Webinar debate os desafios para o Orçamento Público no Brasil - FECAP

Webinar debate os desafios para o Orçamento Público no Brasil

Compreender o processo de construção do orçamento público é fundamental para entender as...
Eventos - Conexao Empresarial | 19/11/2021
Compartilhe :

Compreender o processo de construção do orçamento público é fundamental para entender as prioridades para a implantação de políticas públicas nas esferas federal, estadual e municipal. Para explicar como funcionam os mecanismos da arrecadação e dos gastos dos recursos públicos, o projeto Conexões Empresariais realiza o webinar “Quem aplica? Desafios para o Orçamento Público no Brasil”, no dia 23 de novembro, às 17h30. 

Os convidados da vez são o professor da FECAP Aldomar Guimarães dos Santos, que falará sobre como o orçamento é elaborado e quais são os instrumentos de planejamento ​orçamentário; o sociólogo Samuel Ralize de Godoy, que trará informações sobre a execução do orçamento no município de São Paulo, a Lei de Responsabilidade Fiscal e como funciona a prestação de contas à sociedade; e Igor Pantoja, assessor de Mobilização da Rede Nossa São Paulo, que tratará dos mecanismos de participação popular para o desenvolvimento do orçamento e do Programa de Metas. 

O webinar faz parte de um ciclo de quatro debates sobre Fluxo de Recursos Públicos. O primeiro tratou do Sistema Tributário Nacional e pode ser visto neste link.  

O evento online acontece ao vivo no YouTube da FECAP e as inscrições podem ser feitas gratuitamente neste link. A atividade vale 1 hora complementar. Para alunos da FECAP, as horas são enviadas diretamente para a Central do Aluno (CAF). Para não alunos, será enviado um certificado àqueles que preencherem a lista de presença disponibilizada no chat ao vivo. 

O projeto Conexões Empresariais, idealizado pelo coordenador do Centro de Empreendedorismo da FECAP, Prof. Dr. Edson Barbero, tem como objetivo aproximar desafios enfrentados no dia a dia do empresário com soluções encontradas em pesquisa e ambiente acadêmico. Saiba mais sobre a iniciativa clicando aqui

Conheça os palestrantes 

Samuel Ralize de Godoy: sociólogo, mestre e doutorando em Ciência Política pela Universidade de São Paulo. Atua como coordenador de Planejamento na Secretaria Municipal da Fazenda e integra a carreira de analista de Políticas Públicas e Gestão Governamental na Prefeitura de São Paulo. 

Igor Pantoja: graduado em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo, mestre em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e doutor em Sociologia pelo Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Políticas Públicas e Planejamento Urbano e Metropolitano, é professor na Graduação em Gestão Pública da UFRJ e realiza consultorias para organismos multilaterais, órgãos governamentais e para o IPEA. Atualmente, é assessor de Mobilização da Rede Nossa São Paulo. 

Aldomar Guimarães dos Santos: doutor em Administração pela Universidade de São Caetano do Sul, mestre em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo e bacharel em Ciências Contábeis pela Faculdade de Administração e Ciências Contábeis São Paulo Apóstolo. Atualmente, é analista do Banco Central do Brasil, conselheiro e presidente da Regional São Paulo do Sindicato dos Funcionários do Banco Central e palestrante do Conselho Regional de Contabilidade de São Paulo para o Programa de Aperfeiçoamento Profissional-Treinamento. É também professor da FECAP, com experiência na área de Administração e ênfase em Ciências Contábeis, atuando principalmente nos seguintes temas: Contabilidade e Orçamento Público, Administração Pública, Governança Metropolitana, Contabilidade Geral, Contabilidade de Instituições Financeiras, Auditoria, Sistema Financeiro Nacional e Mercado Financeiro. 

Notícias Relacionadas

SIGA A FECAP NAS REDES SOCIAIS

Quer saber mais sobre a FECAP?