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Soft Skills para a Gestão Secretarial

Inscreva-se

- GESTãO DE PESSOAS

Carga Horária

30 horas


Data

01 de Abril até 30 de Abril


Horário

Online


Localização

Online


Valores

Alunos, ex-alunos FECAP: R$ 249,00
Externos: R$ 498,00


Período de Inscrição

até 07 de Abril


Professor(a)

Augusto Dutra Galery

Daniela Marques Medeiros

Luciana Paula Bento Luciani

Maria de Lurdes Zamora Damião


Sobre o curso

PÚBLICO-ALVO:

Profissionais da área secretarial, associados ao SINSESP, que desejam aperfeiçoar suas Soft Skills para a viabilização de resultados positivos com alta performance pessoal e profissional.

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM:

Capacitar os profissionais da área secretarial para a compreensão e aplicação dos conceitos e das ferramentas das ciências comportamentais, objetivando o desenvolvimento e a mobilização das competências necessárias para lidar com clientes internos e externos.

ESTRATÉGIA DE ENSINO:

O curso é ministrado de forma online com aulas gravadas. O professor responsável fica a disposição para monitoria durante 30 dias, tempo de realização do curso. As atividades possuem datas pré determinadas para entrega

Conteúdo

I. Inteligência emocional na formação de líderes
Profa. Daniela Medeiros

Durante este Módulo, o aluno irá compreender o que significa ser emocionalmente inteligente. A seguir, o aluno terá a oportunidade de identificar os comportamentos de líderes de sucesso, assim como questionar se tais comportamentos estão sendo devidamente aplicados por ele. Finalmente, o aluno fará uma autoanálise do seu estilo de liderança e de como pode usar as ferramentas aprendidas para melhorar sua capacidade de liderar.
Este curso exige do aluno sinceridade consigo e capacidade para interagir com o conteúdo que será dinâmico, exigindo muitas reflexões de cunho individual.
Espera-se que o aluno esteja disposto a quebrar paradigmas pessoais que fortalecem comportamentos, os quais, muitas vezes, travam seu processo de desenvolvimento.

II. Gestão de carreira
Prof. Augusto Dutra Galery

Com o desenvolvimento das teorias e técnicas de gestão de pessoas nas organizações nos últimos cem anos, a noção de desenvolvimento pessoal no trabalho se modificou radicalmente. Em especial a partir da década de 1980, essas mudanças conceituais passaram a fazer parte das práticas de Recursos Humanos, tendo impactos em todo processo, do recrutamento à demissão.
O presente Módulo tratará da gradual passagem da gestão de cargos e salários para a gestão de carreiras, enfocando as modificações para as empresas e as consequências dessas mudanças para os indivíduos. Veremos como o controle da ascensão profissional deixou de ser propriedade exclusiva da empresa e porque o planejamento da carreira é cada vez mais uma questão de relação entre empresa e colaboradores, relação essa que exige comprometimento de ambos os lados. Para tanto, buscaremos mostrar qual a importância da gestão individual de carreira e suas relações com a gestão organizacional de carreiras.

III. Comunicação não violenta
Profa. Maria de Lurdes Damião Zamora

Os holofotes geralmente estão direcionados para os profissionais que possuem competências técnicas e comportamentais que os tornam exemplos. São profissionais talentosos que, merecidamente, são reconhecidos por praticar no dia a dia a arte de viver e de reverenciar a vida, assim como a de conviver bem e atingir excelentes resultados para a equipe e para a organização. São pessoas que colaboram com a paz interior dos demais, compartilhando e se relacionando de forma saudável.
Mas esse não é o único perfil profissional que ocupa espaço nas organizações. É preciso direcionar os holofotes também para os profissionais que, por um motivo ou outro, procuram contaminar e desestimular os talentosos. Conhecidos como tóxicos, esses profissionais são os maiores responsáveis por comprometer a produtividade e a competitividade de uma organização, por isso merecem atenção.
Neste Módulo, vamos abordar sobre o comportamento tóxico e seus reflexos nas corporações. Além disso, falaremos sobre a comunicação assertiva e sobre a importância da comunicação não violenta.

IV. Relações interpessoais
Profa. Luciana Paula Bento Luciani

Neste Módulo, vamos refletir acerca das competências que oportunizam a construção de melhores relacionamentos nas empresas.
Para desenvolver este estudo, dividiremos nossas discussões em três tópicos: as relações interpessoais no trabalho; a gestão de conflitos e o convívio profissional entre diferentes gerações.
Todas as reflexões buscarão despertar em você o desenvolvimento e a mobilização de competências essenciais para positivas relações interpessoais. Os conhecimentos adquiridos certamente poderão ser colocados em prática não apenas no ambiente corporativo, mas também em outros contextos de convívio e relacionamento.

Encerramento
Fechamento da plataforma e emissão dos certificados

A trilha de aprendizagem é o caminho pelo qual o aluno deverá percorrer durante o processo de ensino-aprendizagem de modo que haja eficiência e eficácia nesse processo. O curso está organizado em 5 etapas:

Apresentação geral do curso

  1. Videoaula: vídeo para apresentar as diretrizes do curso, módulos e professores;
  2. Texto de apresentação: síntese das informações apresentadas na videoaula;
  3. Fórum de boas-vindas: momento assíncrono de interação entre a Profa. Luciana e os participantes.

Módulos I, II, III e IV: Soft Skills

  1. Videoaula: vídeo em que o professor discute o conteúdo do respectivo Módulo e aborda os pontos mais relevantes;
  2. E-book: texto com o conteúdo teórico do respectivo Módulo;
  3. Autoavaliação: 10 questões objetivas para que o participante mensure o seu aprendizado;
  4. Fórum autoinstrutivo e autodirigido;
  5. Podcast: indicação de uma leitura para aprofundamento do tema estudado.

Nota mínima para certificação = 60%.

  • ALBORNOZ, S. O que é trabalho? São Paulo: Brasiliense, 2004.
  • BRADBERRY, J.; GREAVES, J. A Inteligência Emocional 2.0: você sabe usar a sua? São Paulo: HSM Editora, 2016.
  • CARNEGIE, D. Como fazer amigos & influenciar pessoas. 52. ed. São Paulo: Nacional, 2012

Sobre o professor

Psicólogo pela Universidade Federal de Minas Gerais, mestre em Administração pela Fundação Getulio Vargas - SP, doutor e pós-doutor em Psicologia Social pela Universidade de São Paulo. É professor assistente integral da FECAP e professor convidado da Escola de Administração de Empresas de São Paulo/ Fundação Getúlio Vargas. Coordenou o Curso de Pós-Graduação em Gestão Estratégica de Pessoas no Centro Universitário Fecap, e é cogestor do Fecap+ Centro de Acolhimento e Permanência. Foi coordenador por 5 anos do Centro de Estudos DIVERSA, do Instituto Rodrigo Mendes. Tem experiência na área de Inclusão Social e Psicologia social, do trabalho e organizacional, em especial nos campos da psicossociologia.

Prof. Dr. Augusto Dutra Galery

Sobre o professor

Doutoranda no Programa de Psicologia da Unesp de Assis. Mestre em Relações Internacionais pela PUC/SP pelo Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais da UNESP/UNICAMP/PUC-SP San Tiago Dantas com pesquisa na área de Política Externa Brasileira. Graduada em Relações Internacionais pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Área de atuação: Relações Internacionais, com especialidade em estudos de Política Externa Brasileira, História das Relações Internacionais, Teoria das Relações Internacionais, Política Internacional, Organizações Internacionais e Desenvolvimento. Formação Complementar em Coaching e Programação Neurolinguística.

Profa. Dra. Daniela Marques Medeiros

Sobre o professor

Doutora e Mestre em Letras pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, Especialista em Língua Portuguesa e Literatura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, Especialista em Marketing e Negócios Internacionais, Graduada em Letras com Habilitações em Tradutor-Intérprete Inglês/Português pela Unibero. Atualmente é professora dos cursos de Graduação e Pós-Graduação da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado - FECAP. É membro do grupo de pesquisa (CNPq) "O discurso pedagógico de Paulo Freire: uma leitura". Tem experiência nas áreas de Letras, Comunicação e Secretariado, em diferentes níveis de ensino e modalidades.

Profa. Dra. Luciana Paula Bento Luciani

Sobre o professor

Mestre em Administração - Gestão de Organizações e Pessoas, especialista em Consultoria de Recursos Humanos e graduada em Psicologia e Pedagogia. Certificações e ferramentas: SHL Accredited Trainer Course /. Coaching Assessment / Liberating Structures / Action Learning / Psych K / Coaching Holístico / Avatar / Análise Transacional. 37 anos de experiência na educação formal, corporativa e na gestão. Coautora dos livros Competência: a essência da liderança pessoal, publicado pela Saraiva e dos livros Sobre Ser: histórias sobre empatia, autenticidade e aceitação e Sobre ser África, publicados pela Estação da Letras. Apaixonada pela vida e cidadã do mundo engajada no projeto de criar uma sociedade mais consciente e empática.

Profa. Ma. Maria de Lurdes Zamora Damião

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