fbpx

Ensaio: Fortalecimento da cultura exportadora das MPES na região metropolitana do Vale do Paraíba – SP

Por Nanci Correa, técnica do Núcleo PEIEX São Paulo – Polo São Jose Dos Campos – uma...
PEIEX | 20/10/2022
Compartilhe: twitter facebook linkedin whatsapp

Por Nanci Correa, técnica do Núcleo PEIEX São Paulo – Polo São Jose Dos Campos – uma iniciativa da Agência Brasileira de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), nas regiões metropolitanas de São Paulo e de São José dos Campos, em parceria com a Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP). 

Publicado originalmente no e-book “Ensaios PEIEX 2022”, da ApexBrasil 

O antropólogo americano Alfred Kroeber (1876-1960) definiu a cultura e como ela atua sobre o homem da seguinte forma: “A cultura é um processo acumulativo, resultante de toda a experiência histórica das gerações anteriores. Esse processo limita ou estimula a ação criativa do indivíduo”. 

É com esse olhar que identificamos o grande desafio do PEIEX – Núcleo São Paulo – Polo de São Jose dos Campos, que é fortalecer a cultura exportadora e em especial do meio empresarial da Região Metropolitana Vale do Paraíba – interior de São Paulo, a qual contempla 39 municípios, com uma população aproximada de 2,5 milhões de habitantes (SEADE, 2020), um PIB de R$ 136 bilhões (SEADE, 2018, em reais de 2020), o que corresponde aproximadamente a 5,5% do total do Estado de São Paulo. 

De acordo com dados extraídos do ComexStat, do total de 39 municípios que compõem a região metropolitana do Vale do Paraíba, 66% exerceram atividade exportadora nos últimos três anos e 33% não registraram operações de exportações no mesmo período. 

Observamos ainda que em valores exportados e sua representatividade na balança comercial, os indicadores mostram que dos 26 municípios exportadores, apenas 15% – ou seja 6 municípios, – figuraram entre os 100 maiores municípios exportadores brasileiros. 

Os dados estatísticos sobre as micro e pequenas empresas paulistas elaborados pelo SebraeSP apontaram um total de aproximadamente 8555 MPEs distribuídas na região metropolitana do Vale do Paraíba, o que indica haver grandes oportunidades de estimular a cultura exportadora e ampliar a presença da região na balança comercial brasileira. 

A pandemia e a crise econômica que se intensificou nos últimos anos expuseram essas empresas a situações adversas, de muitas incertezas, quedas bruscas em suas receitas e na produção, com grande impacto no mercado de atuação. Todavia, muitas oportunidades de crescimento surgiram e grandes desafios foram superados para atender as novas exigências que o mercado demandava. 

Tais acontecimentos ampliaram a visão dos micro e pequenos empresários, que, ao se depararem com um cenário de tantas mudanças, buscaram conhecer qual seria efetivamente o tamanho real de seu mercado, tendo em vista as demandas resultantes das novas tecnologias que emergiram no início da crise sanitária. 

Um vasto cenário de oportunidades apresentou-se às MPEs, forçando-as a se moldarem às novas exigências do mercado, em tempo recorde, remodelando suas operações e sua forma de negociar. As novas ferramentas que emergiram, as compras on-line que se consolidaram, os meios de pagamentos integrados e o rápido engajamento da sociedade nesse novo cenário comercial foram a mola propulsora para que muitas empresas voltassem seu olhar para seus processos e produtos e se questionassem por que não ampliar sua presença global, sua marca e seu público. 

Uma alternativa encontrada por esses empresários, ávidos por ampliar seus mercados, foi buscar informações sobre como ingressar no mercado externo e compreender que a exportação poderia sim ser uma alternativa viável para este momento, onde muitos paradigmas foram quebrados e um mercado promissor emergia no cenário internacional. 

Com domínio de seus processos produtivos e de seu mercado local, produzindo produtos de altíssima qualidade, gerando renda e emprego na região, essas empresas ingressaram no PEIEX compartilhando experiências e know-how com grande sinergia, e aprenderam a identificar os desafios que o processo de exportação impõe, os mecanismos do comércio internacional e de expansão comercial de produtos brasileiros, e o quanto é abrangente atuar num cenário global, pois se amplia a visão da sociedade sobre a cultura em geral e de como o Brasil está inserido nesse contexto global. 

O Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX) implementado na região em parceria com a FECAP já conseguiu atender, em seu primeiro ano, diferentes segmentos de mercado, desde alimentos e bebidas, artesanato, indústria química, têxtil, indústria do plástico, beleza e cuidados pessoais, móveis, vestuário e serviços, abrangendo um total de 13 cidades da Região Metropolitana do Vale do Paraíba – SP e com potencial para ampliar sua área de atuação à medida que a cultura exportadora se torna um processo acumulativo, resultante de toda a rica experiência que o projeto dissemina no meio empresarial e na sociedade. 

Um caso que reflete o sucesso desse programa é o da empresa de embalagens localizada na cidade de São José dos Campos, que procurou o PEIEX para apoiá-los em seu projeto de diversificação de seus negócios, através do ingresso em novos mercados. Após trabalhar os conteúdos de prospecção e critérios de seleção de mercado e utilizar as principais ferramentas, a empresa conseguiu definir seu mercado-alvo e prospectar potenciais clientes a partir dessas novas abordagens adquiridas durante a qualificação. 

Referências: 

Dados sobre a região metropolitana do Vale do Paraíba – acesso em 17/02/2022 – https://rmvpln.pdui.sp.gov.br/?page_id=127 

Comexstat – Exportações e Importações por Município – acesso em 17/02/2022 – http://comexstat.mdic.gov.br/pt/municipio 

Sebrae – Participação das Micro e Pequenas Empresas na Economia Brasileira – https://www.sebrae.com.br/Sebrae/Portal%20Sebrae/Estudos%20e%20Pesquisas/Relat%C 3% B3rio%20Sudeste.pdf 

Livro: A natureza da Cultura – A. L. Kroeber 

Notícias Relacionadas

SIGA A FECAP NAS REDES SOCIAIS

Quer saber mais sobre a FECAP?

© Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado - FECAP - Todos os direitos reservados