fbpx

iFECAP

Índice FECAP de Expectativa nos Negócios

Sobre o núcleo

Desde fevereiro de 2004, a FECAP coleta dados e calcula mensalmente o índice, que avalia a situação atual das empresas do comércio varejista baseado em uma metodologia largamente utilizada por diversos países, com informações sobre o desempenho atual das vendas e das encomendas. Seu principal uso refere-se à previsão do nível de atividade da economia, isto porque o índice procura avaliar a expectativa real dos empresários em relação às variáveis chaves, ou seja, a antecipação do comportamento da produção e renda.

A diferença do IFECAP em relação aos demais indicadores se dá pelo horizonte temporal das expectativas (três meses), pelo objeto da pesquisa, público pesquisado (empresários do comércio varejista das cidades de São Paulo) e pela apresentação da pontuação média obtida na pesquisa.

Serviços

Qualifica as encomendas e vendas no período da coleta dos dados.

Diz respeito a perspectiva dos comerciantes para as vendas e compras três meses após a coleta dos dados, isto é, uma projeção das vendas futuras.

Tem como principal objetivo avaliar a situação geral dos negócios no momento atual, ou seja, no período em que a coleta de dados é realizada. Este índice é formado com base nos outros dois indicadores (desempenho atual e projeção para os próximos meses).

Mais informações

Quer se comunicar com a gente, fazer sugestões, comentários ou tirar dúvidas? Entre em contato conosco através de nosso e-mail e/ou telefone:

E-mail: ifecap@fecap.br
+55 11 3272 4232

Receba tudo que rola no universo FECAP?

Ou