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Soft Skills para a Gestão Secretarial

| Online

Carga Horária: 30 horas/aula

Data: 16 de novembro a 16 de dezembro

Valores: Alunos, ex-alunos FECAP R$ 249,00 Externos: R$ 498,00

Período de Inscrição: até 22 de novembro

Prof. Luciana Paula Bento Luciani

Sobre o curso

PÚBLICO-ALVO

Profissionais da área secretarial, associados ao SINSESP, que desejam aperfeiçoar suas Soft Skills para a viabilização de resultados positivos com alta performance pessoal e profissional.

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM

Capacitar os profissionais da área secretarial para a compreensão e aplicação dos conceitos e das ferramentas das ciências comportamentais, objetivando o desenvolvimento e a mobilização das competências necessárias para lidar com clientes internos e externos.

Conteúdo

I. Inteligência emocional na formação de líderes
Profa. Daniela Medeiros

Durante este Módulo, o aluno irá compreender o que significa ser emocionalmente inteligente. A seguir, o aluno terá a oportunidade de identificar os comportamentos de líderes de sucesso, assim como questionar se tais comportamentos estão sendo devidamente aplicados por ele. Finalmente, o aluno fará uma autoanálise do seu estilo de liderança e de como pode usar as ferramentas aprendidas para melhorar sua capacidade de liderar.
Este curso exige do aluno sinceridade consigo e capacidade para interagir com o conteúdo que será dinâmico, exigindo muitas reflexões de cunho individual.
Espera-se que o aluno esteja disposto a quebrar paradigmas pessoais que fortalecem comportamentos, os quais, muitas vezes, travam seu processo de desenvolvimento.

II. Gestão de carreira
Prof. Augusto Dutra Galery

Com o desenvolvimento das teorias e técnicas de gestão de pessoas nas organizações nos últimos cem anos, a noção de desenvolvimento pessoal no trabalho se modificou radicalmente. Em especial a partir da década de 1980, essas mudanças conceituais passaram a fazer parte das práticas de Recursos Humanos, tendo impactos em todo processo, do recrutamento à demissão.
O presente Módulo tratará da gradual passagem da gestão de cargos e salários para a gestão de carreiras, enfocando as modificações para as empresas e as consequências dessas mudanças para os indivíduos. Veremos como o controle da ascensão profissional deixou de ser propriedade exclusiva da empresa e porque o planejamento da carreira é cada vez mais uma questão de relação entre empresa e colaboradores, relação essa que exige comprometimento de ambos os lados. Para tanto, buscaremos mostrar qual a importância da gestão individual de carreira e suas relações com a gestão organizacional de carreiras.

III. Comunicação não violenta
Profa. Maria de Lurdes Damião Zamora

Os holofotes geralmente estão direcionados para os profissionais que possuem competências técnicas e comportamentais que os tornam exemplos. São profissionais talentosos que, merecidamente, são reconhecidos por praticar no dia a dia a arte de viver e de reverenciar a vida, assim como a de conviver bem e atingir excelentes resultados para a equipe e para a organização. São pessoas que colaboram com a paz interior dos demais, compartilhando e se relacionando de forma saudável.
Mas esse não é o único perfil profissional que ocupa espaço nas organizações. É preciso direcionar os holofotes também para os profissionais que, por um motivo ou outro, procuram contaminar e desestimular os talentosos. Conhecidos como tóxicos, esses profissionais são os maiores responsáveis por comprometer a produtividade e a competitividade de uma organização, por isso merecem atenção.
Neste Módulo, vamos abordar sobre o comportamento tóxico e seus reflexos nas corporações. Além disso, falaremos sobre a comunicação assertiva e sobre a importância da comunicação não violenta.

IV. Relações interpessoais
Profa. Luciana Paula Bento Luciani

Neste Módulo, vamos refletir acerca das competências que oportunizam a construção de melhores relacionamentos nas empresas.
Para desenvolver este estudo, dividiremos nossas discussões em três tópicos: as relações interpessoais no trabalho; a gestão de conflitos e o convívio profissional entre diferentes gerações.
Todas as reflexões buscarão despertar em você o desenvolvimento e a mobilização de competências essenciais para positivas relações interpessoais. Os conhecimentos adquiridos certamente poderão ser colocados em prática não apenas no ambiente corporativo, mas também em outros contextos de convívio e relacionamento.

Encerramento
Fechamento da plataforma e emissão dos certificados

A trilha de aprendizagem é o caminho pelo qual o aluno deverá percorrer durante o processo de ensino-aprendizagem de modo que haja eficiência e eficácia nesse processo. O curso está organizado em 5 etapas:

Apresentação geral do curso
1. Videoaula: vídeo para apresentar as diretrizes do curso, módulos e professores;
2. Texto de apresentação: síntese das informações apresentadas na videoaula;
3. Fórum de boas-vindas: momento assíncrono de interação entre a Profa. Luciana e os participantes.

Módulos I, II, III e IV: Soft Skills
1. Videoaula: vídeo em que o professor discute o conteúdo do respectivo Módulo e aborda os pontos mais relevantes;
2. E-book: texto com o conteúdo teórico do respectivo Módulo;
3. Autoavaliação: 10 questões objetivas para que o participante mensure o seu aprendizado;
4. Fórum autoinstrutivo e autodirigido;
5. Podcast: indicação de uma leitura para aprofundamento do tema estudado.

Nota mínima para certificação = 60%.

ALBORNOZ, S. O que é trabalho? São Paulo: Brasiliense, 2004.

BRADBERRY, J.; GREAVES, J. A Inteligência Emocional 2.0: você sabe usar a sua? São Paulo: HSM Editora, 2016.

CARNEGIE, D. Como fazer amigos & influenciar pessoas. 52. ed. São Paulo: Nacional, 2012

Sobre o professor

Doutoranda e Mestre em Letras (Mackenzie), especialista em Língua Portuguesa e Literatura (Mackenzie) e em Marketing e Negócios Internacionais (IPEP), graduada em Letras com Habilitações em Tradutor e Intérprete e Licenciatura Plena – Inglês/Português (Unibero). Professora nos cursos de Graduação (Secretariado Executivo, Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas) e de Pós-Graduação (Assessoria Executiva) na Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP). Experiência de 19 anos na área ACADÊMICA (presencial e EaD) e 22 anos na área SECRETARIAL. Atua com palestras e ministra treinamentos voltados à comunicação, redação corporativa e atuação secretarial. Autora do livro Leitura da Imagem: do verbo às capas de “O Cortiço” no século XXI e coautora dos livros: Formação e atuação do professor de língua portuguesa (2020), Professor(a): identidade e representação (2020), Paulo Freire: da teoria à prática (2018) e Paulo Freire em tempo presente (2016).

Luciana Paula Bento Luciani

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