fbpx

Alumni Alvarista: ex-aluna do Colégio FECAP trabalha na CreativosBR

Sophia Mariana é mais uma ex-aluna do Colégio FECAP com destaque no mercado de trabalho. Formada...
Colégio | 14/10/2020
Compartilhe: twitter facebook linkedin whatsapp

Sophia Mariana é mais uma ex-aluna do Colégio FECAP com destaque no mercado de trabalho. Formada no Ensino Médio Técnico em Publicidade, hoje ela trabalha na agência CreativosBR. O amor pela FECAP é tanto que ela também continua na Instituição, agora cursando a Graduação em Publicidade e Propaganda.  

A ex-aluna conta que conheceu o Colégio FECAP através de uma visita realizada pela sua escola antiga. “Ao entrar na Instituição, fiquei maravilhada com o estilo high school do local. Mas isso era o de menos comparado com o restante. Além de poder escolher os esportes que eu queria fazer na educação física, o inglês era nivelado de acordo com o conhecimento do aluno, permitindo que eu não ficasse só no verbo ‘to be’,  como ocorre em tantas escolas. 

 A infraestrutura, com estúdios de fotografia e rádio, laboratórios de computador, física e química bem equipados, biblioteca completa, permitia que eu me dedicasse integralmente às minhas atividades num ambiente no qual eu me sentia confortável, acolhida e com tudo que eu precisava”, relembra.  

Sophia conta que decidir qual seria o curso técnico foi difícil, pois saiu do Ensino Fundamental decidida a ser cirurgiã. “O mais próximo de biológicas que chegaria nos cursos técnicos era meio ambiente, o que não é muito a minha praia. Eliminando as opções que não tinham muito a ver comigo, sobraram publicidade e propaganda e TI, porém como sempre tive dificuldade com exatas, por mais que gostasse, decidi ir para PP, até porque já mexia com Photoshop e fazia algumas edições leves”, diz.  

Ela diz que a experiência de estudar na FECAP foi inesquecível. “A FECAP tem professores altamente qualificados e atenciosos, com quem ainda tenho contato semanalmente, já que eles não são só professores, mas amigos e companheiros do dia a dia. No Colégio, fiz os amigos que levo pra vida e vejo sempre que posso. E de uma coisa tenho certeza: todos sentimos muitas saudades da FECAP. Tudo isso sem falar em tudo que aprendi não só para o técnico, mas para a vida, com aulas de finanças pessoais e atualidades, permitindo que aos poucos eu formasse minha consciência pessoal e de cidadã”.  

Segundo a ex-aluna, sem dúvidas, o Colégio oferece um ambiente equipado para que o aluno tenha uma aprendizagem completa, tanto nas aulas da grade comum quanto no técnico. “Por mais que a aula acabasse às 12h45, ficava na FECAP até umas 16 horas adiantando trabalhos, estudando para provas e fazendo cursos extras gratuitos, que vão desde arte e teatro até gastronomia”.  

Após concluir o técnico, ela resolveu prestar vestibular na área de Publicidade e Propaganda e, após passar na FECAP, não teve dúvidas que era aqui que gostaria de dar continuidade aos estudos. “Atualmente estou finalizando o segundo ano da graduação em Publicidade e Propaganda na FECAP, o que me permite matar a saudade da verdinha e relembrar da época do Colégio. Apesar do bacharel carregar um peso importante no currículo, tenho muito orgulho em dizer que na verdade são poucas as matérias que tive até o momento que não vi no ensino técnico, pois de fato ele contemplou a publicidade como um todo, me dando uma visão ao mesmo tempo geral e profunda sobre a área”.  

Hoje, Sophia atua como estagiária em planejamento e atendimento na Agência Creativosbr, onde pode lapidar com um olhar além da esfera estudantil todos os conteúdos que aprendeu no técnico. “Além do meu serviço principal, também sou redatora no blog do Creativosbr e tenho minha empresa de crochê, a Maria Novelo, que foi criada neste ano, não só pela minha paixão em crochetar, mas também por eu ter o conhecimento gráfico e técnico suficientes para gerenciar as redes sociais do meu negócio, montar promoções e administrar meus custos. Tudo isto devido ao meu ensino técnico”.  

Na agência, ela cuida de um único cliente: o Amigos do Mercado. “É uma iniciativa que busca reunir publicitários de todo o Brasil para trocar contatos, conteúdos e vagas de emprego, com um evento de premiação dos profissionais do dia a dia todo final de ano. Assim, o meu emprego sai da esfera ‘agência’ e vai também para o ‘cliente’, permitindo que eu tenha conhecido a RedeTV! em um dos nossos eventos, agências do grupo Artplan, como a Pullse e a emissora Record, sem falar no networking que construí ao longo desse um ano e meio trabalhando com publicidade”.  

Ela diz que é muito grata à FECAP. “Pois foi com o ensino técnico que eu pude me empregar no primeiro mês de faculdade. Ao final dos três anos técnicos, tive de apresentar o meu TCC – que inclusive foi o primeiro do meu curso com nota máxima na Instituição – e um dos jurados da minha banca hoje é, na verdade, meu coordenador de faculdade, professor, amigo e… chefe. Por conhecer o meu trabalho e saber o quanto me dediquei para o TCC do Colégio, ao ingressar na graduação, Filipe Crespo abriu uma vaga para trabalhar em sua agência com planejamento e atendimento. Apesar de achar que não conseguiria a vaga por estar no começo da faculdade, peguei o currículo que montei em uma aula de redação, atualizei com os dados do meu ensino técnico e fui para a entrevista. Já estou no Creativosbr há 1 ano e 6 meses, e tudo graças ao ensino técnico da FECAP, que permitiu que eu competisse no mesmo nível de candidatos que estão no 4º ou 5º semestre da faculdade, além do networking que a banca de TCC possibilitou para eu me aproximar do meu atual chefe, Filipe Crespo”.  

Ela diz que o maior projeto que a incentivou a seguir a carreira e entender que medicina era legal, mas sua paixão era a publicidade, foi o TCC. “É uma experiência única poder desenvolver um projeto real para um cliente real com o suporte de professores de todas as disciplinas técnicas que possui. Foi um ano de extrema dedicação, pois eu entrava às 7h15 na aula, tinha 1 hora para almoçar, fazia o cursinho pré-vestibular até as 18h e só então eu podia me dedicar às tarefas, trabalhos e projetos. Com certeza, num ano tão puxado e que me ensinou a ser responsável e disciplinada, duas professoras foram muito importantes para eu não me desmotivar e continuar com o projeto: Marina Silva, que assumiu tanto as aulas de marketing, quanto computação gráfica e criação, me acompanhando desde o primeiro ano, mostrando meus pontos de melhoria e me incentivando a empreender; e a Evelyn, que, apesar de só ter me dado as aulas básicas de TI, me apoiou em momentos difíceis e conturbados que o trabalho em grupo proporciona, principalmente entre adolescentes. Essas duas professoras me incentivaram a não desistir, me deram oportunidades de emprego e tenho certeza de que torcem pelo meu futuro profissional. Aliás, saudades”.  

Para finalizar, ela diz que a FECAP é o colégio onde todos deveriam estudar, porque não é só um colégio. “Lá eu passei metade dos meus dias todos os dias, fiz amigos, namorados, fiquei íntima dos professores e funcionários, pois todos eles formaram minha segunda família. Se eu pudesse, voltaria para o ensino médio para ter um último dia de aula com meus professores, amigos e coordenadores, pois a FECAP virou a minha segunda casa e foi o pontapé inicial para eu alavancar a minha carreira e aos 19 anos já trabalhar numa empresa bacana e ter renda de 3 diferentes atividades, todas ligadas à minha querida publicidade”.

Notícias Relacionadas

SIGA A FECAP NAS REDES SOCIAIS

Quer saber mais sobre a FECAP?

© Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado - FECAP - Todos os direitos reservados