fbpx

Mercado financeiro: profissionais devem investir em BI para se destacar na área

O mercado de capitais brasileiro está aquecido. Segundo a Associação Brasileira das Entidades...
Imprensa | 29/05/2023
Compartilhe: twitter facebook linkedin whatsapp

O mercado de capitais brasileiro está aquecido. Segundo a Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (AMBIMA), as operações no mercado de capitais brasileiro quadruplicaram nos últimos 25 anos, alcançando R$ 317,9 bilhões de emissões em julho de 2022. O número de investidores pessoa física na B3 (bolsa de valores oficial do país) nos últimos cinco anos também cresceu progressivamente: entre junho de 2021 e junho de 2022, esse crescimento saltou de 3,2 milhões para 4,4 milhões, um aumento de 1,2 milhão. 

Segundo o coordenador do curso de Pós-graduação em Mercado de Capitais da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP)Marcelo Cambria, a figura do consultor de investimento autônomo cresceu muito nos últimos 15 anos, acompanhando uma tendência que já existia há muito tempo nos Estados Unidos. 

“O mercado de capitais, assim como diversos setores econômicos, está em grande e constante evolução, e uma delas foi a inclusão e migração de muitos profissionais de outras áreas para atuar no segmento de atendimento a investidores pessoa física de forma autônoma”, analisa. 

Segundo o docente, o perfil do analista de mercado financeiro hoje é muito variado, mas atrai sobretudo profissionais que gostam do dinamismo que a área oferece no dia a dia do trabalho, e também quem busca altos salários. 

“Os ganhos financeiros para profissionais do mercado financeiro realmente podem ser grandes em vagas para atuar como consultores, principalmente se o agente tiver uma carteira de clientes grande para a corretora da qual está associado. Muitas corretoras atuam oferecendo uma ajuda de custo, sem salário fixo, complementando o pagamento a partir dos lucros que o profissional trouxer com sua carteira”, completa. 

Outro profissional que costuma ter altos salários são os gestores de fundos, responsáveis por tomar importantes decisões de alocação de recursos e profissionais de bancos de investimentos. Porém, esses profissionais são cada vez mais cobrados para terem formação robusta e certificações financeiras, além de grande capacidade de entrega. 

Cambria lembra ainda que todos os setores, cada vez mais, percebem a importância de analisar bases de dados, desde conseguir entender um grande volume de informações até operar um arquivo de business analytics. 

“Essa habilidade é extremamente bem-vinda para organizar informações gerenciais para tomada de decisão. Se eu tivesse que citar um segmento em alta no mercado financeiro, não poderia descartar as oportunidades que existem nesse segmento oferecem”, conclui. 

FORMAÇÃO EM MERCADO DE CAPITAIS 

A Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado oferece cursos e formação na área de mercado de capitais, para ajudar os profissionais a se especializarem e se profissionalizarem. 

Confira as oportunidades: 

Pós-graduação em Mercado de Capitais
O Curso de Mercado de Capitais de FECAP prepara o aluno para atuar em posições de liderança do mercado financeiro e de capitais, ocupando cargos de relevância e tomando decisões estratégicas. Durante as disciplinas ministradas, o aluno terá contato com a estrutura do sistema financeiro, além de conhecer os produtos, mercado derivativo e muito mais. As matrizes curriculares dos cursos de pós-graduação da FECAP são estruturadas para que os discentes despertem uma veia empreendedora, qualificando-os não só profissionalmente, mas também agregando no desenvolvimento pessoal. 

Pós-graduação em Finanças Corporativas
O curso de pós-graduação em Finanças Corporativas da FECAP prepara o aluno para interpretação e apresentação de resultados financeiros aos acionistas, credores e à sociedade. Durante as disciplinas ministradas, o estudante terá contato com teorias clássicas, contemporâneas e normas necessárias à gestão financeira. O profissional especializado em Finanças Corporativas poderá atuar na administração dos riscos financeiros da empresa, agindo estrategicamente para minimizar despesas e adquirir mais recursos. As matrizes curriculares dos cursos de pós-graduação da FECAP são estruturadas para que os discentes despertem uma veia empreendedora, qualificando-os não só profissionalmente, mas também agregando no desenvolvimento pessoal. 

MBA Executivo em Finanças
O curso de MBA Executivo em Finanças da FECAP capacita o aluno para assumir cargos de direção de alto nível na área financeira, por meio de atividades teóricas e práticas das funções empresariais e do ambiente de negócios. Além disso, o curso oferece amplo e sólido aprofundamento em finanças, formando profissionais especialistas na área. 

Notícias Relacionadas

SIGA A FECAP NAS REDES SOCIAIS

Quer saber mais sobre a POST na FECAP?

© Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado - FECAP - Todos os direitos reservados