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Pesquisa mostra empresários mais confiantes após reabertura gradual do comércio em SP

O índice IFECAP, que mede a confiança dos empresários do comércio do Estado de São Paulo,...
IFECAP | 02/07/2020
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O índice IFECAP, que mede a confiança dos empresários do comércio do Estado de São Paulo, apresentou alta de 43,94%, chegando a 88,81 pontos no mês de junho. A retomada do otimismo deve-se à reabertura gradual do comércio.

Apesar da alta de 43,94%, em comparação com o mês de maio, o resultado do Índice Geral ainda reflete pessimismo (por estar abaixo dos 100 pontos, de acordo com a metodologia do IFECAP). Na comparação com junho de 2019, o indicador aponta uma queda de 28,20%.

O Índice Futuro, que registra as expectativas para os próximos três meses, apresentou uma alta de 31,27% na comparação com maio, registrando 123,72 pontos. Vale ressaltar que este foi o único índice que superou a faixa de 100 pontos, aquela que indica otimismo nos negócios. Entretanto, esse valor ainda se encontra 18,32% abaixo do registrado em junho de 2019.

O Índice Momento Atual foi o indicador que sofreu maior aumento (+63,83%) na comparação com maio de 2020, registrando 65,53 pontos. A alta pode ser explicada pela reabertura gradual dos comércios no Estado. A pesquisa apresenta melhora nas vendas (+92,78%), encomendas (+59,57%) e situação geral dos negócios (+47,63%), em relação ao mês de maio de 2020. Em comparação com junho de 2019, o indicador aponta uma queda de 37,69%.

Segundo o economista e pesquisador do Instituto de Finanças FECAP Allan S. de Carvalho, a aplicação das regras de flexibilização, apresentadas no início de junho, já surtiram efeitos em nossas entrevistas. “Percebe-se que os comércios registraram melhores vendas, comparado com o mês anterior. E mesmo com resultados longe dos já alcançados, os empresários se encontram confiantes com um maior aumento no fluxo de clientes”, opina.

Quando comparamos a região da Capital e Interior do Estado de SP, a primeira se destaca com uma maior alta no Índice Geral por região, em comparação com os resultados de maio. Analisando o Índice Geral por porte, as pequenas empresas tiveram o maior aumento.

Índice FECAP de Expectativa nos Negócios

Composto pela compilação de informações sobre as empresas do comércio varejista do Estado de São Paulo, o IFECAP considera o desempenho atual das vendas a clientes e das encomendas a fornecedores, bem como a avaliação geral da situação atual do negócio. O índice avalia ainda informações sobre as expectativas dos empresários quanto às vendas e encomendas para os próximos três meses.

O IFECAP – Índice FECAP de Expectativa nos Negócios consiste em um indicador baseado em metodologia largamente utilizada por diversos países. Há mais de 12 anos, a FECAP coleta dados e calcula mensalmente o índice, que avalia a situação atual das empresas do comércio varejista, com informações sobre o desempenho atual das vendas e das encomendas.

A escolha do comércio varejista como universo da pesquisa se deve ao fato de ser esse setor o elo entre a indústria em geral e o consumidor final, uma vez que grande parte da produção de todos os setores da economia acaba circulando de alguma forma pelas empresas do comércio. Seu principal uso refere-se à previsão do nível de atividade da economia. Isso porque o índice procura avaliar a expectativa real dos empresários em relação às variáveis chaves, como encomenda a fornecedores e venda ao consumidor final, ou seja, a antecipação do comportamento da produção e renda.

O IFECAP é composto pela compilação de informações sobre o desempenho atual das vendas e das encomendas, bem como a avaliação sobre a situação atual das empresas do comércio varejista. Consideram-se ainda informações sobre a expectativa dos empresários quanto ao desempenho das vendas e das encomendas para os próximos três meses.

Indicadores

O IFECAP divide-se em três indicadores:

• Índice Momento Atual: diz respeito às respostas dos empresários sobre as suas encomendas atuais a seus fornecedores; a evolução das vendas no período atual; e a avaliação da situação geral dos negócios;
• Índice Futuro: calculado com base nas expectativas dos empresários em relação às suas vendas e encomendas em um horizonte temporal de 3 meses;
• Índice Geral: é o indicador composto da agregação dos dois índices descritos acima.

Metodologia

A metodologia do IFECAP considera um conjunto de perguntas qualitativas referidas às expectativas do empresário. São pesquisadas diversas empresas do comércio varejista nas cidades de São Paulo.

A pesquisa é sempre realizada na semana do dia 15 do mês corrente, composta por questões qualitativas, que captam a percepção do empresário em relação ao desempenho de sua empresa, classificadas em microempresas, pequenas, médias e grandes empresas.

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