fbpx

Centro de pesquisa em ESG

Quem Somos

O Centro de Pesquisa ESG foi criado no ano de 2020, conforme consta no documento Planejamento de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2020-2030 da FECAP, que é o planejamento estratégico da Instituição.

Desde 2019, a Pró-Reitoria de Pós-Graduação mapeou as demandas por pesquisas por parte de alunos e docentes e, então, foi criado, no Programa de Mestrado Profissional em Administração, a linha de pesquisa em Estratégia e Governança.

No plano de desenvolvimento do curso, essa linha de pesquisa tem foco nos estudos do avanço das teorias e da prática gerencial quanto à formulação e implementação de estratégias e aprimoramentos em Governança Corporativa, compreendendo a criação de valor por empresas e sua distribuição entre os Stakeholders.

Desde então, os docentes e alunos dessa linha de pesquisa têm feito um volume relevante de pesquisas.

O Que é ESG?

ESG é uma abreviação em inglês das palavras Environmental, Social and Governance, traduzida para o português como ASG, e corresponde às práticas ambientais, sociais e de governança de uma organização.

Environmental

Está relacionado em como a organização gerencia os impactos ambientais. Ou seja, quais são as práticas relacionadas a temas como a emissão de gás carbono; aquecimento global; entre outros.

Social

Está relacionado em como a organização gerencia os impactos ambientais. Ou seja, quais são as práticas relacionadas a temas como a emissão de gás carbono; aquecimento global; entre outros.

Governance

Envolve o desempenho perante as práticas de gestão corporativas, como, diversidade no conselho; ética e transparência; entre outros.

O conceito tem ganhado destaque nos últimos anos, mas a sigla – ESG – surgiu pela primeira vez no final de 2004, numa iniciativa chamada Who Cares Wins, da ONU em parceria com instituições financeiras(1). A ideia foi unir as instituições - de vários países — para encontrar formas de envolver o tema no mercado financeiro.

Segundo um estudo realizado pelo The Boston Consulting Group (BCG), as companhias que têm boas práticas nesses campos apresentam resultados melhores ao longo do tempo. Além disso, o conceito também pode ser critério de escolha dos investidores.

Objetivos e Pesquisas

O objetivo do Centro de Pesquisa ESG é o de prover, por meio de pesquisas empíricas, estudos sobre os fatores ambientais, sociais e de governança e seus impactos para as empresas, para o mercado financeiro e para a sociedade em geral.

O Centro de Pesquisa ESG é aberto para estudos conduzidos por todos os docentes e alunos da FECAP (graduação e pós-graduação), com incentivo à participação de pesquisadores externos (nacionais e internacionais).

Pesquisa Link
Artigo escrito para GVexecutivo em mai/2019 Acessar
Capítulo escrito para “The Oxford Handbook of International Business Strategy” sobre estratégias de sustentabilidade em dez/2020. Acessar
Participação no Webinar Responsabilidade Social e Covid-19. Data: 29/07/2020 Acessar
Participação do Grupo de Trabalho “Meio Ambiente e ASG” promovido pelo instituto Ethos. Data: 23/02/2021 Acessar
Participação no XX Congresso de Contabilidade da USP São Paulo - Como o Relato Integrado vem sendo disseminado no contexto das Organizações Privadas e Públicas? Acessar
ENANPAD 2018 – Curitiba - O Desempenho Empresarial nos fatores “ESG-Environmental, Social and Governance” em diferentes ambientes institucionais Acessar
Desvendando o “E” (environmental) da sigla ESG Acessar

Webinars realizados

NA MÍDIA

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Mais informações

Gostaria de se comunicar conosco, fazer sugestões, ou fazer comentários? Entre em contato através de nosso e-mail:

esg@fecap.br

Quer saber mais sobre a FECAP?