fbpx

Marketing de conteúdo será essencial pós Covid-19

FECAP tem curso de Pós-graduação na área O Coronavírus trouxe profundas mudanças na sociedade...
Imprensa | 17/08/2020
Compartilhe: twitter facebook linkedin whatsapp

FECAP tem curso de Pós-graduação na área

O Coronavírus trouxe profundas mudanças na sociedade e na rotina de todos nós. Sobretudo, na maneira como consumimos. Nesse cenário, o marketing de conteúdo será ainda mais relevante para qualquer empresa se manter no mercado depois da Covid-19. 

De acordo com o coordenador do curso de Pós-graduação em Marketing Digital da FECAP, Roberto Falcão, nos últimos anos, tem-se discutido com maior intensidade sobre a diferença entre o marketing de intromissão e o marketing de permissão, sobre as estratégias de outbound e de inbound marketing. Ambos são importantes para o sucesso da organização, mas as estratégias de inbound têm ganhado mais relevância. 

Falcão comenta que, neste momento de pandemia, a oferta e o consumo de conteúdos digitais cresceram exponencialmente. “Lives, webinários, infográficos, relatórios e todo o tipo de conteúdo que se pode imaginar. As pessoas gostaram de ter acesso a informações das mais diversas e muitas empresas descobriram o potencial que existe para se aproximar de seus clientes e atingir novas audiências”. 

Para as empresas que desejam utilizar o marketing de conteúdo, é importante entender com quem se quer “falar”. A partir da criação de uma persona, é possível elaborar estratégias e táticas para atuar em todos os níveis do funil (captação de novos leads – topo de funil, nutrição de leads – meio de funil, assim como para a conversão final – fundo de funil). 

O que é marketing de conteúdo? 

De maneira geral, essa área do marketing “vende sem vender”. É uma estratégia digital baseada em produzir conteúdo on-line, com objetivo de atrair clientes. Oferecendo uma “solução” para questões ou dúvidas do consumidor, a empresa oferta seu produto. 

Acerte no alvo 

Se você busca melhorar a reputação da empresa/ marca, gerar leads, aumentar as vendas diretas e tráfego orgânico no site, além de gerar conhecimento de marca e aumento da retenção de clientes, o marketing de conteúdo é a ferramenta certa. 

Ofereça qualidade para captar leads 

Para o sucesso de qualquer estratégia de marketing digital, é importante levar informações de alta qualidade ao potencial cliente. Por meio das redes sociais, site da empresa e mídia e posts pagos, ao oferecer vídeos, e-books, podcasts, aplicativos, webinars, entre outros produtos com “informação”, a empresa capta o “mailing”, dados que serão posteriormente usados para nutrir e cativar o consumidor pelo seu produto ou negócio. 

Tenha uma estratégia e um público-alvo 

Para ter sucesso, você precisa criar uma estratégia de conteúdo e saber exatamente quem é o seu público-alvo, porque o marketing de conteúdo precisa ser direcionado: fale diretamente com um público específico, atendendo às necessidades da audiência que você queira atingir. 

O visual é muito importante 

O conteúdo visual é muito subestimado. Através da criação de vídeos ou imagens, que são altamente compartilháveis na internet. Faça o conteúdo conversar com a identidade da sua marca para, aos poucos, tornar a sua marca mais memorável e fazer ela se destacar no mercado. 

SEO é essencial 

Uma boa estratégia não sobrevive sem técnicas de SEO para melhorar o alcance do conteúdo. O SEO, ou otimização para mecanismos de busca (Search Engine Optimization, do inglês), é um conjunto de técnicas que visa tornar um conteúdo mais atraente para plataformas de busca, como, por exemplo, o Google. 

Empatia e lealdade 

Alguns de seus benefícios do marketing de conteúdo é a retenção da atenção do leitor, além do aumento da lealdade à marca. Torna os clientes familiarizados e próximos à sua marca, aprendendo a gostar dela. 

Diversificar temas abordados, dar destaque ou não em algumas partes do texto, exemplificar e usar imagens coerentes, mas tudo isso precisa ser mensurável -  O marketing de conteúdo é sem dúvidas, uma das ferramentas mais eficazes hoje e que cada dia mais ganha reconhecimento e força no meio do marketing digital e deve ser considerada nas estratégias de todas as empresas”, finaliza. 

FORMAÇÃO 

A área de Marketing vem ganhando relevância nas esferas mais estratégicas dentro das organizações, responsabilizando-se por atividades fundamentais como antecipar tendências no mercado de consumo B2B, B2C e B2B2C, definir posicionamento de marca, desenvolver diferenciais competitivos, garantir a criação de valor e demais temas-chave para uma gestão moderna e eficiente. 

Neste cenário, as ferramentas de marketing digital ganharam ainda mais repercussão, potencializando o impacto das organizações em sua comunicação mercadológica, na geração de conteúdo relevante, na captação de consumidores e na criação de relacionamento com seus mercados, bem como na distribuição de bens e serviços. 

No programa de estudos da Pós-graduação em Marketing Digital da FECAP, além de conceitos centrais sobre as atividades de marketing digital, os alunos terão contato com diversas técnicas e ferramentas para colocar seus conhecimentos imediatamente em prática em sua atividade profissional seja em uma empresa própria, em uma agência ou em qualquer outra organização. 

Saiba mais sobre o curso clicando aqui.

Notícias Relacionadas

SIGA A FECAP NAS REDES SOCIAIS

Quer saber mais sobre a FECAP?

© Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado - FECAP - Todos os direitos reservados