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Confiança do empresariado paulista se mantém estável, mas inflação preocupa

O IFECAP, indicador da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP) que mede a...
IFECAP | 25/10/2021
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O IFECAP, indicador da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP) que mede a confiança do empresário do Estado de São Paulo nos negócios, registrou estabilidade para o mês de outubro, quando comparado com setembro de 2021. O Índice Geral registrou 130,83 pontos, na série sem ajuste sazonal, com queda de -0,6% em relação a setembro. O resultado foi influenciado pelas expectativas futuras dos empresários, uma nova redução de 2,54% em relação ao mês anterior, de acordo com o Índice Futuro (137,07 pontos).

Apesar do Estado de SP alcançar 85,36% da população adulta (+18) com esquema vacinal completo (dados de 22/10/2021), permitindo o fim de algumas restrições de capacidade, a conjuntura macroeconômica continua preocupando os empresariados.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) apresentou alta de 1,16%, em setembro, sendo a maior variação para um mês de setembro desde 1994. A inflação no acumulado do ano e nos últimos 12 meses já alcançam 6,90% e 10,25%, respectivamente. Apesar do presidente do Banco Central dizer que a inflação atingiu o pico em setembro, o empresariado antevê juros mais altos e maior desvalorização do real. Além disso, a instabilidade política e a preocupação fiscal entram no radar, pontos muito afetados pela corrida eleitoral de 2022.

Em contrapartida, o Índice Geral se encontra 9,27% acima em relação ao mesmo período do ano passado, indicando os efeitos das menores restrições no Estado de São Paulo. Já o Índice Momento Atual apresentou leve alta de 0,85%, na comparação com o mês anterior, registrando 126,67 pontos. O resultado foi influenciado pelas encomendas, 2,2% (123,45 pontos) e vendas, 2,26% (128,97 pontos). A situação geral apresentou queda (-1,78%), quando comparado com o mês anterior, atingindo 127,59 pontos.

Índice FECAP de Expectativa nos Negócios

Composto pela compilação de informações sobre as empresas do comércio varejista do Estado de São Paulo, o IFECAP considera o desempenho atual das vendas a clientes e das encomendas a fornecedores, bem como a avaliação geral da situação atual do negócio. O índice avalia ainda informações sobre as expectativas dos empresários quanto às vendas e encomendas para os próximos três meses.

O IFECAP – Índice FECAP de Expectativa nos Negócios consiste em um indicador baseado em metodologia largamente utilizada por diversos países. Há mais de 12 anos, a FECAP coleta dados e calcula mensalmente o índice, que avalia a situação atual das empresas do comércio varejista, com informações sobre o desempenho atual das vendas e das encomendas.

A escolha do comércio varejista como universo da pesquisa se deve ao fato de ser esse setor o elo entre a indústria em geral e o consumidor final, uma vez que grande parte da produção de todos os setores da economia acaba circulando de alguma forma pelas empresas do comércio. Seu principal uso refere-se à previsão do nível de atividade da economia, isto porque o índice procura avaliar a expectativa real dos empresários em relação às variáveis chaves, como encomenda a fornecedores e venda ao consumidor final, ou seja, a antecipação do comportamento da produção e renda.

O IFECAP é composto pela compilação de informações sobre o desempenho atual das vendas e das encomendas, bem como a avaliação sobre a situação atual das empresas do comércio varejista. Consideram-se ainda informações sobre a expectativa dos empresários quanto ao desempenho das vendas e das encomendas para os próximos três meses.

Indicadores

O IFECAP divide-se em três indicadores:

Índice Momento Atual: diz respeito às respostas dos empresários sobre as suas encomendas atuais, realizadas junto a seus fornecedores; a evolução das vendas no período atual; e a avaliação da situação geral dos negócios;

Índice Futuro: calculado com base nas expectativas dos empresários em relação às suas vendas e encomendas em um horizonte temporal de 3 meses;

Índice Geral: é o indicador composto da agregação dos dois índices descritos acima.

Metodologia

A metodologia do IFECAP considera um conjunto de perguntas qualitativas referidas às expectativas do empresário. São pesquisadas diversas empresas do comércio varejista nas cidades de São Paulo.

A pesquisa é sempre realizada na semana do dia 15 do mês corrente, composta por questões qualitativas, que captam a percepção do empresário em relação ao desempenho de sua empresa, classificadas em microempresas, pequenas, médias e grandes empresas.

Confira a pesquisa de setembro completa e o histórico de pesquisas IFECAP clicando aqui!

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