Dúvidas / FAQ
Inscreva-se
Área do Candidato
PÚBLICO-ALVO: Profissionais interessados em adquirir capacitação diferenciada e de alto nível em Planejamento Orçamentário Governamental. Incluem servidores públicos, contadores que prestam serviços de contabilidade para órgãos públicos como, por exemplo, escritórios de serviços contábeis, consultores, estudantes e candidatos a concursos públicos.
OBJETIVO DE APRENDIZAGEM: Trabalhar as perspectivas para Planejamento Orçamentário Governamental, nas diversas esferas de governo.
ESTRATÉGIA DE ENSINO
O curso é ministrado de forma online com aulas gravadas. O professor responsável fica a disposição para monitoria durante 30 dias, tempo de realização do curso. As atividades possuem datas pré determinadas para entrega
Carga Horária
30 horas/aula
Data
01 de Junho até 30 de Junho
Localização
Online
Valores
Alunos, ex-alunos FECAP R$ 249,00 Externos: R$ 498,00
Período de Inscrição
até 08 de Junho
Professor(a)
Denis Vaz Meireles
Aspectos gerais sobre orçamento público; Plano Plurianual (PPA); Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO); Lei Orçamentária Anual (LOA); Elaboração da proposta orçamentária; Programação orçamentária e financeira e limitação de empenho; Lei de responsabilidade fiscal e equilíbrio das contas públicas; Alterações orçamentárias (créditos adicionais, alterações do QDD, transposições, remanejamentos e transferências); O projeto de lei da qualidade fiscal (PLP nº 295/2016).
A trilha de aprendizagem é o caminho que o aluno deverá percorrer durante o processo de ensino-aprendizagem de modo que haja eficiência e eficácia nesse processo. O curso está organizado em 4 módulos e cada um deles contém: 1- Vídeo-aula: vídeo através do qual o professor faz um apanhado geral do conteúdo do módulo e fala dos pontos mais relevantes; 2- E-book: texto com o conteúdo teórico do respectivo módulo; 3- Aula Explicativa: aula criada em PowerPoint e gravada na forma explicativa, com o uso de vídeo ou de som. 4- Fórum para Discussão: neste ambiente, o Professor Tutor e os alunos deverão interagir para discutir o assunto tratado. Eles poderão também apresentar dúvidas e discutir com seus colegas acerca do tema ali proposto. 5- Auto Avaliação: são 10 questões objetivas através das quais o aluno poderá verificar como foi seu aprendizado referente ao módulo estudado.
Atividades e participação on-line constituem 100% da nota nos fóruns de discussões e autoavaliação dos quatro módulos. É necessário para aprovação, no mínimo, 70% de participação ativa em todas as atividades.
ABRAHAM, Marcus. Lei de Responsabilidade Fiscal Comentada. São Paulo: Forense. 2017. ALBUQUERQUE, Claudiano, MEDEIROS, Marcio, FEIJÓ, Paulo Henrique. Gestão de Finanças Públicas. 3 ed. Brasília. Gestão Pública, 20138 ANDRADE, Nilton de Aquino; et al. Planejamento governamental para municípios: plano plurianual, lei de diretrizes orçamentárias e lei orçamentária anual. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2008. BEZERRA FILHO. João Eudes, Orçamento Aplicado ao Setor Público: abordagem simples e objetiva, 2 ed. São Paulo. Atlas, 2013. BRASIL. Lei de Responsabilidade Fiscal. Brasília. 2000. BRASIL. Lei de Acesso à Informação. Brasília. 2011. BRASIL. Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão. Secretaria de Orçamento Federal. Manual Técnico de Orçamento – MTO. Edição 2018. Brasília, 2017 FEIJÓ, Paulo Henrique; et al. Entendendo a Contabilidade Orçamentária Aplicada ao Setor Público. Brasília: Gestão Pública, 2015 GIACOMONI, James. Orçamento Público. 17 ed. São Paulo. Atlas, 2017.
Pós-Graduado em Gestão e Controladoria Pública pela FECAP e graduado em Administração com Ênfase em Administração Pública pela UNESP. Consultor, com mais de 10 anos de atuação, na esfera pública sobre assuntos relacionados à Administração Pública, Orçamento e Contabilidade aplicada ao setor público.
© Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado - FECAP - Todos os direitos reservados