fbpx

Estudo aponta diminuição de quase todos os crimes em 2020 em SP

Levantamento realizado pela Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP), em parceria...
Imprensa | 05/11/2020
Compartilhe: twitter facebook linkedin whatsapp

Levantamento realizado pela Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP), em parceria com a empresa Tracker, mostrou queda de todos os índices de criminalidade analisados entre janeiro e agosto de 2020, com exceção dos homicídios, que cresceram 6,84%.

O estudo foi realizado a partir de análise dos boletins de ocorrência registrados pela Secretaria de Segurança Pública do Estado. “Nos últimos meses acompanhamos pelo país um afrouxamento da quarentena e do distanciamento social, o que provavelmente interferiu no comportamento da criminalidade no maior estado da Federação”, opina Allan Silva de Carvalho, do Departamento de Pesquisas em Economia do Crime da FECAP.

O ESTUDO COMPLETO PODE SER CONFERIDO NO SITE.

ROUBO DE VEÍCULOS

Dentre os crimes analisados, os roubos de veículos ganham destaque pela expressiva queda. Em uma comparação direta entre o primeiro e o segundo quadrimestre deste ano, observa-se um recuo de 30,91%. O percentual de redução é ainda maior quando a análise é feita entre 2020 e 2019. Considerando apenas o período entre maio e agosto dos dois anos, a queda foi de 44,38% no estado de São Paulo.

FURTO DE VEÍCULOS

Com uma retração ligeiramente menor, os furtos de veículos apresentaram números 15,71% menores no segundo quadrimestre de 2020 em um comparativo direto com os primeiros meses do ano. Analisando os dados entre maio e agosto deste ano com o mesmo período do ano passado, os furtos reduziram 35,68%.

ROUBO DE CARGAS

Outro crime averiguado foi o de roubo de cargas. O segundo quadrimestre de 2020 apresentou redução de 18,82% das ocorrências em relação aos quatro primeiros meses do ano. A redução foi ainda maior na comparação entre o mesmo período de 2019: foram 27,10% menos registros de roubo de cargas no estado de São Paulo.

ESTUPRO

Analisando os casos de estupro, observa-se um recuo nas ocorrências de 19,13% entre o segundo e o primeiro quadrimestres de 2020 e 18,70%, quando a análise é realizada levando em consideração o mesmo o segundo quadrimestre deste ano e do ano passado.

ESTUPRO DE VULNERÁVEIS

A menor variação observada foi das ocorrências relacionadas aos estupros de vulneráveis, que apresentaram uma pequena queda de 0,15% na comparação entre os dois primeiros quadrimestres de 2020 e de 8,5% entre o segundo quadrimestre deste ano e do ano passado. Esse tipo de ocorrência requer uma atenção especial, pois os dados entre 2018 e 2019 apresentavam uma tendência de alta.

No entanto, entre 2019 e 2020 ocorreu uma inflexão, ou seja, os números se inverteram e agora observa-se uma queda nas ocorrências, justamente no período da pandemia e do isolamento social. Uma das hipóteses é que o número de casos está passando por uma subnotificação, pois se a maior parte destes crimes acontece com crianças, adolescentes e mulheres vulneráveis dentro de casa, as denúncias podem ter sido impactadas. Com a quarentena e as pessoas passando mais tempo em suas residências, as vítimas podem ter mais dificuldades para efetuar as denúncias.

HOMICÍDIOS

E, por fim, destaca-se o único indicador analisado que apresentou uma alta. Apesar do número de vítimas em homicídios dolosos ter caído 14,85 % de um quadrimestre em relação ao outro em 2020, quando a comparação é feita entre 2020 e 2019, observa-se que as ocorrências neste segundo quadrimestre aumentaram 6,84%.

Notícias Relacionadas

SIGA A FECAP NAS REDES SOCIAIS

Quer saber mais sobre a POST na FECAP?

© Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado - FECAP - Todos os direitos reservados