fbpx

Agronegócio: curso de negócios da FECAP atrai alunos de 19 países a São Paulo

Alunos de 19 países desembarcarão em São Paulo no mês de abril para participar de um curso...
Imprensa | 21/02/2022
Compartilhe: twitter facebook linkedin whatsapp

Alunos de 19 países desembarcarão em São Paulo no mês de abril para participar de um curso avançado de agribusiness oferecido pela Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP), em parceria com a instituição francesa Audencia Business School. Trata-se do módulo internacional do curso de especialização em nível de pós-graduação intitulado “Agribusiness Advanced Course”. As aulas acontecem de 18 de abril a 10 de junho, com aulas em período integral. 

A coordenação é do professor da FECAP, José Luiz Megido Tejon, eleito pela Isto É Dinheiro um dos 100 melhores especialistas em Agronegócio no Brasil. O programa é ministrado pelos principais professores da Audencia Business School e da FECAP, e por profissionais altamente especializados no segmento da cadeia produtiva e da indústria alimentícia. Ainda é possível se inscrever para o programa de estudos neste link

O agronegócio é um dos setores que mais cresce na economia brasileira e exige, cada vez mais, a presença de profissionais capacitados com conhecimento internacional é requisitada. A pandemia de Covid-19 também mostrou a força do agronegócio brasileiro, correspondendo por boa parte do Produto Interno Bruto do País neste período. Segundo o Ministério da Agricultura, as exportações do agronegócio do Brasil atingiram US$ 8,82 bilhões em janeiro de 2022, valor recorde para o primeiro mês do ano, com destaque para os produtos como de soja, carnes, trigo e café. No mesmo mês, a receita brasileira com exportações teve aumento de 57,5%. Em relação ao mesmo período do ano passado, a receita de produtos agrícolas expandiu 19% em preços médios e 32,3% em volume exportado.  

“Estamos muito felizes em contribuir com a formação de profissionais para a indústria agro. O Brasil é considerado por muitos um celeiro mundial e será certamente protagonista quando se fala em segurança alimentar do planeta. É imprescindível que tenhamos mão de obra qualificada para aproveitar tantas possibilidades e oportunidades”, diz o coordenador Tejon, que figura também como autor e coautor de 33 livros.  

Para Roseli Azevedo, coordenadora do programa International Office (área responsável por estimular o intercâmbio cultural e acadêmico entre os alunos da FECAP e a comunidade de diversas nações), receber visitantes de tantos países distintos (está prevista a chegada de estudantes da Áustria, Azerbaijão, China, Colômbia, Estados Unidos, Etiópia, Gana, França, Índia, Líbano, México, Nigéria, Paquistão, Peru, Portugal, República de Camarões, Senegal, Suécia e Tanzânia) atesta como a FECAP está conectada com as demandas globais de empregabilidade e totalmente mergulhada no processo de internacionalização acadêmica do Centro Universitário.  

“A FECAP foi pioneira no ensino de negócios no Brasil, e mesmo quase 120 anos depois da sua fundação, continua antenada às transformações globais, ajudando na formação de profissionais para a empregabilidade e a melhoria das condições econômicas e de vida do País”, diz.  

Curso completo no exterior  

A jornada brasileira garante ao participante certificado da FECAP (especialização Lato Sensu). Mas é possível ainda ao estudante cursar o programa internacional completo na cidade francesa de Nantes, com início das aulas em setembro de cada ano, recebendo o título de Mestrado em Gestão e Alimentos e Agronegócios pela Universidade francesa e o MBA em Agronegócios pela FECAP. O programa completo tem duração total de três semestres, somando carga horária de 510 horas. Os interessados na parte francesa devem acessar o site da Audencia para realizar a inscrição. 

O curso completo oferece palestras e workshops liderados por especialistas do setor; viagens de campo e/ou virtuais a empresas de agronegócios SME, SMI e multinacionais. Além disso, os participantes participam de projetos colaborativos e interdisciplinares entre estudantes do Agronegócio, Design, Veterinária, Direito e Administração. O programa conta com o apoio da ABAG, Associação Brasileira de Agronegócio e os alunos visitam empresas líderes do segmento no Brasil, em períodos de não-pandemia, tais como: Cacau Show, Fazenda de Café 7 Senhoras, GS1 além da visita à maior exposição do Agronegócio no Brasil: AGRISHOW de Ribeirão Preto, SP.  

Para as duas modalidades do programa (a brasileira na FECAP, e a internacional, em Nantes), é imprescindível que os participantes tenham nível intermediário da língua inglesa. É possível fazer o teste de proficiência neste link

Sobre a FECAP   

A Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP) é referência nacional em Educação na área de negócios desde 1902. A Instituição proporciona formação de alta qualidade no Ensino Médio (técnico, pleno e bilíngue), Graduação, Pós-graduação, MBA, Mestrado, Extensão e cursos corporativos e livres.   

Diversos indicadores de desempenho comprovam a qualidade do ensino da FECAP: nota 5 (máxima) no ENADE (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes) e no Guia da Faculdade Estadão Quero Educação 2021, e o reconhecimento como melhor centro universitário do Estado de São Paulo segundo o Índice Geral de Cursos (IGC), do Ministério da Educação. Em âmbito nacional, considerando todos os tipos de Instituição de Ensino Superior do País, a FECAP está entre as 5,7% IES cadastradas no MEC com nota máxima.  

Sobre a Audencia   

A Escola de Negócios Audencia, fundada em 1900, está localizada em Nantes, na França, e é uma das universidades mais competitivas focadas na área de Administração de Empresas. É uma instituição credenciada e reconhecida por várias agências acadêmicas de excelência nas áreas de desempenho e inovação. A escola é baseada em princípios como responsabilidade global, empreendedorismo e conscientização cultural sobre competência internacional. Foi a primeira escola de administração francesa a assinar a Lei Global das Nações Unidas, em 2004. 

Notícias Relacionadas

SIGA A FECAP NAS REDES SOCIAIS

Quer saber mais sobre a FECAP?

© Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado - FECAP - Todos os direitos reservados