fbpx

Webinar debate democracia, o papel da sociedade e das organizações

A ampla maioria dos países atualmente declaram-se democráticos. Entretanto, tais democracias...
Conexões Empresariais | 22/09/2020
Compartilhe: twitter facebook linkedin whatsapp

A ampla maioria dos países atualmente declaram-se democráticos. Entretanto, tais democracias despertam severas críticas. Para o historiador francês, Pierre Rosanvallon, a perda da confiança nas instituições democráticas é o mais característico sinal dos tempos atuais. 

No Brasil, muitos acreditam que o sistema político faliu, dada a sua incapacidade de refletir os interesses da sociedade, assegurar a paz social e coordenar ações de melhoria da vida coletiva. Contudo, poder-se-ia questionar se o nosso sistema político não está funcionando exatamente como ele foi projetado para funcionar, promovendo algo que é diferente do interesse público. 

O fortalecimento da nossa democracia passa, inevitavelmente, pelo fortalecimento da sociedade, dando voz aos seus cidadãos/cidadãs nas decisões sobre como as coisas são feitas. A participação no processo democrático atende às necessidades de ambos, cidadania e negócios. Governos e empresas precisam atuar com a transparência necessária e a sistemática prestação de contas à sociedade, de forma a promover as condições necessárias ao desenvolvimento e à criação de oportunidades para todos. 

Diante deste cenário, este webinar destina-se à discussão da democracia e do papel da sociedade e das organizações na sua promoção e fortalecimento. O evento acontece no próximo dia 29 de setembro, às 17h30, no canal do Youtube e Facebook da FECAP. 

 

Inscreva-se!

 

 

Conexões Empresariais 

Idealizado pelo coordenador do Centro de Empreendedorismo, Prof. Dr. Edson Barbero, o objetivo do projeto Conexões Empresariais é aproximar desafios enfrentados no dia a dia do empresário com soluções encontradas em pesquisa e ambiente acadêmico. 

 O projeto surgiu como uma resposta às dificuldades do empresariado, que precisou se adaptar aos obstáculos impostos pela pandemia, escancarando lacunas em questões de gestão e adaptabilidade. Diante da necessidade de se abrir um espaço para que empresas possam expor suas dificuldades e encontrar soluções junto à academia, essa iniciativa se manterá mesmo num cenário pós-pandêmico.   

 

Conheça melhor os palestrantes 
Marketa Jerabek    

Marketa Jerabek é pesquisadora de filantropia da Fundação José Luiz Egydio Setúbal. Ela possui um doutorado conjunto em Relações Internacionais pela Universidade de São Paulo (USP) e King’s College London (KCL), um mestrado em Relações Internacionais pela USP e um BA em Economia Política pela Universität Luzern. Seus interesses de pesquisa são globalização, desenvolvimento econômico, economia política comparada, democracia e filantropia.

 

André Roncaglia   

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2003), mestrado em Economia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2007), doutorando visitante na University of Massachusetts Amherst (2014) e doutorado em Economia do Desenvolvimento pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade – USP (2015).  

Atualmente é Professor Adjunto C-1 da Universidade Federal de São Paulo. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia Geral, atuando principalmente nos seguintes temas: inflação e política monetária, economia monetária, macroeconomia do desenvolvimento, história do pensamento econômico, economia financeira e economia brasileira. 

 

Marília Pimenta   

Doutora em Relações Internacionais pelo Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais San Tiago Dantas, na área de concentração: Paz, Defesa e Segurança (2016). Pesquisadora visitante em Maxwell School-Syracuse University (2015). Mestre em Relações Internacionais pelo Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais San Tiago Dantas, na área de concentração: Paz, Defesa e Segurança (2010). Bacharel em Relações Internacionais pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2007).  

Tem experiência em Ciência Política com ênfase em Relações Internacionais. É pesquisadora do Moynihan Institute of Global Affairs, Institute for National Security and Counterterrorism, em Maxwell School of Syracuse University, pesquisadora/colaboradora do NUPRI-USP, e pesquisadora/ colaboradora do Instituto de Estudos Econômicos e Internacionais-IEEI-UNESP. Docente no Centro Universitário FECAP, onde também é coordenadora do curso de graduação em Relações Internacionais, coordenadora do curso de pós-graduação em Negócios Internacionais e coordenadora do Comitê de Internacionalização. É sócia da Associação Brasileira de Relações Internacionais (ABRI) e sócia da International Studies Association (ISA). Na ABRI é coordenadora da Área Temática: Ensino, Pesquisa e Extensão. 

 

Jésus Gomes   

Graduado e mestre em Administração de Empresas (Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado) e doutor em Ciências Sociais (PUC/SP). Professor em tempo integral do Centro Universitário FECAP, com atuação na Graduação e no Mestrado. Foi membro do CONSUNI (Conselho Universitário), do CONSEPE (Conselho de Pesquisa) e do Conselho de Curadores da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado. Foi Ouvidor da Secretaria de Economia e Planejamento do Governo do Estado de São Paulo. É membro fundador do grupo de estudos “A Vida das Ideias: Democracia, Sociedade e Administração Pública”.  

No Mestrado orienta pesquisas na linha de Estratégia e Governança, com foco especial em pequena e média empresa, administração pública e governo. É consultor de empresas para as questões de estratégia, reestruturação, produtividade, inovação e transparência. Atua como palestrante, abordando, sobretudo, liderança, propósito, inovação, democracia e transparência e controle social das organizações.  

Notícias Relacionadas

SIGA A FECAP NAS REDES SOCIAIS

Quer saber mais sobre a POST na FECAP?

© Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado - FECAP - Todos os direitos reservados