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Mercados Emergentes

Como fazer negócios

Inscreva-se

Educação Executiva

Carga Horária

12 horas


Data

28 de maio (terça-feira)
04, 11 e 18 de junho


Horário

Online - Das 19h00 às 22h00


Localização

Zoom (Live) 


Valores

R$ 790,00


Período de Inscrição

até 27/05


Professor(a)

Silvana Scheffel Gomes


Sobre o curso

PÚBLICO-ALVO:

Graduandos e Pós-Graduandos de Relações Internacionais, bem como executivos e profissionais de Comércio Exterior, Relações Internacionais e Administração de Empresas.

OBJETIVO:

Ao final do curso, os participantes serão capazes de compreender a dinâmica de negócios com os mercados emergentes, suas características e as oportunidades de desenvolvimento de negócios com países como Índia, China, Malásia, Indonésia, Arábia Saudita, entre outros

Conteúdo

  • O que são mercados emergentes
    • Quais são os principais mercados emergentes
    • Quais são as principais características destes mercados
    • Quais são os fatores de atratividade destes mercados
    • Quais são os fatores de atratividade do Brasil para os mercados emergentes
  • Os emergentes asiáticos
    • Características dos mercados emergentes asiáticos
    • Índia: a nova aposta nos mercados emergentes
    • Análise e debate de estudo de caso de distribuição de produtos na Índia
  • Fazendo negócios na África
    • Conhecendo o mercado africano: a África Árabe e a África Subsariana
    • Características da internacionalização de serviços
    • Análise e debate de estudo de caso de expansão de negócios de uma empresa de serviços no continente africano
  • Mercados em destaque: Golfo Arábico e países Islâmicos
    • Oportunidades e desafios para desenvolvimento de negócios com o mercado árabe e mercado islâmico
    • Mesa redonda com empresários convidados que realizam negócios no Oriente Médio e países de predominância islâmica

Aula à distância, em tempo real, por meio de videoconferência realizada com ferramenta Zoom Meetings (https://zoom.us/). Aulas expositivas, discussão e resolução de exemplos práticos reais. Não haverá avaliação de conteúdo. É necessário estar presente, no mínimo, em 70% das aulas. 

  • Bibliografia: CAVUSGIL; SALIH TAMER; GHAURI, PERVEZ N.; LIU, LEIGH ANNE. Doing Business in Emerging Markets. SAGE Publications Ltd, 3ª Edição, Londres, 2021.
  • GHAURI, P. N., USUNIER, J. C. (2007). International Business Negotiations (2nd Edition). Emerald Group Publishing Limited, WA, UK.

Estudos de caso a serem trabalhados nas atividades de classe:

  • India: KAMATH, RENUKA; KISHORE, K.K.; SHARMA, SAGAR. An Irate Distributor: The question of profitability. Ivey Publishing, 2013
  • Africa: WÖCKE, ALBERT. Hello Healthcare: Taking a Cooperative Business Into Africa. Gordon Institute of Business Science, University of Pretoria, Ivey Publishing, 2013.

Sobre o professor

Mestre em administração de empresas pelo Insper na linha de estratégia empresarial, MBA Executivo em gestão empresarial e graduada em comércio exterior no Centro Universitário Positivo. Temáticas de pesquisa: Servitização, marketing internacional, internacionalização de empresas, investimentos estrangeiros, mercados emergentes, operações internacionais. Foi diretora de marketing e conteúdo da Câmara de Comércio Árabe Brasileira, diretora executiva da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos, diretora executiva da São Paulo Negócios, agência de promoção de investimentos da cidade de São Paulo, e atuou na Invest SP, agência de promoção de investimentos do Estado de São Paulo. É professora da pós-graduação de negócios e marketing de luxo contemporâneo na ESPM e professora na pós-graduação em negócios internacionais na FECAP, onde leciona matérias relacionadas a estratégia de internacionalização de empresas.

Profa. Ma. Silvana Scheffel Gomes

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