Dicas para Produção de Videoaulas - FECAP

Dicas para Produção de Videoaulas

Inscreva-se

- Gratuitos

Sobre o curso

Público alvo:Professores, produtores de conteúdos que utilizam vídeos ou qualquer pessoa que tenha interesse em produzir vídeos de boa qualidade.

Objetivo do curso:  mostrar, de uma maneira rápida, alguns aspectos que podem ajudar os professores e outros interessados na produção de vídeos educativos.

Estratégia de ensino utilizada: O curso ocorre por meio de uma trilha de aprendizagem autoinstrucional composta por videoaulas, quizzes e leituras de materiais de apoio.

Carga Horária

2H


Data

2023


Localização

Online


Valores

Alunos, ex-alunos FECAP Gratuito Externos: Gratuito


Período de Inscrição

Disponível


Professor(a)

Eleomar Rosetti Ricino

Júlia Lúcia de Oliveira Albano da Silva

Wanderley Carneiro


Conteúdo

Conteúdo: Alguns aspectos gerais e técnicos. Roteiro de uma videoaula. Como elaborar textos concisos e objetivos.

Bibliografia:
Coutinho Camilo. Vídeos que vendem mais. DVS, São Paulo, 2020.
GOLD, Miriam. Redação Empresarial. São Paulo: Pearson, 2010.
TERCIOTTI, Sandra Helena; RICINO, Leo. Redação na prática: um guia que faz a diferença na hora de escrever bem. São Paulo: Saraiva, 2013.
DOURADO, P.; SALLES, C.; TAVARES, M. CRIAÇÃO E LITERACIA NAS PRÁTICAS DE ROTEIRO. Revista GEMInIS, [S. l.], v. 12, n. 1, p. 157–172, 2021. DOI: 10.53450/2179-1465.RG.2021v12i1p157-172. Disponível em: https://www.revistageminis.ufscar.br/index.php/geminis/article/view/608. Acesso em: 02.aug. 2022.
FIELD, Syd. Manual do Roteiro. São Paulo: editora Objetiva, 1995.

Sobre o professor

Possui graduação em Filosofia Ciências e Letras pela Universidade de Mogi das Cruzes (1973), graduação em Pedagogia Administração Escolar pela Universidade Nove de Julho (1983) e mestrado em Letras pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2003). Atualmente é instrutor na Universidade Corporativa Ernst & Young e professor da Fecap. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Gramática da Língua Portuguesa e Produção e Interpretação de Textos, atuando principalmente nos seguintes temas: prática de linguagem, gramática, língua e literaturas, narrador e linha tendenciosa e linha argumentativa em gregório de matos.

Eleomar Rosetti Ricino

Sobre o professor

Doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2014), Mestre pelo mesmo programa e instituição (1997) com concentração em Cultura e Ambientes Midiáticos. Possui graduação em Comunicação Social - Rádio e Televisão pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP (1992). Na atuação como radialista atuou como repórter entrevistadora, produtora, foi finalista por dois anos pelo Prêmio Ayrton Senna de Jornalismo. Atualmente é uma das redatoras e apresentadoras do Podcast Vozes Femininas, responsável pela edição e mixagem dos episódios disponibilizados nos agregadores de podcast. Como pesquisadora é autora do livro: Rádio - a Oralidade mediatizada - o spot publicitário e a linguagem radiofônica, editado pela Annablume de São Paulo, 1a edição em 1999, de capítulos e artigos sobre rádio, mídias sonoras, cultura do ouvir, comunicação e cultura. Docente universitária desde 1993 em cursos de Comunicação Social (Jornalismo, Rádio e TV, Relações Públicas, Publicidade e Propaganda) ministrando disciplinas relativas ao radiojornalismo, à programação, elaboração, produção e edição em mídias sonoras e audiovisuais, aos estudos avançados em comunicação e à elaboração e desenvolvimento de projetos de pesquisa e monografias. Atuação como professora orientadora de Trabalhos de Conclusão de Curso. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em teorias da comunicação, radiodifusão, jornalismo e produção multimídia, atuando principalmente nos seguintes temas: rádio, conteúdo sonoro digital, performance, sonoplastia, edição, produção e roteiros para mídias digitais, cidadania, cidade e cultura do ouvir. Durante o período de 2008 a 2010 atuou como coordenadora dos cursos de Comunicação Social - Publicidade e Propaganda (EaD e Presencial), Jornalismo, Radialismo e Relações Públicas na UNISA - Universidade Santo Amaro, São Paulo. Integrante do Núcleo de Pesquisa de Rádio e Mídia Sonora da INTERCOM - Sociedade Brasileira de Estudos da Comunicação, dos Grupos de Pesquisa Comunicação e Cultura do Ouvir da Faculdade Cásper Líbero e do CISC - Centro Interdisciplinar de Semiótica da Cultura e da Mídia da PUC de São Paulo.

Júlia Lúcia de Oliveira Albano da Silva

Sobre o professor

Doutor em Educação, Programa Currículo, pela PUC SP (2016). Mestre em Produção Vegetal (1993) e Engenheiro Agrônomo (1990) pela Universidade Federal de Viçosa-MG. Bacharel em Administração pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2009). Licenciatura em Quimica, pela FOC, 2001. Especialista em Gestão de Projetos pela USP (2000). Especialista em Administração Rural pela UFLA (2000) e Informática em Educação-UFLA (2003). Foi professor nos programas de MBA da FGV (2006-2015) e gerente de projetos agroindustriais na Nestlé (1990-2000). Desde 2009 atua como Pró-Reitor de Extensão e Desenvolvimento no Centro Universitário FECAP, local onde também leciona Gestão de Projetos. Coordena o Programa de Qualificação Docente da FECAP. Coordena o Projeto de Ensino a Distância da FECAP. Desenvolve pesquisas nas áreas de Educação e de Gestão de Projetos. Faz parte do Banco de Avaliadores (BASis) do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior do INEP-MEC para instituições e cursos de graduação.

Wanderley Carneiro

Compartilhe:

Dúvidas?

Entre em contato conosco.

Receba tudo o que rola no universo FECAP

© Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado - FECAP - Todos os direitos reservados