fbpx

Alumni Alvarista: ex-aluno do Mestrado se tornou professor e gerente da FECAP

Ricardo Risso Grossert começou a trabalhar na FECAP em 2012 como auxiliar de pós-graduação,...
Alumni | 10/03/2021
Compartilhe: twitter facebook linkedin whatsapp

Ricardo Risso Grossert começou a trabalhar na FECAP em 2012 como auxiliar de pós-graduação, exercendo depois funções nas áreas de matrículas e marketing. Ao terminar a Graduação em Administração em 2016, chegou ao seu primeiro cargo de gestão como supervisor de compras. Ao receber o título de Mestre em Administração em 2019, foi promovido a gerente de compras e de projetos, e atua também como professor de pós-graduação lato sensu, nas modalidades presencial e EAD. 

“Depois de entrar na empresa como funcionário, ao me tornar também estudante da FECAP, duas coisas me chamavam a atenção: corpo docente extremamente qualificado e a linha de pesquisa em finanças. Estudar no mestrado da FECAP foi uma das experiências mais transformadoras de minha vida, perdendo apenas para a transformação causada em mim quando me tornei pai”. 

Ele diz que o produto final de um mestrado não é uma dissertação, mas sim a transformação pessoal do mestrando durante o curso. 

“Você sai transformado, pois sua capacidade e disposição para tratar de assuntos densos e complexos aumenta, sua visão crítica melhora. Você é constantemente exposto a situações de entregas com alta qualidade e prazos apertados e, por fim, aprende uma lição de humildade constante, pois quanto mais se aprofunda num conhecimento específico, mais você percebe que pouco sabe e que muito tem a aprender. Em síntese, transformação é a palavra que melhor resume esta experiência”. 

A dissertação também foi um desafio. 

“Foi bem desafiador! No início, sem experiência qualquer, eu queria escrever uma dissertação que resolvesse algum problema da humanidade. Entretanto, nesse processo de orientação fui sendo direcionado a resolver um problema mais simples e objetivo. Minha dissertação abordou como empresas em recuperação judicial se reorganizam, pois, em função da falta de liquidez, elas têm menos acesso a crédito para financiar suas operações. Nesse contexto, a empresa precisa aumentar a eficiência operacional e financeira com mais restrições que o normal”. 

Ricardo destaca ainda dois professores e um conjunto de disciplinas que foram essenciais para sua formação. 

“O professor Ricardo Serra, que se tornou para mim um modelo de docente a ser seguido: atencioso, extremamente profundo em suas explicações e constantemente incentivando o aprofundamento dos conhecimentos por meio de desafios. E o professor Vinícius Brunassi, que foi meu orientador e se tornou para mim um modelo de pesquisador: sempre bastante exigente nas entregas que solicitava, me fez entender a importância de não medir esforços para entregar uma pesquisa de qualidade e que de alguma forma contribua com a literatura. O conjunto de disciplinas de econometria me possibilitou melhorar a qualidade analítica de meu trabalho. Ao usar as metodologias dessas disciplinas, saber distinguir o que é uma relação de causa e efeito e uma correlação melhoraram e muito minha capacidade de tomada de decisão, algo muito necessário no meu cotidiano”. 

O título de mestre também abriu as portas para realização de um sonho: a docência. 

“Com o Mestrado tive acesso a dar aulas e vivenciar a incrível experiência que é promover o ensino para outras pessoas. Estou trabalhando para conseguir publicar meu artigo fruto da minha dissertação”. 

Ele finaliza dizendo que, com toda certeza, recomenda a FECAP a outros estudantes. 

“Tenho uma confiança grande no corpo docente e no projeto pedagógico dos programas de Mestrado. Acho importante frisar que durante o processo de transformação do aluno, além do corpo docente muito qualificado, ressalto a infraestrutura da FECAP nessa construção, as bases de dados, o acesso a softwares de análise de dados, softwares estatísticos, os serviços de apoio da biblioteca também foram cruciais para que tudo fosse possível”. 

Notícias Relacionadas

SIGA A FECAP NAS REDES SOCIAIS

Quer saber mais sobre a FECAP?

© Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado - FECAP - Todos os direitos reservados