fbpx
voltar ao topo

Análise das Demonstrações Contábeis do Setor Público

Inscreva-se

- GESTãO PúBLICA

Carga Horária

30 horas


Data

15 de Novembro até 15 de Dezembro


Horário

Online


Localização

Online


Valores

Alunos, ex-alunos FECAP: R$ 249,00
Externos: R$ 498,00


Período de Inscrição

até 25 de Novembro


Professor(a)

Luciano Nurnberg Peres


Sobre o curso

PÚBLICO-ALVO:

Profissionais interessados em adquirir capacitação diferenciada e de alto nível em Análise das Demonstrações Contábeis do Setor Público. Incluem Servidores Públicos, contadores que prestam serviços de contabilidade para órgão públicos como, por exemplo, escritórios de serviços contábeis, consultores, estudantes que pretendem entender mais Contabilidade Pública e candidatos a concursos públicos.

OBJETIVO DE APRENDIZAGEM:

Compreender e interpretar as Demonstrações Contábeis do Setor Público utilizados no Brasil.

ESTRATÉGIA DE ENSINO:

O curso é ministrado de forma online com aulas gravadas. O professor responsável fica a disposição para monitoria durante 30 dias, tempo de realização do curso. As atividades possuem datas pré determinadas para entrega

Conteúdo

  • Objetivos da análise das demonstrações contábeis;
  • Etapas da análise;
  • Conceituação de índices;
  • Composição e estrutura das demonstrações contábeis aplicadas ao setor público;
  • Demonstrações consolidadas;
  • Análise vertical e horizontal;
  • Índices de liquidez, endividamento e solvência; e
  • Análise de quocientes orçamentários e financeiros.

A trilha de aprendizagem é o caminho que o aluno deverá percorrer durante o processo de ensino-aprendizagem de modo que haja eficiência e eficácia nesse processo.
O curso está organizado em 4 módulos e cada um deles contém:

  1. Vídeo-aula: vídeo através do qual o professor faz um apanhado geral do conteúdo do módulo e fala dos pontos mais relevantes;
  2. E-book: texto com o conteúdo teórico do respectivo módulo;
  3. Aula Explicativa: aula criada em PowerPoint e gravada na forma explicativa, com o uso de vídeo ou de som.
  4. Fórum para Discussão: neste ambiente, o Professor Tutor e os alunos deverão interagir para discutir o assunto tratado. Eles poderão também apresentar dúvidas e discutir com seus colegas acerca do tema ali proposto.
  5. Auto Avaliação: são 10 questões objetivas através das quais o aluno poderá verificar como foi seu aprendizado referente ao módulo estudado.

Atividades e participação on-line constituem 100% da nota nos fóruns de discussões e autoavaliação dos quatro módulos. É necessário para aprovação, no mínimo, 70% de participação ativa em todas as atividades.

  • ALMEIDA, M. C. Análise das demonstrações contábeis em IFRS e CPC. São Paulo: Atlas, 2019.
  • ANDRADE, N. A. Contabilidade pública na gestão municipal. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2017.
  • ASSAF NETO, A. Estrutura e análise de balanços: um enfoque econômico – financeiro. 11. ed. São Paulo: Atlas, 2015.
  • BRASIL. Lei complementar nº 101, de 4 de maio de 2000. Estabelece normas de finanças públicas voltadas para a responsabilidade na gestão fiscal e dá outras providências.
  • BRASIL. Lei nº 4.320, de 17 de março de 1964. Estatui normas gerais de Direito Financeiro para elaboração e controle dos orçamentos e balanços da União, dos Estados, dos Municípios e do Distrito Federal.
  • CFC. CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE. NBC TSP – Estrutura conceitual. Disponível em: <http://www1.cfc.org.br/sisweb/SRE/docs/NBCTSPEC.pdf>.
  • KOHAMA, H. Balanços públicos: Teoria e prática. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2015.
  • LIMA, S. C.; DINIZ, J. A. Contabilidade pública – Análise financeira governamental. 1. ed. São Paulo: Atlas, 2016.
  • MARTINS, E.; MIRANDA, G. J.; DINIZ, J. A. Análise didática das demonstrações contábeis. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2019.
  • PISCITELLI, R. B.; TIMBÓ, M. Z. F. Contabilidade pública: Uma abordagem da administração financeira pública. 14. ed. São Paulo: Atlas, 2019.
  • RIBEIRO, O. M. Estrutura e análise de balanços. 12. ed. São Paulo: Saraiva, 2018.
  • SILVA, A. A. Estrutura, análise e interpretação das demonstrações contábeis. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2019.
  • STN. SECRETARIA DO TESOURO NACIONAL. Manual de contabilidade aplicada ao setor público – MCASP, 8a ed. Disponível em: <http://www.tesouro.fazenda.gov.br/documents/10180/695350/CPU_MCASP+8a ed+-+publicação_com+capa_3vs_Errata1/6bb7de01-39b4-4e79-b909-6b7a8197afc9>. Acesso em: 27 out. 2019.

Sobre o professor

Doutorando em Controladoria e Contabilidade na FEA-USP e membro do Centro de Estudos em Contabilidade e Governo (ContGov) da FEA-USP. Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual de Maringá (2014), graduação em Física pela Universidade Estadual de Maringá (2007) e mestrado em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo (2017). Atuou como empenhador na Prefeitura de Campo Mourão, auxiliar administrativo na Justiça Federal de Primeiro Grau no Paraná (2013) e na auditoria do Ministério Público do Estado do Paraná (2012/2013). De 2011 a 2016, atuou em projetos de pesquisa e extensão. Em 2017 e 2018 atuou como professor de Contabilidade Pública, tendo lecionado na Faculdade de Jandaia do Sul (FAFIJAN) e na Faculdade Maringá. Nos anos de 2017 a 2019, participou como avaliador de trabalhos do Congresso USP de Contabilidade. Professor dos cursos de Gestão Pública em EAD da FECAP.

Prof. Me. Luciano Nurnberg Peres

Dúvidas?

Entre em contato conosco.

icone de canais de comunicacaoReceba tudo o que rola no universo FECAP

© Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado - FECAP - Todos os direitos reservados