fbpx

Professores da FECAP colaboram em livro sobre governança climática 

Dois professores da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP), Alexandre Garcia e...
Centro de Pesquisa ESG | 18/11/2022
Compartilhe: twitter facebook linkedin whatsapp

Dois professores da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP), Alexandre Garcia e Davi Navarro Ciasca, figuram como colaboradores do livro “Governança Climática no Brasil: Contexto e Desafios dos Conselhos de Administração”, com o artigo “Relato Integrado: o conceito de múltiplos capitais para prestação de contas e geração de valor corporativo”, que também contou com a colaboração de Cláudio Andrade e Vânia Borgerth. 

A obra foi lançada recentemente pelo Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC), organização da sociedade civil referência nacional e uma das principais no mundo em governança corporativa; e pelo Climate Governance Initiative (CGI), uma iniciativa do Fórum Econômico Mundial que tem por objetivo mobilizar os conselhos de administração a abordar o desafio da mudança climática em suas organizações. 

O livro reúne artigos de especialistas na área e foi organizado por Maria Eugênia Buosi e Sérgio Nunes Muritiba – este último é também professor o coordenador da pós-graduação em Gestão de Negócios para Proprietários de Empresas da FECAP. 

O artigo dos professores da FECAP apresenta como o framework do Relato Integrado incorpora os requisitos apontados no princípio de transparência do Código das melhores práticas de governança corporativa, do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC). O Relato Integrado estabelece que as organizações devem divulgar riscos e oportunidades específicos que afetam sua capacidade de gerar valor em curto, médio e longo prazo, e como esses riscos são administrados, incluindo os riscos climáticos. 

Para conferir o livro na íntegra e o artigo, acesse o site do IBGC. É preciso fazer um cadastro para baixar o material. 

OS ESPECIALISTAS 

Alexandre Garcia: Coordenador do GT-Acadêmico da Comissão Brasileira de Acompanhamento do Relato Integrado (CBARI), conselheiro do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo, tendo atuado em empresas nacionais e internacionais de grande porte (PwC, General Motors, Klabin). Pró-Reitor, professor e pesquisador do mestrado da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (Fecap). Doutor em administração de empresas pela Fundação Getulio Vargas (FGV). 

Cláudio Andrade: Bacharel em comunicação social, mestre e especialista em comunicação corporativa. Consultor de sustentabilidade com foco em relatórios de gestão nos modelos GRI e Relato Integrado (IR). Professor convidado de pós-graduação da Universidade São Francisco, da Fundação Salvador Arena e do Instituto Ethos para os temas: governança e sustentabilidade, relato integrado e Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). Membro do comitê gestor e do GT-Comunicação na CBARI; membro dos grupos: Pacto Global do CREA/SP, NECMA/USP, Academy GRI, BISA/Benchmarking Brasil, Amcham-Prêmio Eco; signatário do Pacto Global/Rede Brasil; e founder CEO da Ratio Inteligência em Sustentabilidade. 

Davi Navarro Ciasca: Contador, registrado no Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo (CRC/SP). Mestre em ciências contábeis pela Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (Fecap) e doutorando no programa de contabilidade e controladoria na Fearp/USP. Professor e orientador nos cursos de graduação e pós-graduação em ciências contábeis. Membro do comitê gestor e do GT-Acadêmico na CBARI, participante do grupo de estudo para regulamentação do relato integrado no Conselho Federal de Contabilidade (CFC). 

Vânia Borgerth: Doutoranda em contabilidade pela Fucape Business School. Representante do IBGC no conselho consultivo do International Sustainability Standards Board (ISSB) e coordenadora da Comissão Brasileira de Acompanhamento do Relato Integrado (CBARI). Membro da diretoria do International Ethics Standards Board for Accountants (IESBA), conselheira certificada pelo IBGC e membro do comitê de auditoria do Banco Santander Brasil. No Bndes, ocupou vários cargos executivos: superintendente de controladoria (2016-2018), assessora do presidente (2011-2016), contadora chefe (2004-2011) e gerente de políticas financeiras e relações com investidores (1999 2004). Chefe da delegação brasileira de contabilidade junto às Nações Unidas (2013-2020), representante do Brasil no Advisory Council do IFRS (2015-2020) e do conselho consultivo do International Auditing and Assurance Standards Board (IAASB) e IESBA (2010-2020). Membro do conselho de vogais do Comitê de Pronunciamentos Contábeis – CPC (2015-2020). Mestre em administração pelas faculdades Ibmec. Professora dos programas de pós-graduação de Ibmec, Fucape Business School e Fundação Getulio Vargas. Possui MBA em finanças pelo Ibmec-RJ e em IFRS pela Fipecafi. É autora do livro SOX: entendendo a Lei Sarbanes- Oxley, publicado em 2006 pela editora Thomson Learning. 

Notícias Relacionadas

SIGA A FECAP NAS REDES SOCIAIS

Quer saber mais sobre a FECAP?

© Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado - FECAP - Todos os direitos reservados