Videoconferência: incentivo e boas práticas do uso das câmeras de vídeo - FECAP

Videoconferência: incentivo e boas práticas do uso das câmeras de vídeo

Inscreva-se

- Gratuitos

Sobre o curso

PÚBLICO-ALVO:

Professores e outros profissionais que participam de eventos de videoconferência. Pessoas que têm interesse em aperfeiçoar sua comunicação em eventos de videoconferência.

OBJETIVO DO CURSO:

Discutir algumas diferenças fundamentais entre o Ensino a Distância e o Ensino Remoto Emergencial. Entender porque alguns participantes não abrem suas câmeras durante as videoconferências e avaliar algumas medidas que poderão motivá-los a abrirem as câmeras e consequentemente melhorar o processo de comunicação.

 

Carga Horária

8 horas/aula


Data

Disponível


Localização

Online


Valores

Alunos, ex-alunos FECAP Gratuito Externos: Gratuito


Período de Inscrição

2022


Professor(a)

Wanderley Carneiro


Conteúdo

Ensino remoto emergencial. Educação a Distância. Comportamentos durante eventos de videoconferência. Sinais não verbais de comunicação.

O curso ocorre por meio de uma trilha de aprendizagem autoinstrucional composta por Leitura de artigos, Videoaulas e quizzes.

Carneiro, W; Barragan, L; Riccino Leo. Por que os alunos não querem abrir suas câmeras de vídeo durante as aulas por videoconferência no Zoom, Teams ou Meet? Disponível em: < https://www.fecap.br/artigos-academicos> acesso em

Frank R. Castelli; Mark A. Sarvary. Why students do not turn on their video cameras during online classes and an equitable and inclusive plan to encourage them to do so. Disponível em: acesso em: 10/07/2021.

Paul D. Hills; Mackenzie V. Q. Clavin; Miles R. A. Tufft & Daniel C. Richardson. Video Meeting Signals A randomised controlled trial of a technique to improve the experience of video conferencing. Disponível em: https://psyarxiv.com/q3sa6/ acesso em: 15/06/2021.

Sobre o professor

Doutoranda em Educação, Mestre em Controladoria e Contabilidade Estratégica pela FECAP; graduada em Administração de Empresas e Ciências Contábeis. Atuou como gerente de contabilidade em empresa de consultoria contábil. Consultora especialista em Gestão de Riscos, Controles Internos e Implantação de Processos; membro independente de Comitê de Auditoria; professora de curso de graduação na área contábil e coordenadora de cursos de pós-graduação.

Luciana Gavazzi Barragan Rodrigues

Sobre o professor

Doutor em Educação, Programa Currículo, pela PUC SP (2016). Mestre em Produção Vegetal (1993) e Engenheiro Agrônomo (1990) pela Universidade Federal de Viçosa-MG. Bacharel em Administração pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2009). Licenciatura em Quimica, pela FOC, 2001. Especialista em Gestão de Projetos pela USP (2000). Especialista em Administração Rural pela UFLA (2000) e Informática em Educação-UFLA (2003). Foi professor nos programas de MBA da FGV (2006-2015) e gerente de projetos agroindustriais na Nestlé (1990-2000). Desde 2009 atua como Pró-Reitor de Extensão e Desenvolvimento no Centro Universitário FECAP, local onde também leciona Gestão de Projetos. Coordena o Programa de Qualificação Docente da FECAP. Coordena o Projeto de Ensino a Distância da FECAP. Desenvolve pesquisas nas áreas de Educação e de Gestão de Projetos. Faz parte do Banco de Avaliadores (BASis) do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior do INEP-MEC para instituições e cursos de graduação.

Wanderley Carneiro

Compartilhe :

Dúvidas?

Entre em contato conosco.

Receba tudo o que rola no universo FECAP