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Padrões Internacionais de Contabilidade Pública

Inscreva-se

- GESTãO PúBLICA

Carga Horária

30 horas


Data

01 de Abril até 30 de Abril


Horário

Online


Localização

Online


Valores

Alunos, ex-alunos FECAP: R$ 249,00
Externos: R$ 498,00


Período de Inscrição

até 07 de Abril


Professor(a)

Luciano Nurnberg Peres


Sobre o curso

PÚBLICO-ALVO:

Profissionais interessados em adquirir capacitação diferenciada e de alto nível em International Public Sector Accounting Standards – IPSAS. Incluem servidores públicos, contadores que prestam serviços de contabilidade para órgão públicos como, por exemplo, escritórios de serviços contábeis, consultores, estudantes que pretendem entender mais Contabilidade Pública e candidatos a concursos públicos.

OBJETIVO DE APRENDIZAGEM:

Trabalhar as novas perspectivas para a adoção e harmonização às Normas Internacionais para a Contabilidade Pública.

ESTRATÉGIA DE ENSINO:

O curso é ministrado de forma online com aulas gravadas. O professor responsável fica a disposição para monitoria durante 30 dias, tempo de realização do curso. As atividades possuem datas pré determinadas para entrega

 

Conteúdo

Informações gerais sobre IPSAS, IFAC e IPSASB; Desenvolvimento internacional da contabilidade aplicada ao setor público; O Brasil na convergência às normas internacionais; Custos vs benefícios da implantação da Contabilidade baseada no regime de competência no setor público; Estrutura Conceitual da Contabilidade Aplicada ao Setor Público; Demonstrativos contábeis (IPSAS 1 e NBC T 16.6 R1); Receita de transação com contraprestação; Receita de transação sem contraprestação e Ativo Imobilizado.

A trilha de aprendizagem é o caminho que o aluno deverá percorrer durante o processo de ensino-aprendizagem de modo que haja eficiência e eficácia nesse processo.
O curso está organizado em 4 módulos e cada um deles contém:

  1. Videoaula: vídeo através do qual o professor faz um apanhado geral do conteúdo do módulo e fala dos pontos mais relevantes;
  2. E-book: texto com o conteúdo teórico do respectivo módulo;
  3. Aula Explicativa: aula criada em PowerPoint e gravada na forma explicativa, com o uso de vídeo ou de som.
  4. Fórum para Discussão: neste ambiente, o professor tutor e os alunos deverão interagir para discutir o assunto tratado. Eles poderão também apresentar dúvidas e discutir com seus colegas acerca do tema ali proposto.
  5. Auto Avaliação: são 10 questões objetivas através das quais o aluno poderá verificar como foi seu aprendizado referente ao módulo estudado.

Atividades e participação on-line constituem 100% da nota nos fóruns de discussões e autoavaliação dos quatro módulos. É necessário para aprovação, no mínimo, 70% de participação ativa em todas as atividades.

  • International Federation of Accountants. (2003). Background on PSC Standards Program and note on pension accounting developments. Recuperado de https://www.imf.org/external/np/sta/ueps/2003/080803.pdf.
  • International Federation of Accountants. (2019). Member Organizations and Country Profiles. Recuperado de https://www.ifac.org/about-ifac/membership/member-organizations-and-country-profiles.
  • International Federation of Accountants. (2020a). Our Purpose. Recuperado de https://www.ifac.org/who-we-are/our-purpose.
  • International Federation of Accountants. (2020b). PAO Development Committee. Recuperado de https://www.ifac.org/who-we-are/committees/pao-development-committee.
  • International Federation of Accountants & The Chartered Institute of Public Finance and Accountancy (2018). The International Public Sector Financial Accountability Index: 2018 status report. Recuperado de http://www.ifac.org/system/files/uploads/IFAC/IFAC-CIPFA-Public-Sector-Index-2018-Status.pdf.
  • International Public Sector Accounting Standards Board. (2015). IPSASB Strategy 2015 Forward: leading through change. Recuperado de http://www.ifac.org/system/files/publications/files/IPSASB-Strategy-2015-Forward-2.pdf.
  • International Public Sector Accounting Standards Board. (2016). Due process and working procedures – effective – June 2016. Recuperado de https://www.ifac.org/system/files/uploads/IPSASB/IPSASB-Due-Process-and-Working-Procedures-June-2016.pdf.
  • International Public Sector Accounting Standards Board. (2016a). Fact sheet. Recuperado de http://www.ifac.org/system/files/uploads/IPSASB/IPSASB-Fact-Sheet-June-2016-2.pdf.
  • International Public Sector Accounting Standards Board. (2018a). IPSAS 41, Financial Instruments. Recuperado de https://www.ifac.org/system/files/publications/files/IPSAS-41-Financial-Instruments.pdf.
  • International Public Sector Accounting Standards Board. (2018b). Handbook of International Public Sector Accounting Pronouncements – Volume I. Recuperado de http://www.ifac.org/system/files/publications/files/IPSASB-HandBook-2018-Volume-1.pdf.
  • International Public Sector Accounting Standards Board. (2018c). Handbook of International Public Sector Accounting Pronouncements – Volume II. Recuperado de http://www.ifac.org/system/files/publications/files/IPSASB-HandBook-2018-Volume-2.pdf.
  • International Public Sector Accounting Standards Board. (2018d). Handbook of International Public Sector Accounting Pronouncements – Volume III. Recuperado de http://www.ifac.org/system/files/publications/files/IPSASB-HandBook-2018-Volume-3.pdf.
  • International Public Sector Accounting Standards Board. (2018e). Internacionalização da contabilidade e seus reflexos no controle e qualidade do gasto no setor público: uma visão geral sobre a estrutura conceitual da informação financeira pública. In: VIII Congresso Internacional de Contabilidade, Custos e Qualidade do Gasto no Setor Público. Recuperado de http://congressocq.net/materiais/apresentacoes/Slides_VIIICongressoCQ_JoaoFonseca.pdf.
  • International Public Sector Accounting Standards Board. (2018f). IPSAS-IFRS Alignment Dashboard. Recuperado de http://www.ifac.org/system/files/uploads/IPSASB/Agenda%20Item%201.6%20IPSAS%20IFRS%20Alignment%20Dashboard_December%202018.pdf.
  • International Public Sector Accounting Standards Board. (2019). IPSAS 42, Social Benefits. Recuperado de https://www.ifac.org/system/files/publications/files/IPSAS-42-Social-Benefits.pdf.
  • International Public Sector Accounting Standards Board. (2019a). Consultative Advisory Group. Recuperado de https://www.ipsasb.org/consultative-advisory-group.
  • International Public Sector Accounting Standards Board. (2019b). Strategy and Work Plan 2019-2023: delivering global standards, inspiring implementation. Recuperado de http://www.ifac.org/system/files/IPSASB%20Final%20Work%20Plan%20Draft%208.pdf.
  • Organisation for Economic Co-operation and Development. (2019a). Origins of the Public Interest Committee (PIC). Recuperado de http://www.oecd.org/gov/budgeting/origins-of-the-public-interest-committee.htm.
  • Organisation for Economic Co-operation and Development. (2019b). Public Interest Committee (PIC). Recuperado de http://www.oecd.org/gov/budgeting/pic.htm.
  • Sasso, M. (2017). Adoção das normas de contabilidade oriundas do processo de convergência às IPSAS: respostas estratégicas de governos estaduais (Dissertação de Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12136/tde-28062017-113405/pt-br.php.
  • Secretaria do Tesouro Nacional. (2018). Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público (8a ed.). Recuperado de http://www.tesouro.fazenda.gov.br/documents/10180/695350/CPU_MCASP+8ª%20ed+-+publicação_com+capa_3vs_Errata1/6bb7de01-39b4-4e79-b909-6b7a8197afc9.
  • Treasury Board of Canada Secretariat (2008). III Profile of IFAC and IPSASB and the IPSASB contribution program. Recuperado de https://www.tbs-sct.gc.ca/report/orp/2011/ipsa-cnci03-eng.asp.
  • Weffort, E. F. J. (2005). O Brasil e a harmonização contábil internacional: influências dos sistemas jurídico e educacional, da cultura e do mercado. São Paulo: Atlas.

Sobre o professor

Doutorando em Controladoria e Contabilidade na FEA-USP e membro do Centro de Estudos em Contabilidade e Governo (ContGov) da FEA-USP. Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual de Maringá (2014), graduação em Física pela Universidade Estadual de Maringá (2007) e mestrado em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo (2017). Atuou como empenhador na Prefeitura de Campo Mourão, auxiliar administrativo na Justiça Federal de Primeiro Grau no Paraná (2013) e na auditoria do Ministério Público do Estado do Paraná (2012/2013). De 2011 a 2016, atuou em projetos de pesquisa e extensão. Em 2017 e 2018 atuou como professor de Contabilidade Pública, tendo lecionado na Faculdade de Jandaia do Sul (FAFIJAN) e na Faculdade Maringá. Nos anos de 2017 a 2019, participou como avaliador de trabalhos do Congresso USP de Contabilidade. Professor dos cursos de Gestão Pública em EAD da FECAP.

Prof. Me. Luciano Nurnberg Peres

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