões de cunho individual. Espera-se que o aluno esteja disposto a quebrar paradigmas pessoais que fortalecem comportamentos, os quais, muitas vezes, travam seu processo de desenvolvimento.
II. Gestão de carreira Prof. Augusto Dutra Galery
Com o desenvolvimento das teorias e técnicas de gestão de pessoas nas organizações nos últimos cem anos, a noção de desenvolvimento pessoal no trabalho se modificou radicalmente. Em especial a partir da década de 1980, essas mudanças conceituais passaram a fazer parte das práticas de Recursos Humanos, tendo impactos em todo processo, do recrutamento à demissão. O presente Módulo tratará da gradual passagem da gestão de cargos e salários para a gestão de carreiras, enfocando as modificações para as empresas e as consequências dessas mudanças para os indivíduos. Veremos como o controle da ascensão profissional deixou de ser propriedade exclusiva da empresa e porque o planejamento da carreira é cada vez mais uma questão de relação entre empresa e colaboradores, relação essa que exige comprometimento de ambos os lados. Para tanto, buscaremos mostrar qual a importância da gestão individual de carreira e suas relações com a gestão organizacional de carreiras.
III. Comunicação não violenta Profa. Maria de Lurdes Damião Zamora
Os holofotes geralmente estão direcionados para os profissionais que possuem competências técnicas e comportamentais que os tornam exemplos. São profissionais talentosos que, merecidamente, são reconhecidos por praticar no dia a dia a arte de viver e de reverenciar a vida, assim como a de conviver bem e atingir excelentes resultados para a equipe e para a organização. São pessoas que colaboram com a paz interior dos demais, compartilhando e se relacionando de forma saudável. Mas esse não é o único perfil profissional que ocupa espaço nas organizações. É preciso direcionar os holofotes também para os profissionais que, por um motivo ou outro, procuram contaminar e desestimular os talentosos. Conhecidos como tóxicos, esses profissionais são os maiores responsáveis por comprometer a produtividade e a competitividade de uma organização, por isso merecem atenção. Neste Módulo, vamos abordar sobre o comportamento tóxico e seus reflexos nas corporações. Além disso, falaremos sobre a comunicação assertiva e sobre a importância da comunicação não violenta.
IV. Relações interpessoais Profa. Luciana Paula Bento Luciani
Neste Módulo, vamos refletir acerca das competências que oportunizam a construção de melhores relacionamentos nas empresas. Para desenvolver este estudo, dividiremos nossas discussões em três tópicos: as relações interpessoais no trabalho; a gestão de conflitos e o convívio profissional entre diferentes gerações. Todas as reflexões buscarão despertar em você o desenvolvimento e a mobilização de competências essenciais para positivas relações interpessoais. Os conhecimentos adquiridos certamente poderão ser colocados em prática não apenas no ambiente corporativo, mas também em outros contextos de convívio e relacionamento.
Encerramento Fechamento da plataforma e emissão dos certificados
A trilha de aprendizagem é o caminho pelo qual o aluno deverá percorrer durante o processo de ensino-aprendizagem de modo que haja eficiência e eficácia nesse processo. O curso está organizado em 5 etapas:
Apresentação geral do curso 1. Videoaula: vídeo para apresentar as diretrizes do curso, módulos e professores; 2. Texto de apresentação: síntese das informações apresentadas na videoaula; 3. Fórum de boas-vindas: momento assíncrono de interação entre a Profa. Luciana e os participantes.
Módulos I, II, III e IV: Soft Skills 1. Videoaula: vídeo em que o professor discute o conteúdo do respectivo Módulo e aborda os pontos mais relevantes; 2. E-book: texto com o conteúdo teórico do respectivo Módulo; 3. Autoavaliação: 10 questões objetivas para que o participante mensure o seu aprendizado; 4. Fórum autoinstrutivo e autodirigido; 5. Podcast: indicação de uma leitura para aprofundamento do tema estudado.
Nota mínima para certificação = 60%.
ALBORNOZ, S. O que é trabalho? São Paulo: Brasiliense, 2004.
BRADBERRY, J.; GREAVES, J. A Inteligência Emocional 2.0: você sabe usar a sua? São Paulo: HSM Editora, 2016.
CARNEGIE, D. Como fazer amigos & influenciar pessoas. 52. ed. São Paulo: Nacional, 2012
Doutora e Mestre em Letras pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, Especialista em Língua Portuguesa e Literatura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, Especialista em Marketing e Negócios Internacionais, Graduada em Letras com Habilitações em Tradutor-Intérprete Inglês/Português pela Unibero. Atualmente é professora dos cursos de Graduação e Pós-Graduação da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado - FECAP. É membro do grupo de pesquisa (CNPq) "O discurso pedagógico de Paulo Freire: uma leitura". Tem experiência nas áreas de Letras, Comunicação e Secretariado, em diferentes níveis de ensino e modalidades.
© Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado - FECAP - Todos os direitos reservados