Dúvidas / FAQ
Inscreva-se
Área do Candidato
PÚBLICO-ALVO: Profissionais interessados em adquirir capacitação diferenciada e de alto nível em criação, controle e gestão do Orçamento Empresarial (Controladoria Operacional). Com um conteúdo destinado ao aprendizado, exercício e formação de gestores da área e visão ampla dos processos de concepção e controle do plano orçamentário organizacional, este curso destina-se a suprir lacunas no conhecimento e no aperfeiçoamento de profissionais da área, incluindo-se diretores, gerentes, supervisores, chefes, coordenadores, profissionais da área contábil-financeira e orçamentária. Destina-se ainda aos demais profissionais interessados em desenvolver habilidades para geração contínua de valor nas organizações, através do uso eficaz dessa ferramenta de controle e gestão.
OBJETIVO(S) DE APRENDIZAGEM: A partir da concepção e da elaboração do orçamento empresarial podemos antecipar situações futuras as quais possam repercutir na continuidade de nossa atividade empresarial, o orçamento permite com que possamos atuar com rigor e critérios quanto à utilização de recursos financeiros para a continuidade dos negócios. A predição de situações futuras possibilita que possamos também controlar as ações desenvolvidas pela entidade, o orçamento então passa a não ser somente um instrumento de planejamento, mas de verificação e de fiscalização para saber se o desenvolvimento das funções gerenciais e da utilização dos recursos estão sendo corretamente aplicados. Seguimos o entendimento de Michael Porter, segundo o qual destaca que não basta uma simples estratégia para que sejam alcançados resultados expressivos, mas de meios os quais sejam suficientes para programar e controlar o fluxo de receitas e despesas para fazer com que haja o melhor desempenho da atividade empresarial. Alguns pontos serão essenciais em nossa abordagem:
1) Análise dos pressupostos utilizados para o desenvolvimento do orçamento, associado ao planejamento estratégico da entidade;
2) Compreensão da estrutura do orçamento empresarial;
3) Análise dos principais tipos de orçamentos empresariais e o alinhamento do estilo à cultura organizacional da entidade;
4) Análise da importância da controladoria para o desenvolvimento desta ferramenta;
5) Consolidação de informações orçamentárias, dotada de elementos tangíveis, para uma tomada de decisão estratégica e tática pela entidade; e
6) Desenvolvimento do controle orçamentário, o qual deve evidenciar se tudo aquilo que foi planejado e previsto efetivamente foi realizado em momento posterior.
ESTRATÉGIA DE ENSINO
O curso é ministrado de forma online com aulas gravadas. O professor responsável fica a disposição para monitoria durante 30 dias, tempo de realização do curso. As atividades possuem datas pré determinadas para entrega
Carga Horária
30 horas/aula
Data
01 de abril até 31 de abril
Localização
Online
Valores
Alunos, ex-alunos FECAP R$ 249,00 Externos: R$ 498,00
Período de Inscrição
até 08 de abril
Professor(a)
Ademar Lucas
• A importância do desenvolvimento do orçamento empresarial para a entidade; • As principais competências a serem assumidas pelo Controller para operacionalização do orçamento; • Configuração da estrutura do orçamento empresarial; • Principais tipos de orçamentos empresariais: estático (budget) e ajustado (forecast); • A importância do orçamento flexível, de previsão contínua (rolling) e das tendências orçamentárias; • As principais metodologia orçamentárias; • Visões e tendência de análise diferenciada em razão de um alinhamento quantitativo; • Utilização de dados histórico para a atividade e identidade do Controller; • Orçamento base zero; • Orçamento baseado em atividades; • Controle matricial orçamentário; • Orçamento-além (beyond budgeting) e as condições para sua estruturação; • A importância da estrutura orçamentária, sobre o plano orçamentário e sobre as premissas orçamentárias necessárias para sua realização; • A divisão clássica do orçamento empresarial: operacional, de investimento e de financiamento; • Os outros orçamentos necessários para o direcionamento do plano operacional: orçamento de compra de materiais, orçamento de mão de obra na produção, orçamento dos custos indiretos de fabricação e orçamento de despesas administrativas; • O orçamento financeiro e o fluxo monetário para aquisição de ativos; • A importância da utilização da alavancagem para a consolidação do orçamento de financiamento e de investimento; • A importância do processo orçamentário para a formação e a consolidação de demonstrativos contábeis projetados; • O orçamento empresarial enquanto instrumento estratégico.
A trilha de aprendizagem é o caminho pelo qual o aluno deverá percorrer durante o processo de ensino-aprendizagem de modo que haja eficiência e eficácia nesse processo. O curso está organizado em 6 módulos e cada um deles contém os seguintes Materiais Instrucionais e Atividades práticas: Materiais Instrucionais 1- Videoaula: é um vídeo onde o professor faz um apanhado geral do conteúdo do módulo e fala dos pontos mais relevantes; 2- E-book: é um texto com o conteúdo teórico do respectivo módulo; 3- Aula explicativa: É uma aula criada em PowerPoint e gravada na forma explicativa, com o uso de vídeo ou de som.
Atividades práticas: 4- Fórum para discussão: Neste ambiente o professor-tutor e os alunos deverão interagir para discutir o assunto tratado. Eles poderão também apresentar dúvidas e discutir com seus colegas acerca do tema ali proposto; 5- Autoavaliação: São 10 questões objetivas onde o aluno poderá verificar como foi seu aprendizado referente ao módulo estudado.
• Videoaulas; • Apostilas (e-book); • Fóruns de discussões; • Aulas explicativas; • Autoavaliações.
Dedicação do discente e participação nos fóruns de discussões dos seis módulos. É necessário para aprovação, no mínimo, 70% de participação ativa em todas as atividades.
ANTUNES JUNIOR, José Antonio Valle; KLIEMANN NETO, Francisco José; FENSTERSEIFER, Jaime Evaldo. Considerações críticas sobre a evolução das filosofias de administração da produção: do "just-in case" ao "just-in-time". Rev. adm. empres., São Paulo , v. 29, n. 3, p. 49-64, Sept. 1989. Disponível em . Acesso em 02 outubro 2017. CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE. Resolução CFC 2015/NBCTG27(R3). Disponível em: . Acesso em: 20 novembro 2015. CORBARI, Ely Célia; MACEDO, Joel de Jesus. Análise de Projeto e Orçamento Empresarial. Curitiba: Editora Intersaberes, 2012. FERREIRA, J. A. S. Finanças corporativas: conceitos e aplicações. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2005. FREZATTI, Fábio. Beyond budgeting: Inovação ou resgate de antigos conceitos do orçamento empresarial?. RAE, v. 45 n. 2, abr./jun. 2005. LUZ, Érico Eleuterio da (org). Gestão financeira e orçamentária. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2015. MARTINS, Eliseu. Contabilidade de Custos. São Paulo: Atlas, 2003. MARTINS, Tomas Sparano, et al. Planejamento Estratégico Orçamentário. São Paulo: Editora Intersaberes, 2012. PADOVEZE, Clóvis Luís (Org.). Orçamento empresarial. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2012. PADOVEZE, Clóvis Luís; TARANTO, Fernando César. Orçamento empresarial. São Paulo: Pearson/Prentice Hall, 2009.
Ademar Lucas, Empresário, Administrador de Empresas, Contador e Advogado, Mestre em Ciências Contábeis, cursou LLM (Master of Law) em Direito Societário, MBA Executivo em Administração e Especialista em Finanças Corporativas, Direito Tributário, Pósgraduado e especialista em Direito de Família e Sucessões, tendo ocupado cargos de VicePresidência, Diretoria Adm. Financeira, Jurídica, RH e Relações com Investidores em empresas multinacionais como Philips, Samsung, Delphi e em empresas nacionais de grande porte. Especialista em recuperação, gestão interina, avaliação, negociação e turnaround de organizações de médio e grande porte. Professor de cursos MBA e Pós-Graduação, de diversas matérias, ligadas às áreas financeira, controladoria, auditoria, projetos, direito societário, tributário e família em diversas instituições, tais como: IPT/USP, FIPE, Mauá Engenharia, FIAP e FECAP.
© Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado - FECAP - Todos os direitos reservados