fbpx

Videoconferência: incentivo e boas práticas do uso das câmeras de vídeo

Inscreva-se

Online - Gratuitos

Carga Horária: 8 horas/aula

Data: Disponível

Valores: Alunos, ex-alunos FECAP Gratuito Externos: Gratuito

Período de Inscrição: Disponível

Prof. Wanderley Carneiro

Sobre o curso

PÚBLICO-ALVO:

Professores e outros profissionais que participam de eventos de videoconferência. Pessoas que têm interesse em aperfeiçoar sua comunicação em eventos de videoconferência.

OBJETIVO DO CURSO:

Discutir algumas diferenças fundamentais entre o Ensino a Distância e o Ensino Remoto Emergencial. Entender porque alguns participantes não abrem suas câmeras durante as videoconferências e avaliar algumas medidas que poderão motivá-los a abrirem as câmeras e consequentemente melhorar o processo de comunicação.

 

Conteúdo

Ensino remoto emergencial. Educação a Distância. Comportamentos durante eventos de videoconferência. Sinais não verbais de comunicação.

O curso ocorre por meio de uma trilha de aprendizagem autoinstrucional composta por Leitura de artigos, Videoaulas e quizzes.

Carneiro, W; Barragan, L; Riccino Leo. Por que os alunos não querem abrir suas câmeras de vídeo durante as aulas por videoconferência no Zoom, Teams ou Meet? Disponível em: < https://www.fecap.br/artigos-academicos> acesso em

Frank R. Castelli; Mark A. Sarvary. Why students do not turn on their video cameras during online classes and an equitable and inclusive plan to encourage them to do so. Disponível em: acesso em: 10/07/2021.

Paul D. Hills; Mackenzie V. Q. Clavin; Miles R. A. Tufft & Daniel C. Richardson. Video Meeting Signals A randomised controlled trial of a technique to improve the experience of video conferencing. Disponível em: https://psyarxiv.com/q3sa6/ acesso em: 15/06/2021.

Sobre o professor

Engenheiro e Administrador. PhD em Business Administration. Doutor em Educação. Professor Universitário desde 1999. Pró-Reitor de Extensão e Desenvolvimento da FECAP, onde também leciona Gestão de Projetos. Coordenador o Programa de Qualificação Docente e também é um dos responsáveis pelo projeto de EaD da FECAP. Membro do Conselho Científico da ABED. Componente do Banco de Avaliadores (BASis) do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior do INEP-MEC para instituições e cursos de graduação na área de Administração e Engenharia.

Wanderley Carneiro

Sobre o professor

Doutora em Educação: Currículo pela PUC/SP, Mestre em Controladoria e Contabilidade Estratégica pela FECAP; graduada em Administração de Empresas e Ciências Contábeis. Sócia da PFM Consultoria e consultora especialista em gestão de riscos, controles internos e implantação de processos; professora de curso de graduação na área contábil e coordenadora de cursos de pós-graduação na FECAP. 

Luciana Barragan
Compartilhe :

Receba tudo o que rola no universo FECAP