fbpx

Você está cuidando da sua saúde mental? 

É sempre bom nos recordarmos que saúde mental não é um tema passível de sazonalidade. Pelo...
ASA | 31/03/2023
Compartilhe: twitter facebook linkedin whatsapp

É sempre bom nos recordarmos que saúde mental não é um tema passível de sazonalidade. Pelo contrário, é essencial que tenhamos uma rotina de cuidados ao longo de todo ano, a fim de garantirmos uma boa qualidade de vida no que confere, principalmente, à sanidade de nossa mente. Assim, apresentamos algumas dicas de ações rotineiras para que sua saúde mental seja sempre prioridade.  

Desenvolvendo práticas de autocuidado 

Ao contrário do que muitos pensam, os cuidados com a saúde mental nem sempre envolvem intervenção clínica, principalmente no que se refere à atuação dos fármacos. É possível desenvolver uma rotina de cuidado a partir de práticas saudáveis e individuais, que podem ser ativadas a qualquer hora do dia.  

É o caso do yoga, uma prática de desenvolvimento do indivíduo a partir da meditação e do alinhamento entre o mental, o físico e o emocional. Com o yoga, é possível obter benefícios múltiplos que contribuem para o equilíbrio da mente por meio do cuidado com o corpo. Assim, os efeitos físicos e mentais são sentidos logo após os primeiros dias de prática, como a redução de dor, a melhoria do equilíbrio e das funções psicológicas, bem como das funções físicas, como a flexibilidade e a força muscular. É válido lembrar que muitos canais na internet disponibilizam aulas iniciais gratuitas de yoga, o que faz da prática algo democrático e acessível a todos os públicos e perfis.  

Outros benefícios que o yoga garante têm relação com a redução dos níveis de stress, muito comuns em rotinas mais repetitivas e exaustivas, que demandam um grande esforço mental, além da redução da ansiedade e da melhoria na capacidade de concentração e absorção de informação, o que melhora a função cognitiva.   

Uma outra prática aliada ao cuidado da saúde mental é o mindfulness. Traduzido do inglês como atenção plena, essa atividade meditativa busca a elevação dos níveis de concentração a fim de despertar o autoconhecimento e a autorreflexão, o que contribui para a aquisição do aprendizado. Assim, o mindfulness pode potencializar a criatividade, a atenção, a memória e a capacidade de tomar decisões, o que certamente melhora a performance cognitiva.  

São muitos os benefícios que o mindfulness acarreta, todos aliados ao cuidado com a saúde mental. Dentre eles, destacam-se a redução do stress e da Síndrome do Esgotamento Profissional, também chamada de burnout, a diminuição de emoções negativas, que podem desencadear a depressão, a elevação do bem-estar geral, da autoconfiança e da autoestima, além do desenvolvimento de sentimentos virtuosos como a empatia, o respeito ao próximo, a compaixão e a escuta ativa. Assim, o mindfulness pode ser um canal para o autodesenvolvimento e a elevação do ser, sempre com vistas ao desenvolvimento do próximo a partir do cuidado consigo.  

É evidente que nenhuma das práticas acima dispensam os cuidados médicos e um atendimento mais personalizado, de acordo com cada caso. Por isso, não hesite em buscar ajuda profissional sempre que necessário.  

Criando uma rede de apoio 

A Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP), tem como princípio se colocar à disposição do estudante para ajudá-lo com qualquer necessidade, sobretudo nas que se relacionam com a saúde mental. O ambiente acadêmico é marcado por muitos aprendizados e boas vivências, no entanto, as pressões diárias e a rotina exaustiva que cada um pode levar, têm potencial de acarretar alguns sentimentos negativos. Assim, faz-se necessário estarmos atentos às novas demandas que surgem dos nossos estudantes, por isso, desenvolvemos uma rede de profissionais disponíveis para atendê-los sempre que necessário. 

Para agendar um atendimento, acesse o Portal do Aluno > Urls Externas > FECAP + Desenvolvimento. 

Você não está sozinho! 

#TAGS: ASA FECAP

Notícias Relacionadas

SIGA A FECAP NAS REDES SOCIAIS

Quer saber mais sobre a POST na FECAP?

© Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado - FECAP - Todos os direitos reservados