fbpx

Especialista indica como serão os empregos pós-pandemia

Professor de Gestão de Pessoas da FECAP e especialista em Gestão de Carreira, Marcelo Treff,...
| 10/09/2020
Compartilhe: twitter facebook linkedin whatsapp
Professor de Gestão de Pessoas da FECAP e especialista em Gestão de Carreira, Marcelo Treff, separou dicas sobre o futuro dos empregos

Mesmo em meio à pandemia de Covid-19 que ainda persiste, ainda que de forma tímida, algumas empresas estão retomando contratações, impulsionadas pela reabertura gradual de alguns setores da economia. Para quem está em busca de recolocação no mercado de trabalho, fica a pergunta: onde estão as vagas?

Para ajudar quem está na busca ou tem dúvidas sobre as tendências do mercado de trabalho quando o “novo normal” chegar, o professor de Gestão de Pessoas da FECAP e especialista em Gestão de Carreira, Marcelo Treff, separou as dicas a seguir:

AS EMPRESAS VOLTARAM A CONTRATAR?

Sim, a depender do segmento, mas muito timidamente. A queda da atividade econômica foi significativa e vai demorar para as empresas se recuperarem. No entanto, há empresas que retomaram as suas atividades. E as que, de uma forma ou de outra, as mantiveram: estas têm contratado.

COMO SÃO AS NOVAS VAGAS?

As atividades de menor complexidade oferecem menores salários e apresentam maior concorrência entre os candidatos, incluindo alguns com mais qualificação do que a exigida – sobretudo em virtude do alto número de desempregados.
No entanto, as vagas que exigem maior qualificação, como nas áreas de Tecnologia da Informação, Alta Administração, Liderança e E-commerce ainda apresentam dificuldades para encontrar candidatos com o perfil desejado.

QUAIS OS REQUISITOS DOS EMPREGOS PÓS-PANDEMIA?

Ainda é cedo para definir quais serão os requisitos básicos ou semelhantes pedidos pelas empresas para as novas vagas ao fim da pandemia, ou se os empregos pós Covid 19 exigirão novas habilidades que antes não eram requeridas pelos empregadores.

Ainda teremos de esperar um pouco mais para realizar esta análise, pois ainda estamos sem controle do futuro com relação ao retorno de várias atividades. No entanto, as habilidades que devem se apresentar como mais requeridas dividem-se entre Técnicas (muito ligadas às novas tecnologias de informação e comunicação e, cada vez mais, envolvidas com Big Data e Analytics); e Socioemocionais (ligadas ao relacionamento com pessoas, tanto no presencial quanto no virtual).

DICA PARA QUEM PROCURA EMPREGO

A dica para se dar bem na retomada das contratações é ter clareza de objetivos, competências técnicas e socioemocionais, abertura para aprender e orientação para o autodesenvolvimento. Além disso, lembre-se que seu currículo deve ser enxuto: os recrutadores recebem muitos deles todos os dias: você tem um segundo para chamar a atenção do entrevistador.

DICA PARA QUEM PROCURA RECOLOCAÇÃO

Para quem está empregado e busca uma oportunidade com melhor remuneração em outra empresa, a dica é verificar se há aderência de valores e de competências com a empresa pretendida, mapear as oportunidades e analisar com acuidade e acuracidade as vantagens e os riscos da transição.

TUDO VAI MUDAR!

Há atividades que desaparecerão e outras que serão redesenhadas, independentemente de como sairemos desta pandemia. Por isso, os trabalhadores deverão estar mais abertos às novas aprendizagens e, sobretudo, preparados para novas formas de relações de trabalho, mais flexíveis, menos estruturadas e, cada vez mais, distantes do modelo CLT.

Notícias Relacionadas

SIGA A FECAP NAS REDES SOCIAIS

Quer saber mais sobre a POST na FECAP?

© Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado - FECAP - Todos os direitos reservados