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Saiba mais sobre o “Open banking”, que vai acabar com a burocracia dos bancos

O “Open banking”, sistema que tem sido estudado pelo Branco Central para implantação no...
Imprensa | 29/09/2020
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O “Open banking”, sistema que tem sido estudado pelo Branco Central para implantação no Brasil, promete revolucionar a vida dos clientes e simplificar a burocracia das instituições bancárias. 

Para quem tem dúvidas sobre a novidade, o especialista em investimentos e coordenador de pós-graduação da FECAP, Marcelo Cambria, reuniu os principais pontos do tema. 

OPEN BANKING 

Na prática, o Open banking significa “banco aberto”, ou “sistema bancário aberto”. É uma plataforma que permite a integração de aplicativos que, por sua vez, acessa uma base de dados com informações dos clientes. Em vez de o banco possuir as informações do cliente, o próprio cliente será o proprietário dos seus dados. O sistema já é realidade no Reino Unido e outros países pelo mundo estudam adotá-lo. 

Com o Open banking, todo o histórico de crédito construído ao longo de décadas com um banco, como as contas pagas em dia, salários depositados, prestações, empréstimos, perfil de gastos, entre outros, estariam na mão do cliente, que tem total controle das informações e decide compartilhar ou não com outras instituições ou empresas. 

Com esse conceito, o sistema bancário, que costuma ser concentrado e fechado, se abriria para que o cliente migrasse de um banco para outro com mais facilidade, levando consigo todo seu “score”, ou pontuação pela adimplência ou não de crédito, podendo conseguir um financiamento em outro banco de forma mais fácil, por exemplo, visto que teria “provas” de sua capacidade de honrar compromissos. 

A novidade é resultado de anos de mudanças no setor: novo comportamento dos consumidores, avanço das fintechs, baixa competitividade e alta concentração no setor financeiro. 

IMPLANTAÇÃO NO BRASIL 

O Banco Central do Brasil tem investido em inovação e ações que estimulem a competição, o aumento da eficiência do setor e promovam a inclusão financeira. A implementação do modelo no País será por fases, com início previsto para 30 de novembro deste ano e conclusão prevista para outubro de 2021. 

A primeira fase inclui acesso a dados das instituições participantes – canais de atendimento e as informações de seus produtos e serviços, tais como os relacionados a contas de depósitos, contas de pagamento e outros serviços disponíveis para a contratação por clientes, como por exemplo, operações de crédito. 

Segundo Cambria, o sistema permitirá o compartilhamento de dados, produtos e serviços, abertura e integração de plataformas e infraestruturas, propiciando melhores produtos e serviços financeiros, eficiência, além de aumentar a competição e promover a cidadania financeira. 

“O Open baking integrará produtos e serviços financeiros às diferentes jornadas digitais dos clientes, possibilitando a construção de produtos ou serviço financeiro que atendam às necessidades dos clientes, agregando em um único ambiente todos os produtos e serviços financeiros de diferentes provedores”, diz. 

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