fbpx

FECAP oferece apoio psicológico para funcionários em isolamento

Núcleo de apoio e acolhimento disponibiliza horários para aconselhamento diante de incertezas...
FECAP+ | 29/06/2020
Compartilhe: twitter facebook linkedin whatsapp

Núcleo de apoio e acolhimento disponibiliza horários para aconselhamento diante de incertezas causadas pelo isolamento social

Se a saúde mental já era preocupante antes da pandemia, o isolamento social e a grande mudança comportamental que esta medida acarreta no dia a dia agravam ainda mais as condições psicológicas da população.

Pensando em auxiliar seus funcionários a enfrentar esse momento difícil, o FECAP+ (núcleo de apoio e acolhimento da instituição) disponibilizou psicólogos para atendimento via Zoom. O projeto é idealizado pelo coordenador do departamento, Prof. Dr. Augusto Galery, especialista psicologia social, do trabalho e das organizações.

Além da questão biológica, viver um momento de incertezas aumenta a ansiedade. “O fato de estarmos numa pandemia, com pessoas adoecendo, aumenta a tristeza e a sensação de medo e perda. Fica difícil ficar em equilíbrio”, comenta Augusto Galery.

Segundo o professor, o distanciamento social tende a fazer com que as pessoas se movimentem menos, passando mais tempo sentadas e sedentárias. A falta de movimento impacta diretamente nosso cérebro, que produz menos serotonina e endorfina, hormônios ligados ao bem-estar.

Por fim, o isolamento, por si só, é penoso. O ser humano precisa e busca viver em grupo e o impedimento é vivido como uma espécie de prisão. As famílias tiveram que se reestruturar para lidar com a convivência forçada, o que também pode ter sido difícil para muitos.

A dica do Prof. Galery é: “busquem se equilibrar, buscar novos arranjos e tentar rever ações e ideias que tínhamos. É assustador mudar, mas é ainda mais penoso ficar preso ao passado. É um momento de encontrar coragem para fazer diferente”.

Notícias Relacionadas

SIGA A FECAP NAS REDES SOCIAIS

Quer saber mais sobre a POST na FECAP?

© Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado - FECAP - Todos os direitos reservados

Pular para a barra de ferramentas