ASA
Tour Virtual
Whatsapp
Novo Ensino Médio, Técnico e High School Canadense
O compromisso psicopedagógico firmado e reafirmado a cada ano pelos profissionais da área no Colégio FECAP, é o de colaborar, através do trabalho, por uma educação de qualidade que garanta o acesso, a permanência e o pleno desenvolvimento humano de todos os alunos. A natureza desse trabalho é contribuir para a melhoria da prática pedagógica no contexto da escola com ações de cunho preventivas e remediativas. Primeiramente fazendo uma análise da situação atual e em seguida indicando os fatores que favorecem ou prejudicam o processo de ensino e aprendizagem. Por fim fazendo as intervenções necessárias que cada caso requer, considerando a singularidade do aluno-sujeito. O objetivo geral do projeto é encontrar caminhos de intervenção na realidade escolar, que nos permita analisar o processo de escolarização e as dificuldades de aprendizagem, buscando soluções e desenvolvendo ações que garantam e promovam transformações nos espaços escolares.
Para garantir isto, há um orientador educacional dedicado exclusivamente para cada série, que acompanha os estudantes e as famílias durante a etapa letiva.
No Colégio FECAP, o conhecimento não se resume aos conteúdos regulares dados em sala de aula. As nossas portas estão abertas para o aluno ir além do que se espera e aprender muito mais do que imagina. Uma das formas de ampliar o conhecimento e as oportunidades é fazer um dos cursos livres, atividade extracurricular oferecida sem custo adicional.
Estas atividades podem ser alteradas em função das preferências dos estudantes.
A oficina tem por objetivo ensinar o participante a solucionar o cubo mágico, trabalhando o raciocínio lógico. Duração: Anual
Prática de habilidades básicas de confeitaria e cozinha (tipos de cortes, métodos de cocção, molhos bases e fundos), para a preparação de pratos tradicionais. Duração: Semestral
Desenvolvimento e programação de sistemas automatizados utilizando componentes e recursos eletroeletrônicos baseados em Arduino. Duração: Anual
Oficinas teatrais visando a criação de espetáculos estudantis e formação do Grupo de Teatro do Colégio FECAP. O trabalho abarca, além do exercício de atuação do ator, as atividades de elaboração de figurinos, cenografias, iluminação, dramaturgia e trilhas sonoras. Duração: Anual
Técnicas de fotografia com manipulação de equipamento fotográfico e exercícios de enquadramento, composição, luz e sombra. Duração: Semestral
A oficina de dança tem o objetivo desenvolver seu corpo e mente através das expressões corporais e manifestações culturais. As modalidades de dança ofertadas são dança contemporânea e dança do ventre. Duração: Semestral
Equipamentos de discotecagem, sincronismo de batidas, mixagem, equalização, batidas por minuto, barras e compassos, mixagem harmônica e adequação de repertório. Duração: Semestral
Grupo de alunos que anseiam espalhar boas ações e incentivar a cultura do voluntariado e causas sociais entre o público jovem. Duração: Anual
Grupo de alunos para a participação em eventos da FECAP - banda e canto. Duração: Semestral
Limite de vagas nos cursos: 20 alunos
Caso o número de inscritos seja maior que o número de vagas, estas serão sorteadas, formando listas de espera.
Cada aluno poderá fazer um segundo curso caso haja vaga sobrando. Preencha um formulário para cada curso de interesse.
Não se inscreva em horários nos quais você já possua aula.
Frequência: os alunos que apresentarem 03 faltas consecutivas durante o curso serão excluídos.
Certificação: receberão certificado de conclusão os alunos que tiverem concluído satisfatoriamente o curso e apresentarem a frequência mínima necessária de acordo com as regras.
• Editoração e Produção Gráfica • Produtora de Vídeo Fecaflicks • Robótica • Fotografia • Assembleia Escolar Para participar dos Cursos Livres, o aluno precisa estar regularmente matriculado e fazer a inscrição no início do ano letivo. No caso do número de inscritos exceder o número de vagas ofertadas, os interessados são sorteados e é criada uma lista de espera.
As aulas do curricular de Educação Física são realizadas de segunda a sexta no período da manhã, durante o horário de aula. As modalidades oferecidas são: futsal, voleibol, basquetebol, handebol, flagbol, oficina de jogos (resgate dos jogos e brincadeiras), ginástica geral, dança, expressão corporal e academia. Os alunos escolhem uma modalidade para ser cursada durante um trimestre de acordo com seus interesses e/ou sua disponibilidade. As inscrições são realizadas através de um sistema online.
O Colégio FECAP oferece à sua comunidade através da Escola de Esportes atividades corporais que contribuem para o processo de formação integral do aluno. O trabalho realizado está integrado ao Projeto Pedagógico do colégio, portanto agregado aos objetivos da Educação Física (como componente curricular), tais como a integração, lazer, aprendizagem / aperfeiçoamento, condicionamento físico e treinamento / competição. A Escola de Esportes é um projeto sem custo adicional destinado a todos os alunos do Colégio FECAP, nas seguintes modalidades: Futsal, Basquete, Handebol e Vôlei.
Professora Maria Cecília Deguchi - [email protected] Telefone: (11) 3272-2280
O Projeto Universidade é um programa que tem como objetivo rever e aprofundar conteúdos relativos aos principais vestibulares e ao ENEM por meio de aulas no período da tarde, sem custo adicional.
O Projeto Universidade é oferecido para todos os alunos interessados e que tiverem disponibilidade de horário desde a 1ª Série.
Participação optativa e sem custo adicional para os alunos do Colégio FECAP (exceto material didático).
No Colégio FECAP os processos de educação inclusiva são realizados por meio de dois projetos baseados no treino de Funções Executivas, sob a responsabilidade de uma psicopedagoga especializada, que atua de acordo com as diretrizes e legislação vigentes.
As funções executivas (planejamento, organização, flexibilidade mental, controle inibitório, memória operacional, autorregulação do afeto, metacognição e iniciação, além da atenção dos alunos), estimulam e criam novos recursos de aprendizagem, para que os estudantes busquem soluções e desenvolvendo ações de aprendizagem.
Metodologia
Acompanhamento semanal em grupo dos estudantes, realizado por uma psicopedagoga, com duração de fevereiro a novembro. Paralelamente, é feito acolhimento e orientação aos pais, bem como treinamentos semestrais de capacitação de toda a equipe docente. Periodicamente, são feitas reuniões com os profissionais que atendem os alunos (psicólogos, terapeutas, fonoaudiólogos, psiquiatras) para monitoração dos casos e revisão, quando necessário, da conduta.
No Projeto Galp são atendidos os alunos com dificuldades de aprendizagem e/ou com déficit cognitivo decorrentes de Distúrbio do Processamento Auditivo Central, Transtorno do Espectro do Autismo, Dislexia, entre outros diagnósticos laudados por avaliações de especialistas ou equipe multidisciplinar. No Projeto Atento, são atendidos os estudantes com Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade.
Os projetos GALP (Grupo de Apoio Linguístico e Psicopedagógico) e ATENTO (Atendimento Especializado ao Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade), iniciativas do Colégio FECAP dedicadas a atender alunos com diferentes desafios de aprendizagem, foram premiados com o primeiro lugar na categoria de Responsabilidade Social no Prêmio Nacional de Gestão Educacional – GEduc 2024.
Leia a notícia
Trimestralmente, por meio de indicadores objetivos e subjetivos, o Colégio Fecap faz o reconhecimento dos alunos com destaques atitudinais em cada uma das séries do ensino médio e ensino técnico.
Metodologia de seleção: trimestralmente, por meio de indicadores objetivos como Presença, Pontualidade, Entregas, Voluntariado e Disciplina, são identificados pela Secretaria, os 8 alunos de cada série com as melhores pontuações de acordo com os sistemas e controles de gestão.
O conselho de classe, por meio de indicadores subjetivos como Autocontrole, Persistência, Gerenciamento de estresse, Controle emocional Cooperação, Empatia, Curiosidade, Tolerância, Sociabilidade e Energia, indica os quatro alunos com melhor destaque atitudinal entre os oito alunos pré-selecionados. Tais indicadores foram adaptados do ASSESSMENT FRAMEWORK OF THE OECD STUDY ON SOCIAL AND EMOTIONAL SKILLS (2019), parâmetros de avaliação atitudinal da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE),
Estratégia de Seleção em conselho de classe: Utilizando a escala de 0- raramente, 1- às vezes e 2- sempre, cada professor/a por meio de aplicativo, vota em cada um dos 8 alunos pré-selecionados em cada série, de acordo com os critérios subjetivos. Cada professor só vota nos alunos para os quais leciona.
Os quatro alunos selecionados em cada série recebem uma certificação e uma carta de recomendação em português e inglês assinada pela Direção do colégio.
Metodologias e tecnologias educacionais inovadoras
09/10/2024
01/10/2024
19/09/2024
© Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado - FECAP - Todos os direitos reservados