fbpx
voltar ao topo

Maioria dos políticos não têm conhecimento em gestão pública

Cursos de especialização são essenciais para o bom desempenho dos eleitos no trato da máquina...
Imprensa | 12/08/2020
Compartilhe: twitter facebook linkedin whatsapp

Cursos de especialização são essenciais para o bom desempenho dos eleitos no trato da máquina pública

Com a aproximação das eleições municipais, que devem ocorrer este ano, os eleitores avaliam muitos requisitos dos candidatos a cargos públicos: vida pública, ética, propostas… Mas um aspecto importante quase é esquecido: os candidatos estão preparados para gerir a máquina pública? A resposta na maioria das vezes é negativa. A maioria dos políticos do Brasil não tem conhecimento em gestão pública.

Segundo o Doutorando em Administração pela USCS, Mestre em Ciências Contábeis e especialista em Contabilidade Pública pela FECAP, José Orcélio do Nascimento, que atua na área pública há mais de vinte anos e é professor de cursos de Pós-graduação, políticos que têm formação em gestão pública podem contribuir mais para a população.

“A maioria dos políticos eleitos, seja no Legislativo ou no Executivo, tem ideia muito vaga da gestão pública e tentam levar modelos de gestão do setor privado para o público, o que não funciona. O setor privado busca o lucro, enquanto o setor público busca o bem estar social”, explica.

Um bom exemplo é um prefeito que precisa fazer uma compra emergencial para o combate ao Covid-19, por exemplo. Se fosse em uma empresa privada, tendo caixa, uma compra pode ser feita rapidamente. No setor público, é preciso respeitar trâmites de licitação e concorrência pública.

COMISSIONADOS

Nem só os eleitos precisam de formação, mas também o entorno dos políticos. Um ministro da saúde pode não ter formação em Medicina, por exemplo, mas os funcionários comissionados de seu gabinete, independentemente da formação, precisam entender leis e especificidades da administração pública para orientar o político eleito.

CONCURSADOS

Além dos comissionados, os funcionários concursados de prefeituras e outros órgãos públicos pelo Brasil também precisam se especializar.

“Os funcionários concursados passam em concursos super disputados, mais concorridos até que muitos vestibulares. Antes do órgão público, esse servidor por vezes trabalhou em grandes e pequenas empresas. Pode ter estudado sobre a coisa pública, mas não tem a mínimo de noção de como funciona na prática. Se o concursado for alocado para trabalhar em um setor de licitações, por exemplo, ele vai precisar estudar e receber formação adequada”, explica.

Além disso, Orcélio pontua que a área pública tem novidades a todo momento. “É muito difícil um profissional da área pública dizer que sabe muito sobre um determinado assunto, porque tudo muda muito e se atualiza constantemente”, diz.

CURSO AJUDA ELEITOS

Jeferson Ricardo da Silva é vereador em Osasco, eleito pela primeira vez nas eleições municipais de 2016. Ele conta que fez uma pesquisa na internet, procurando um curso sobre contas públicas. Encontrou a FECAP, que foi a Instituição que melhor atendeu à sua necessidade. Acabou cursando a Pós-graduação em Gestão e Controladoria Pública.

O curso ajudou o representante do povo a melhor desempenhar seu trabalho na Câmara. “Quando fui eleito a vereador, quis fazer o curso para me aprimorar. Aprendi bastante sobre a legalidade. Como fazer as leis se você não as conhece? Dentro do curso, meu conhecimento técnico avançou muito. Em uma aula de direito, aprendi bastante sobre Lei de Responsabilidade Fiscal, gastos com dinheiro público, e como me portar e fiscalizar o executivo”, diz o vereador, que recomenda o curso a outros pares.

PROFISSIONALIZAÇÃO

Um bom gestor público, além de prezar pela ética e honestidade, deve também se pautar em uma boa formação acadêmica para prestar um melhor serviço à população.

Pensando nisso, a FECAP, primeira escola de negócios do Brasil, oferece cursos de Pós-graduação nas modalidades presencial e EAD, além de cursos de especialização e curta duração, preparando gestores públicos para atuar com propriedade nas áreas de gestão, governança, finanças, contabilidade e orçamento públicos.

Confira a lista de oportunidades para gestores públicos:

PÓS-GRADUAÇÃO PRESENCIAL

Gestão e Controladoria Pública

PÓS-GRADUAÇÃO ON-LINE

Gestão Pública

Gestão Pública em Auditoria

Gestão Pública em Controladoria

Gestão Pública em Regime Próprio de Previdência Social – Rpps

CURSOS DE CURTA DURAÇÃO ON-LINE

Análise das Demonstrações Contábeis do Setor Público

Contabilidade Pública

Contabilidade dos Regimes Próprios de Previdência Social

Finanças Públicas

Gestão de Riscos e Controles Internos – Aplicados à Gestão Pública

Padrões Internacionais de Contabilidade Pública

Planejamento Orçamentário Governamental

Sustentabilidade e Desempenho na Gestão Pública

Notícias Relacionadas

SIGA A FECAP NAS REDES SOCIAIS

Quer saber mais sobre a POST na FECAP?

© Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado - FECAP - Todos os direitos reservados