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Especialista dá dicas de como gerir a própria carreira

Antigamente, a gestão de carreira era feita pelas empresas, que ofereciam planos de cargos e...
Extensão | 04/05/2021
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Antigamente, a gestão de carreira era feita pelas empresas, que ofereciam planos de cargos e salários aos seus funcionários. Atualmente, cabe ao próprio indivíduo gerir sua carreira, considerando as exigências do mercado e suas próprias motivações e propósitos. A afirmação é do professor do curso on-line gratuito “Autogestão de Carreira” da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP), Augusto Dutra Galery

Ainda segundo o especialista, uma “carreira de sucesso” é algo bastante subjetivo. “Uma carreira de sucesso está sempre em construção, não é algo parado. E precisa considerar diversos fatores, que vão desde a luta por seus ideais e valores até o seu próprio sustento. Acho que podemos definir uma carreira de sucesso como o movimento de equilíbrio entre o individual e o social, e entre o presente e o futuro”, opina. 

AUTOCONHECIMENTO 

Na autogestão de carreira de sucesso, o autoconhecimento é um dos pontos essenciais, mas também é importante saber ler o mercado para buscar competências essenciais e diferenciais. Além disso, é necessário saber colocar planos em prática e se desenvolver continuamente. 

Para Galery, o principal erro que as pessoas cometem é ter uma atitude passiva frente à própria carreira. “Isso dificulta a empregabilidade e leva à desmotivação e frustração do indivíduo. Ao mesmo tempo, se você considera que não precisa de nenhuma mudança, também terá problemas”, diz. 

Neste sentido, os processos de recrutamento e seleção hoje buscam analisar diversos fatores, que vão desde o conhecimento formal e experiência prévias até a inteligência emocional, a motivação e os valores dos candidatos. 

“O mundo anda complexo… Como os RHs avaliam diversas competências, já não se pode mais deixar de investir em uma coisa para investir em outra. Na pós-graduação da FECAP, por exemplo, independentemente do curso, os profissionais terão que desenvolver suas competências técnicas e aprender soft skills como parte da preparação para o mercado. Tudo caminha junto”. 

COLABORADOR X EMPRESA 

Como toda relação, as duas partes têm que estar envolvidas no desenvolvimento dos planos de carreira. “Mais uma vez, o que acontece aqui é uma relação. Uma pessoa que coloca seu desenvolvimento nas mãos da empresa vira um refém. A empresa, por seu lado, perde rapidamente diferenciais de seus colaboradores se tentar controlar demais suas carreiras. Assim, os dois precisam criar um relacionamento motivacional e de crescimento contínuo. Eu aconselho um diálogo próximo: que as empresas compreendam os potenciais das pessoas e as ajudem a se desenvolver, pois também estarão desenvolvendo organizacionalmente essas competências”, aconselha Galery. 

CONSIDERE A VIDA PESSOAL 

Uma gestão de carreira deve estar alinhada a um plano de vida na esfera pessoal. “Isso é essencial. Mas aqui não estamos falando de só fazer aquilo que dá prazer. É também preciso considerar seus desafios motivadores e seus propósitos de vida. Idealmente, é preciso chegar a um equilíbrio entre o agora (o que se gosta e se precisa atualmente) e o futuro (aonde queremos chegar e como podemos contribuir para um mundo melhor)”, finaliza. 

CURSO GRATUITO 

A FECAP oferece gratuitamente o curso “Autogestão de Carreira”, para preparar estudantes e profissionais que desejam aperfeiçoar suas habilidades comunicacionais e colaborativas, construindo relacionamentos saudáveis e produtivos, além de parcerias de confiança. 

O curso tem duração de 6 horas/aula e oferece certificado de conclusão, se o aluno obter aproveitamento mínimo na avaliação. Para se inscrever, basta acessar o site.

O PROFESSOR 

Augusto Dutra Galery possui Graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1997), Mestrado em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas – SP (2005) e Doutorado em Psicologia Social e do Trabalho pela Universidade de São Paulo (2014). Atualmente, é pós-doutorando em Psicologia Social pela USP. 

É professor assistente da FECAP e professor convidado do curso de Mestrado profissional da Escola de Administração de Empresas de São Paulo/ Fundação Getúlio Vargas. Coordena o Curso de Pós-Graduação em Gestão Estratégica de Pessoas no Centro Universitário FECAP, onde também é gestor do centro de acolhimento e permanência FECAP+. 

Foi coordenador por cinco anos do Centro de Estudos DIVERSA, do Instituto Rodrigo Mendes. Tem experiência na área de Inclusão Social e Psicologia social, do trabalho e organizacional, em especial nos campos da psicossociologia. 

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