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O papel das Relações Públicas na trend da desinfluência

Autoria: Paula Barros, coordenadora do curso de Relações Públicas da Fundação Escola de...
Imprensa | 17/03/2023
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Autoria: Paula Barros, coordenadora do curso de Relações Públicas da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP) 

Tem sido muito comum, principalmente no TikTok, o movimento de desinfluência: Influenciadores digitais têm mostrado aos seus seguidores produtos e serviços que não valem a pena investir.  

O caso da semana envolve a base corretiva da linha de maquiagem própria da influenciadora Virgínia Fonseca. A influenciadora Karen Bachini, também muito seguida nas redes sociais, principalmente entre os jovens, testou a base vendida e fez um vídeo que viralizou provando que as promessas anunciadas na publicidade do produto são mentirosas. 

A repercussão do vídeo foi imensa e tem tido desdobramentos até agora. Esse é só um dos milhares de casos que chamamos que desinfluência, e que tem pipocado nas redes sociais. A grande questão disso tudo é: as marcas estão preparadas para lidar com a desinfluência? 

É bem importante que as marcas assumam uma postura estratégica nas redes sociais e se preparem, inclusive, para possíveis crises. Uma tática para solucionar esses casos é investir em Relações Públicas. 

Toda marca precisa estar preparada para uma crise de imagem, mesmo que ela não venha acontecer. E aí não vale apostar nas estratégias já manjadas como a nota oficial com pedido de desculpas, por exemplo. É preciso que as marcas pensem nas possibilidades de crise que podem vivenciar e elaborem um plano de contingência, para isso, precisam se apropriar de estratégias de Relações Públicas. 

Marcas que investem em gestão de crise tendem a ter melhor desempenho em casos negativos e de grande repercussão. Por isso, fique atento! Busque ajuda profissional especializada e prepare sua marca para saber lidar com esse novo momento de desinfluência que tem se alastrado nas redes sociais. 

A ESPECIALISTA  

Paula Barros é Doutora em Educação pela PUC-SP. Mestre em Comunicação, Especialista em Marketing e Graduada em Comunicação Social – Habilitações em Relações Públicas pela Cásper Líbero. Atualmente é Coordenadora do Curso de Relações Públicas da FECAP e supervisora da Agência Experimental de Comunicação da FECAP. Possui mais de quinze anos de experiência nas áreas de relacionamento com a imprensa, gestão de crise, organização de eventos e formação de porta-vozes. Já atender clientes da área de gastronomia, beleza e educação. Foi vencedora do Prêmio Expocom (2004) e ABRP (2004) com projeto de comunicação integrada para o Shopping Jardim Sul. Foi finalista do Prêmio profissional do ano de Relações Públicas (2020) pelo sistema CONRERP 2ª região. 

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