fbpx

Colégio FECAP implementará novo Ensino Médio já em 2022

O Colégio FECAP iniciará o ano letivo de 2022 já adaptado ao Novo Ensino Médio. A Lei nº...
Colégio | 02/08/2021
Compartilhe :

O Colégio FECAP iniciará o ano letivo de 2022 já adaptado ao Novo Ensino Médio. A Lei nº 13.415/2017 alterou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e estabeleceu mudanças, com carga horária maior e diferentes possibilidades de formação. 

ENTENDA O NOVO ENSINO MÉDIO 

O modelo proposto pelo Ministério da Educação traz uma nova organização curricular e a ampliação da carga horária mínima das atuais 800 horas para 1.000 horas anuais. Contempla ainda as aprendizagens essenciais e comuns a todos os jovens e a oferta de diferentes possibilidades de escolha aos estudantes, a partir de itinerários formativos, incluindo a formação técnica e profissional, de forma a aprofundar conhecimentos e ajudar na inserção dos jovens no mercado de trabalho. 

Os itinerários formativos possibilitarão ao estudante a escolher em qual área quer aprofundar seus conhecimentos ao longo do ensino médio. Eles podem variar conforme o contexto no qual a escola está inserida e de acordo com as necessidades e interesses dos estudantes. As redes de ensino terão autonomia para definir os itinerários ofertados. 

ENSINO MÉDIO DA FECAP 

A coordenadora de Inovação Educacional Simone Cristina Gonçalves Vianna explica que o Colégio FECAP delineou 12 itinerários formativos para o novo Ensino Médio, sendo dois itinerários integrados de área e 10 itinerários técnico-profissionais. 

“É preciso conhecer muito bem a proposta de itinerários formativos de cada escola, visto que as instituições serão livres para planejar e ofertar itinerários de acordo com as suas possibilidades, variando entre itinerários de área e técnico-profissionais”. 

LABORATÓRIO MAKER-STEAM 

O Laboratório Maker-STEAM é mais um dos novos componentes curriculares que farão parte da lista de disciplinas que os alunos ingressantes no Colégio FECAP terão como matérias de aprendizagem. 

O novo espaço possibilitará a aprendizagem “mão na massa”, integrando as áreas de ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemática.  

O diretor do Colégio FECAP, Marcelo Krokoscz, explica que os alunos irão aprender a desenvolver projetos de solução prática para problemas reais. 

“O laboratório Maker-STEAM é apenas uma das novidades que tornarão a experiência de aprendizado dos adolescentes ainda mais significativa, baseada no princípio de aprender na prática. Os ingressantes no Colégio FECAP, a partir de 2022, poderão protagonizar na sua formação educacional, desfrutando das possibilidades e oportunidades de estudo estabelecidos nas novas diretrizes para o Ensino Médio”. 

O espaço Maker-STEAM está em obras, e deve ser inaugurado no final do mês de setembro. 

Confira algumas fotos do projeto: 

Faça um tour virtual pelo ambiente!

Confira o e-book que explica as mudanças no Ensino Médio do Colégio FECAP: clique aqui!

INAUGURAÇÃO DO LABORATÓRIO

Você é nosso convidado especial para inauguração deste novo espaço. O evento acontecerá no dia 30 de setembro, às 10h, e cumprirá todos os protocolos de segurança e higiene recomendados.

A inauguração será aberta para público interno e externo. Contamos com você para fazer parte dessa nova etapa do Colégio FECAP. 

COLÉGIO FECAP  

O Colégio FECAP iniciou suas atividades em 1902 com a finalidade de formar jovens com excelência acadêmica e profissional. Desde então, é mantido pela Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado, instituição sem fins lucrativos. Suas instalações oferecem cerca de 30 mil metros quadrados de conforto, segurança e tecnologia educacional.  

Integrado ao Ensino Médio, os alunos podem optar por um Curso Técnico em Administração, Comércio Exterior, Hospedagem, Informática, Inteligência Artificial, Meio Ambiente, Multimídia, Produção de Áudio e Vídeo, Programação de Jogos Digitais e Publicidade. Estes cursos auxiliam o aluno na escolha da futura carreira profissional e também o preparam para o mercado de trabalho.   

Saiba mais sobre o Colégio FECAP: clique aqui!

Notícias Relacionadas

SIGA A FECAP NO INSTAGRAM

Quer saber mais sobre a FECAP?