fbpx

FECAP, 120 anos: ex-alunos, professores e colaboradores falam sobre o Orgulho Alvarista

Quem de alguma forma viveu algum momento pelos corredores, salas de aula ou outras dependências na...
FECAP | 27/05/2022
Compartilhe: twitter facebook linkedin whatsapp

Quem de alguma forma viveu algum momento pelos corredores, salas de aula ou outras dependências na Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP) sabe: o Orgulho Alvarista é um sentimento que nunca se deixa de viver. 

No aniversário de 120 anos da FECAP, ex-alunos, professores e colaboradores comentam as experiências que viveram na Instituição. 

“Eu comecei a faculdade já trabalhando na área, incentivado pelo meu gestor da época. Todo esse cenário fez com que eu pudesse rapidamente chegar ao cargo de Secretário Executivo e passar por algumas empresas grandes do Brasil. O Secretariado me deu uma visão muito ampla de como uma empresa funciona e isso facilitou minha escalada profissional. Toda a minha vida profissional tem relação com os ensinamentos da FECAP. Hoje, no meu cargo atual – Gerente de Governança, Riscos, Integridade e Privacidade do Grupo Fleury – consigo aplicar o que aprendi na Graduação em Secretariado, do Mestrado em Finanças e do MBA de Gestão de Riscos e Compliance que estou terminando, todos estes cursados na FECAP.” 

Fernando Camargo, primeiro aluno do sexo masculino a se formar no curso de Secretariado Executivo, na turma de 2007, e que hoje é professor da FECAP. 

“Estudar na FECAP representou um recomeço pra mim. Precisei voltar a morar com meus pais para dar suporte a uma tia muito importante que ficou doente e pedi as contas do trabalho. Quando minha tia partiu, senti que eu precisava mudar as coisas e voltar a estudar, foi onde tudo começou. Eu estava em um momento um tanto ou quanto conturbado, e a FECAP com certeza foi minha mola de propulsão. Conheci amigos e professores maravilhosos, que fizeram ou fazem a diferença e me inspiram até hoje.” 

Leonardo Bin Oliveira, ex-aluno da Graduação em Relações Públicas. 

“Comecei a trabalhar na FECAP quando estava cursando a Graduação. Entrei como Auxiliar de Relacionamento na área de matrícula, fazendo atendimento aos candidatos e auxiliava todo o setor de marketing. Após alguns meses, fui promovida a Assistente de Marketing, experiência extremamente rica, porque comecei a aprender a rotina e atividades da área. Também tive a oportunidade de trabalhar com o público B2B, dentro ainda do Marketing da Instituição, através da estruturação de uma área de parcerias, e na sequência a criação do FECAP Corporate, área que me proporcionou diversos aprendizados em relação ao relacionamento com o público B2B e desenvolvimento de cursos corporativos. Ainda na FECAP, recebi a oportunidade de assumir como Coordenadora de Relacionamento, liderando uma equipe de 12 pessoas. Isso me trouxe grande desenvolvimento profissional e pessoal: uma vez, quando se tem a oportunidade de liderar alguém, é incrível o quanto aprendemos durante o processo. Trabalhar na FECAP sempre foi acolhedor, desafiador e de ótimo clima organizacional. Estudar lá, por sua vez, é ter a certeza de que você não é apenas um número de matrícula, mas alguém que será ouvido e acolhido e terá apoio de todos (funcionários, professores) para desenvolver sua carreira”. 

Fernanda Cornetta Campos, ex-aluna e ex-funcionária da FECAP. 

“Depois de entrar na empresa como funcionário, ao me tornar também estudante da FECAP, duas coisas me chamavam a atenção: corpo docente extremamente qualificado e a linha de pesquisa em finanças. Estudar no mestrado da FECAP foi uma das experiências mais transformadoras de minha vida, perdendo apenas para a transformação causada em mim quando me tornei pai”. 

Ricardo Risso Grossert, colaborador que foi de auxiliar e ex-aluno a gerente e professor da FECAP. 

“Me emociono ao lembrar dos sete anos de FECAP, de todas as coisas boas que passei na Instituição, desde meus 15 até os meus 21 anos. Sou muito grata à FECAP por fazer parte da minha história e sinto muito orgulho de ter estudado nessa Instituição e tê-la no meu currículo. Eu recomendo de olhos fechados a FECAP, acho que sou até suspeita para falar depois de tanto tempo que passei nela. E aos alunos que estão lá hoje, minha dica é: aproveitem muito cada momento, se dediquem, absorvam os conteúdos e aproveitem muito toda a infraestrutura, pois tenho certeza de duas coisas: não é qualquer instituição que oferece tudo que a FECAP pode oferecer e a forma como pensa nos alunos; e que vocês vão sentir muita saudade de tudo isso. Sinto muita falta e tenho muito carinho por essa instituição, sou muito grata.” 

Larissa Ribeiro, ex-aluna do curso técnico de Publicidade e Propaganda do Colégio FECAP e também da Graduação da FECAP. 

“O Colégio FECAP foi um lugar onde pude amadurecer muito, e recomendo a instituição para qualquer pessoa que esteja procurando alguma escola nessa fase do Ensino Médio. Nunca fui um aluno exemplar, pelo contrário, se você perguntar para qualquer um dos meus professores, com certeza alguns deles irão confirmar. Apesar disso, todos os professores e a FECAP como instituição me ajudaram a crescer e abrir meus olhos para o mercado de trabalho e para o mundo. Ali, tive a oportunidade de aprender e errar sem medo de tentar outra vez. Tive a oportunidade de me transformar, entrando em um 1° ano como um aluno problema e sair no 3° como um profissional completo. Estudar lá fez muito bem para minha pessoa e, hoje, se sou um profissional competente, tenho certeza de que a FECAP tem um grande papel nisso!” 

Guilherme Degang, ex-aluno do curso técnico de Produção Multimídia do Colégio FECAP. 

“Sempre que posso e tenho a oportunidade de falar da FECAP, eu falo. Essa instituição transforma vidas. Inclusive, foi na FECAP que eu conheci a minha esposa, Adriane Dias, uma mulher incrível que me apoia incondicionalmente e me dá forças nos momentos mais difíceis. A FECAP vai muito além de uma instituição de ensino, a FECAP é uma cultura, um estilo de vida. Depois que você conhece a FECAP e vive ela, você nunca mais volta a ser a mesma pessoa. O amor por essa verdinha é maravilhoso. Se um dia eu tiver um filho eu tenho certeza de que vou querer colocar ele para estudar na FECAP.” 

Éder de Freitas Melo, ex-aluno da Graduação em Administração da FECAP. 

Notícias Relacionadas

SIGA A FECAP NAS REDES SOCIAIS

Quer saber mais sobre a FECAP?

© Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado - FECAP - Todos os direitos reservados