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Padrões Internacionais de Contabilidade Pública

| Online

Carga Horária: 30 horas/aula

Data: 17 de agosto à 16 de setembro

Valores: Alunos, ex-alunos FECAP R$ 240,00 Externos: R$ 480,00

Período de Inscrição: até 19 de agosto

Prof. Luciano Nurnberg Peres

Sobre o curso

PÚBLICO-ALVO:
Profissionais interessados em adquirir capacitação diferenciada e de alto nível em International Public Sector Accounting Standards – IPSAS. Incluem servidores públicos, contadores que prestam serviços de contabilidade para órgão públicos como, por exemplo, escritórios de serviços contábeis, consultores, estudantes que pretendem entender mais Contabilidade Pública e candidatos a concursos públicos.

OBJETIVO DE APRENDIZAGEM:
Trabalhar as novas perspectivas para a adoção e harmonização às Normas Internacionais para a Contabilidade Pública.

Conteúdo

Informações gerais sobre IPSAS, IFAC e IPSASB; Desenvolvimento internacional da contabilidade aplicada ao setor público; O Brasil na convergência às normas internacionais; Custos vs benefícios da implantação da Contabilidade baseada no regime de competência no setor público; Estrutura Conceitual da Contabilidade Aplicada ao Setor Público; Demonstrativos contábeis (IPSAS 1 e NBC T 16.6 R1); Receita de transação com contraprestação; Receita de transação sem contraprestação e Ativo Imobilizado.

A trilha de aprendizagem é o caminho que o aluno deverá percorrer durante o processo de ensino-aprendizagem de modo que haja eficiência e eficácia nesse processo.
O curso está organizado em 4 módulos e cada um deles contém:
1- Videoaula: vídeo através do qual o professor faz um apanhado geral do conteúdo do módulo e fala dos pontos mais relevantes;
2- E-book: texto com o conteúdo teórico do respectivo módulo;
3- Aula Explicativa: aula criada em PowerPoint e gravada na forma explicativa, com o uso de vídeo ou de som.
4- Fórum para Discussão: neste ambiente, o professor tutor e os alunos deverão interagir para discutir o assunto tratado. Eles poderão também apresentar dúvidas e discutir com seus colegas acerca do tema ali proposto.
5- Auto Avaliação: são 10 questões objetivas através das quais o aluno poderá verificar como foi seu aprendizado referente ao módulo estudado.

Atividades e participação on-line constituem 100% da nota nos fóruns de discussões e autoavaliação dos quatro módulos. É necessário para aprovação, no mínimo, 70% de participação ativa em todas as atividades.

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Weffort, E. F. J. (2005). O Brasil e a harmonização contábil internacional: influências dos sistemas jurídico e educacional, da cultura e do mercado. São Paulo: Atlas.

Sobre o professor

Doutorando em Controladoria e Contabilidade na FEA-USP e membro do Centro de Estudos em Contabilidade e Governo (ContGov) da FEA-USP. Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual de Maringá (2014), graduação em Física pela Universidade Estadual de Maringá (2007) e mestrado em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo (2017). Atuou como empenhador na Prefeitura de Campo Mourão, auxiliar administrativo na Justiça Federal de Primeiro Grau no Paraná (2013) e na auditoria do Ministério Público do Estado do Paraná (2012/2013). De 2011 a 2016, atuou em projetos de pesquisa e extensão. Em 2017 e 2018 atuou como professor de Contabilidade Pública, tendo lecionado na Faculdade de Jandaia do Sul (FAFIJAN) e na Faculdade Maringá. Nos anos de 2017 a 2019, participou como avaliador de trabalhos do Congresso USP de Contabilidade. Professor dos cursos de Gestão Pública em EAD da FECAP.

Luciano Nurnberg Peres

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