fbpx

Bolsas e Parcelamentos

Bolsas e Parcelamentos



Educação de Qualidade para Todos

A FECAP é uma fundação sem fins lucrativos que investe todos os recursos na melhoria das condições de ensino, pesquisa e extensão para sua comunidade acadêmica. Em uma destas iniciativas, a FECAP conta com possibilidades de Bolsas e Parcelamentos, premiando o mérito acadêmico e permitindo acesso a uma educação de qualidade para quem tem vontade e gana de estudar.




Confira os tipos de bolsas que a FECAP oferece


Informações para o 2º Semestre de 2020


O PROUNI é o programa do Ministério da Educação que concede bolsas de estudo integrais e parciais de 50% em instituições privadas de educação superior, em cursos de graduação e sequenciais de formação especíica, a estudantes brasileiros sem diploma de nível superior.
Mais informações aqui.

Edital Foi disponibilizado pelo MEC o Edital do Processo Seletivo do PROUNI 2º semestre de 2020, na qual consta o cronograma: Ver
Quadro de Vagas Quadro de Vagas Ver
Portaria PORTARIA NORMATIVA Nº 19, DE 20 DE NOVEMBRO DE 2008. Ver
Portaria PORTARIA Nº 537, DE 12 DE JUNHO DE 2020. Ver
Documentos Necessários As vagas ofertadas pelo Centro Universitário Álvares Penteado, sede em São Paulo – SP, bairro da Liberdade para o 2º semestre de 2020 são: Ver
Manual do Bolsista PROUNI | Modelo de Declaração de Renda Informal | Modelo de Declaração de Quem não apresenta renda mensal

Informações para o 1º Semestre de 2020

O Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) é um programa do Ministério da Educação (MEC) à concessão de financiamento a estudantes regularmente matriculados em cursos superiores presenciais não gratuitos e com avaliação positiva nos processos conduzidos pelo MEC. Podem recorrer ao financiamento os estudantes matriculados em cursos superiores que tenham avaliação positiva nos processos conduzidos pelo Ministério da Educação.

Mais informações em: http://sisfiesportal.mec.gov.br/index.php?pagina=faq

As inscrições no FIES devem ser realizadas através do portal http://fies.mec.gov.br/

Quem pode participar?

Poderá se inscrever no processo seletivo o candidato que participou do ENEM, a partir da edição de 2010 e tenha obtido média aritmética das notas nas provas igual ou superior a 450 (quatrocentos e cinquenta) pontos e nota superior a 0 (zero) na redação.

Para se inscrever para as modalidades Fies e P-Fies, é necessário que o candidato possua renda familiar mensal bruta, por pessoa, até 3 (três) salários mínimos. Já para concorrer, exclusivamente, para a modalidade P-Fies, o candidato deve comprovar renda familiar mensal bruta familiar, por pessoa, de 3 (três) salários mínimos até cinco (5) salários mínimos.

Lembramos que compete, exclusivamente, ao candidato certificar–se de que cumpre os requisitos estabelecidos para concorrer ao referido processo seletivo, observadas as vedações previstas no Edital SESu nº 72, de 20 de dezembro de 2019.

Cronograma FIES Datas
Complementação da inscrição para candidatos postergados para o segundo semestre de 2020. 15/07/2020 a 17/07/2020
Período de inscrições para o Fies 21/07/2020 a 24/07/2020
Resultado dos candidatos pré-selecionados 28/07/2020
Complementação das informações da inscrição para candidatos pré-selecionados na chamada única do Fies 28/07/2020 a 30/07/2020
Os candidatos em lista de espera pré-selecionados deverão complementar sua inscrição em até 3 (três) dias úteis 28/07/2020 a 31/08/2020
Cronograma FIES | EDITAL SESU Nº 72, DE 20 DE DEZEMBRO DE 2019 | PORTARIA NORMATIVA Nº 209 DE 7 DE MARÇO DE 2018 | PORTARIA MEC Nº 2016, DE 21 DE NOVEMBRO DE 2019

Aditamento 1º semestre de 2020


NOVO FIES (contratações a partir de 2018/1) Datas
Aditamento Início em 22/01/2020
Dilatação 15/01/2020
Transferência Ainda não há informações sobre prazos
FIES (contratações até 2º semestre 2017) Datas
Aditamento 30/04/2020
Dilatação 31/03/2020
Transferência 31/03/2020


CIRCULAR ELETRÔNICA Nº 1/2020 – FIES/FNDE/MEC19 Visualizar
COMUNICADO-FIES-03-01-2020-DILATACAO-1_2020 Visualizar
COMUNICADO-FIES-21-01-2020-ADITAMENTO-1_2020 Visualizar

Nesta modalidade, estudantes que apresentem bom desempenho no ENEM podem iniciar o curso de graduação pagando menos pelas mensalidades. Após a conclusão do curso, o aluno restitui os valores não pagos, sem juros, apenas com correção monetária, para que estes recursos restituídos beneficiem os novos estudantes do futuro. Existem duas modalidades:

1. Pagamento parcial de 50% da mensalidade do curso e Bolsa Restituível de 50% da mensalidade durante os semestres de duração do curso. A restituição mensal do valor concedido ao aluno ocorrerá em prazo equivalente aos semestres de duração do curso, a partir do primeiro mês subsequente à referida conclusão.

2. Pagamento parcial progressivo da mensalidade do curso: o estudante inicia pagando 30% da mensalidade do curso. A restituição mensal do valor concedido ao aluno ocorrerá em prazo equivalente aos semestres de duração do curso, a partir do primeiro mês subsequente à referida conclusão. O pagamento nesta modalidade é progressivo, pois espera-se que ao longo do curso o estudante tenha aumento em sua capacidade de pagamento. Veja exemplo no quadro abaixo:

Ano Pagamento e Restituições
Ano 1 Pagamento de 30% / Bolsa Restituível de 70%
Ano 2 Pagamento de 35% / Bolsa Restituível de 65%
Ano 3 Pagamento de 40% / Bolsa Restituível de 60%
Ano 4 Pagamento de 45% / Bolsa Restituível de 55%
Ano 5 Amortização de 55% da mensalidade (referente ao Ano 4)
Ano 6 Amortização de 60% da mensalidade (referente ao Ano 3)
Ano 7 Amortização de 65% da mensalidade (referente ao Ano 2)
Ano 8 Amortização de 70% da mensalidade (referente ao Ano 1)
Formulário
Regulamento

O Parcelamento Próprio da FECAP é voltado para estudantes que não são elegíveis ao FIES e ao Programa de Bolsa Restituível, mas desejam financiar seu Curso de Graduação. A FECAP oferece Parcelamento de 50% do valor do curso, com juros abaixo dos praticados no mercado. Nesta modalidade, o pagamento das mensalidades também é progressivo, pelo mesmo motivo anterior, a expectativa de que ao longo do curso o estudante tenha aumento em sua capacidade de pagamento. Veja exemplo no quadro abaixo:

Ano Pagamento e Restituições
Ano 1 Pagamento de 50% / Parcelamento de 50%
Ano 2 Pagamento de 60% / Parcelamento de 40%
Ano 3 Pagamento de 70% / Parcelamento de 30%
Ano 4 Pagamento de 100% / Parcelamento de 0%

Os valores financiados, corrigidos, são amortizados mensalmente após a conclusão do curso, no prazo de até 3 anos, equivalente ao prazo financiado pelo estudante.

Form. Graduação
Form. Mestrado

O Programa de Assistência Financeira Educacional consiste em um sistema que garante a continuidade de estudos dos alunos da FECAP, em caso da perda de renda por desemprego, falecimento ou invalidez por acidente ou perda de renda por afastamento médico do responsável financeiro do contrato de prestação de serviços educacionais assinado com a FECAP.

Mais informações

Com o objetivo de incentivar estudantes a elevar o desempenho acadêmico, colaborar com a política de educação continuada aos ex-alunos da FECAP e, ainda, fomentar a inclusão social ao acesso de educação de qualidade, a FECAP oferece oportunidades internas de bolsas de estudo que podem ser obtidas ao longo de todos o curso:

Atletas Alvaristas – até 50% de desconto - como forma de promover e incentivar a prática esportiva na comunidade Alvarista, e a representação da FECAP em competições interescolares ou interuniversitárias.

Bolsa Mérito Acadêmico - até 40% de desconto para a melhor performance acadêmica da turma

Ex-alunos da FECAP - até 25% de desconto nos cursos de Graduação e Pós-Graduação Lato Sensu e Stricto Sensu

Familiares de alunos - até 10% de desconto para parentes diretos quando há superposição do período de estudos

Iniciação Científica - até 20% de desconto de acordo com o regulamento de iniciação científica, de responsabilidade da Pró-Reitoria de Extensão e Desenvolvimento.

Monitoria - até 50% de desconto regularizado pelo regulamento de monitoria

Convênios com organizações parceiras - os percentuais das bolsas e a duração dos convênios estão especificados nos respectivos contratos. Consulte o RH das empresas ou a nossa central de matriculas.

Consulte o regulamento de bolsas

Quer saber mais sobre FECAP?