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Bons profissionais devem dominar a técnica de Comunicação Não Violenta

FECAP oferece curso on-line gratuito de “Comunicação Não Violenta” para preparar...
Extensão | 29/07/2020
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FECAP oferece curso on-line gratuito deComunicação Não Violenta” para preparar profissionais 

A CNV, Comunicação Não Violenta, oferece uma técnica que aperfeiçoa relacionamentos pessoais e profissionais. Para se destacarem no cenário atual do mercado de trabalho, é fundamental que os profissionais a dominem. 

Segundo a professora do curso on-line gratuitoComunicação Não Violenta” da FECAP, Maria de Lurdes Zamora Damião, a CNV é mais que uma ferramenta: é um jeito de ser, que contempla a não violência, a aceitação totalmente sem julgamento e a compaixão. 

A ênfase da técnica reside no saber expressar-se a partir de observações, sentimentos, necessidades e clareza nos pedidos, evitando-se uma linguagem cheia de julgamentos e rótulos que enquadram os interlocutores ou terceiros. Sua proposta envolve a revisão das ações baseadas no piloto automático e a busca de respostas mais conscientes”, explica. 

PERFIL DE COMUNICAÇÃO VIOLENTA 

A especialista aponta ainda qual é o perfil e como age uma pessoa que aplica a comunicação violenta. Segundo ela, são pessoas passivas, manipuladoras e agressivas que utilizam uma comunicação com linguagem agressiva e cheia de julgamentos que separam as pessoas.  

Priorizam apontar o que o outro fez e o que falou de errado, criando um mundo de suposições convenientes em que a necessidade real não é contemplada. É a busca constante por sempre ter razão, mesmo que seja preciso coagir ou culpar o outro, sem ouvi-lo e sem reconhecer sua responsabilidade com a situação. 

PERFIL DE COMUNICAÇÃO NÃO VIOLENTA 

Já as pessoas que agem a partir da comunicação não violenta são assertivas e empáticas, que se conectam com outro, revelando necessidades e desejos, e abrindo caminhos de verdadeira comunicação e possibilidades de reciprocidade. 

Possibilitam uma comunicação direta e empática, pois comunicam interesses, buscam identificar sentimentos a cada momento e a maneira como os outros podem contribuir para o seu bem-estar e o do outro. Utilizam-se de uma comunicação respeitosa e sem julgamentos.  

COMO LIDAR COM QUEM É AGRESSIVO? 

Observe sem julgamento, entre em contato com os sentimentos provocados em você, verifique qual é sua necessidade em relação ao ocorrido e depois em uma conversa assertiva e empática com a pessoa, fale sobre sua observação, seus sentimentos e necessidades, e conclua com um pedido em linguagem clara e positiva que deseja que ela se comunique com você de forma respeitosa e empática. 

PANDEMIA POTENCIALIZA AGRESSIVIDADE 

A pandemia revela pelo menos dois tipos de vítimas: as do Covid-19 e as do isolamento social. O isolamento potencializa nossos medos e o medo é a base de toda agressividade.  

Quando sentimos medo de expressar nossos sentimentos e necessidades e não acreditamos que o outro nos ouvira ou será empático, utilizamos a comunicação violenta. Começar ou aprofundar um processo de autoconhecimento com terapia, exercícios de atenção plena e outras estratégias, ajuda a manter a serenidade e o equilíbrio. 

Por fim, a professora aponta que a agressividade direta ou passiva é extremamente prejudicial, pois constrói muros entre as pessoas, independente do ambiente. Predomina a ideia de que o outro é responsável pelo nosso bem-estar, e quando isso não acontece o outro é o culpado. É uma forma de terceirizar nossa responsabilidade, aliviar nossa culpa e principalmente abrir mão de nosso poder e protagonismo”, conclui. 

CURSO GRATUITO 

A FECAP oferece gratuitamente o curso on-line de “Comunicação Não Violenta” para ajudar os profissionais que desejam aperfeiçoar suas habilidades comunicacionais e colaborativas para construir relacionamentos saudáveis e produtivos, além de parcerias de confiança. 

Entre os objetivos do curso está fazer o aluno entender os comportamentos tóxicos e seus impactos sobre os profissionais, equipes e organizações, identificando os tipos de comunicações improdutivas e produtivas e suas consequências nos relacionamentos, refletindo as habilidades de linguagem e comunicação que fortalecem a capacidade de ser empático e resolver conflitos. 

Conhecer a Comunicação Não Violenta e praticar a atenção plena em si e no outro substitui reações e julgamentos por ações e observações. 

O curso tem duração de 4 horas/aula e as inscrições podem ser feitas pelo site.

A PROFESSORA 

Maria de Lurdes Zamora Damião é Mestre em Administração – Gestão de Organizações e Pessoas pela Universidade Metodista de São Paulo, especialista em Consultoria de Recursos Humanos e graduada em Psicologia e Pedagogia. 

Professora das disciplinas Gestão de Pessoas e Liderança, Gestão de carreiras e competências em cursos de Pós-graduação; e em disciplinas de Psicologia, Liderança e Soft skills em cursos de Graduação, coach acadêmico e psicóloga da FECAP. 

Palestrante e facilitadora da Syntese Desenvolvimento Humano, da Universidade Corporativa do SESCON-SP – UNISESCON-SP e do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo– CRCSP. Coach holístico, Action learning coach, Analista comportamental, Wizard, Professional and Master Avatar com certificações internacionais. 

Coautora dos livros Competência: a essência da liderança pessoal, publicado pela Saraiva e Coaching: desenvolvendo pessoas e acelerando processos, publicado pela Editora IBC.

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