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O IFECAP, índice da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP), registrou estabilidade (+0,5%) para o mês de setembro, em comparação a agosto de 2021. No entanto, em relação ao mesmo período do ano passado, o Índice Geral se encontra 14,3% acima, indicando os efeitos das menores restrições no Estado de São Paulo.
O Índice Geral registrou 131,62 pontos, na série sem ajuste sazonal. O resultado foi influenciado pelas expectativas futuras dos empresários, uma redução de 1% em relação ao mês anterior, quando analisado o Índice Futuro (140,64 pontos). A conjuntura macroeconômica foi um fator decisivo para a preocupação dos empresariados, em especial, as atividades de Transportes e Alimentação e bebidas.
De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), oito dos nove grupos pesquisados, em agosto, pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), apresentaram alta. A maior variação (1,46%) e o maior impacto (0,31 p.p.) foram dos Transportes, seguido da segunda maior contribuição (0,29 p.p.), Alimentação e bebidas (1,39%). Enquanto os Transportes são influenciados pelas altas nos combustíveis e veículos próprios, a alimentação no domicílio e fora do domicílio foram as causas da variação do grupo de Alimentação e bebidas.
Sendo assim, a aflição dos empresariados se encontra na alta inflação (9,68% nos últimos 12 meses, de acordo com o resultado de agosto) e na taxa de desemprego (que apesar de recuar no 2° trimestre, ainda atinge 14,4 milhões), refletindo nas expectativas de vendas para os próximos três meses, com queda de 1,8% (143,99 pontos), em comparação com o mês anterior. As expectativas de encomendas futuras tiveram estabilidade, alçando 137,29 pontos.
O Índice Momento Atual apresentou alta de 1,7%, na comparação com o mês anterior, registrando 125,60 pontos. O resultado foi influenciado, principalmente, pelas encomendas, 2,8% (120,79 pontos) e vendas, 2,4% (126,12 pontos). A situação geral apresentou estabilidade, quando comparado com o mês anterior, atingindo 129,90 pontos.
ENTENDA A PESQUISA
Índice FECAP de Expectativa nos Negócios
Composto pela compilação de informações sobre as empresas do comércio varejista do Estado de São Paulo, o IFECAP considera o desempenho atual das vendas a clientes e das encomendas a fornecedores, bem como a avaliação geral da situação atual do negócio. O índice avalia ainda informações sobre as expectativas dos empresários quanto às vendas e encomendas para os próximos três meses.
O IFECAP – Índice FECAP de Expectativa nos Negócios consiste em um indicador baseado em metodologia largamente utilizada por diversos países. Há mais de 12 anos, a FECAP coleta dados e calcula mensalmente o índice, que avalia a situação atual das empresas do comércio varejista, com informações sobre o desempenho atual das vendas e das encomendas.
A escolha do comércio varejista como universo da pesquisa se deve ao fato de ser esse setor o elo entre a indústria em geral e o consumidor final, uma vez que grande parte da produção de todos os setores da economia acaba circulando de alguma forma pelas empresas do comércio. Seu principal uso refere-se à previsão do nível de atividade da economia, isto porque o índice procura avaliar a expectativa real dos empresários em relação às variáveis chaves, como encomenda a fornecedores e venda ao consumidor final, ou seja, a antecipação do comportamento da produção e renda.
O IFECAP é composto pela compilação de informações sobre o desempenho atual das vendas e das encomendas, bem como a avaliação sobre a situação atual das empresas do comércio varejista. Consideram-se ainda informações sobre a expectativa dos empresários quanto ao desempenho das vendas e das encomendas para os próximos três meses.
Indicadores
O IFECAP divide-se em três indicadores:
• Índice Momento Atual: diz respeito às respostas dos empresários sobre as suas encomendas atuais, realizadas junto a seus fornecedores; a evolução das vendas no período atual; e a avaliação da situação geral dos negócios.
• Índice Futuro: calculado com base nas expectativas dos empresários em relação às suas vendas e encomendas em um horizonte temporal de 3 meses.
• Índice Geral: é o indicador composto da agregação dos dois índices descritos acima.
Metodologia
A metodologia do IFECAP considera um conjunto de perguntas qualitativas referidas às expectativas do empresário. São pesquisadas diversas empresas do comércio varejista nas cidades de São Paulo.
A pesquisa é sempre realizada na semana do dia 15 do mês corrente, composta por questões qualitativas, que captam a percepção do empresário em relação ao desempenho de sua empresa, classificadas em microempresas, pequenas, médias e grandes empresas.
Confira a pesquisa de setembro completa e o histórico de pesquisas IFECAP clicando aqui!
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