fbpx

FECAP conta com núcleo de apoio e acolhimento para toda Comunidade Alvarista

FECAP+ é uma atualização do antigo Centro de Oportunidades e Talentos (COT) e oferece diversos...
Institucional | 21/11/2019
Compartilhe: twitter facebook linkedin whatsapp

FECAP+ é uma atualização do antigo Centro de Oportunidades e Talentos (COT) e oferece diversos serviços para alunos, professores e funcionários

Segundo dados da Organização Pan-Americana de Saúde, atualmente, um a cada seis jovens, entre 10 e 19 anos, sofre de algum tipo de problema psicológico. Quando falamos de estudantes universitários, a Psicóloga e Pesquisadora Profa. Dra. Karen Graner (especialista em Psicologia da Saúde e Saúde Coletiva com enfoque na saúde mental de estudantes universitários) constatou, em 2018, que 30% dos alunos brasileiros sofrem de algum tipo de transtorno, como ansiedade e depressão.

As mudanças no mercado de trabalho, resultado da globalização e do avanço tecnológico, também podem influenciar bastante nessa fase da vida na qual o indivíduo precisa tomar decisões e lidar com as suas frustrações.

É justamente para auxiliar nesse período de transição que o FECAP+ surge. Sob gestão do Prof. Dr. Augusto Galery, Doutor em Psicologia Social pela USP e Orientador Profissional , com suporte da Profa. Me. Maria de Lourdes Zamora, Coach Holística e Psicóloga, o Núcleo é responsável pelo acolhimento, promoção da diversidade, nivelamento, inclusão e orientação profissional da FECAP.

Há várias razões pelas quais o Núcleo é relevante. Em primeiro lugar, é necessário auxiliar o estudante a fazer a transição entre o ensino médio e o ensino superior. Hoje existe uma lacuna (tanto em termos de conteúdo aprendido quanto em termos didaticos e pedagógicos) entre esses dois mundos e os alunos frequentemente se sentem perdidos nessa passagem. “O estudante chega à universidade com carência de conteúdos básicos, sem autonomia e nem motivação para o trabalho, muitas vezes perdido, inclusive em relação à escolha profissional”, diz Augusto Galery.

Além disso, estamos em um momento complicado de nossa sociedade, especialmente em relação ao mundo do trabalho (enfraquecimento do trabalho formal, globalização e avanço tecnológico). O impacto disso é o aumento de quadros de ansiedade e depressão entre os alunos. “No começo de maio, fizemos uma pesquisa entre os alunos de primeiro e segundo semestre de nossos cursos e, dos 112 respondentes, 30 relataram depressão ou tristeza intensa e 61, falta de confiança em si mesmos”, completa o responsável pelo FECAP+.

Assim, o Núcleo pretende atuar amplamente, incentivando o estudante a ir além da sala de aula, a utilizar toda a estrutura que a FECAP oferece em termos de suporte (monitorias, laboratórios ou cursos intensivos de conteúdo). Além disso, os nossos alunos têm acesso a apoio psicossocial e orientação financeira, se necessário.

O FECAP+ atua como um centro integrador das diversas oportunidades que a FECAP coloca à disposição do estudante. Hoje, temos iniciativas em diferentes áreas:

1) Acolhimento do aluno: apoio aos universitários nos múltiplos desafios durante o percurso;
2) Suporte acadêmico: promoção dos diversos projetos de desenvolvimento do conhecimento dos estudantes nas disciplinas (Laboratório de Métodos Quantitativos, Monitorias e Nivelamentos);
3) Centro de Oportunidades e Talentos (COT): apoio para o desenvolvimento profissional e de carreira, ofertando estágios e empregos;
4) Diversidade e Direitos Humanos: promoção da diversidade e do bem-estar na FECAP;
5) Acessibilidade e inclusão: garantia de que todas as pessoas tenham a assistência necessária para a aprendizagem, inclusive no caso de alguma deficiência.

Apesar de um grande esforço do FECAP+ estar centrado no estudante, que é o objetivo final da Instituição, a ideia é que se atenda a toda a comunidade, incluindo o corpo docente, o corpo técnico-administrativo e os demais stakeholders da Instituição. Por um lado, investir na qualidade das relações entre todos esses públicos é essencial, o que pode acontecer por meio de treinamentos e workshops. Por outro lado, a própria qualidade do trabalho depende do engajamento e da motivação desses stakeholders e, cuidar dessa parte, também é objetivo do novo Núcleo.

Os objetivos do FECAP+ são:
1. Criar um clima de acolhimento, colaboração e diversidade;
2. Contribuir para o sucesso em todos os âmbitos da comunidade FECAP, considerando todos os seus stakeholders.

Graziele Carvalho, formada em Relações Públicas e especialista em Gestão Estratégica de Pessoas, é quem cuida da parte prática.

Coordenadora do FECAP+, ela planeja as campanhas mensais, organiza os eventos que serão disponibilizados aos alunos e possibilita que as ações sejam executadas. Com auxílio de Giovanna Rossini e Maria Vitória da Silva, as três prestam atendimento aos alunos, planejam atividades e as produzem. “As ações são importantes, porque fortalecem as relações e mostram para o aluno, seja ele ingressante ou veterano, que a Faculdade é um ambiente de apoio, no qual ele poderá compartilhar suas expectativas e sentimentos”, comenta a Coordenadora.

A ideia é engajar os alunos durante a sua vida acadêmica a participarem ativamente dos programas de apoio e desenvolvimento que a Instituição disponibiliza, como por exemplo os programas de monitoria, nivelamento, cursos de extensão, workshops, eventos de carreira e encontros psicopedagógicos. “O FECAP+ acredita que essas iniciativas contribuirão para a formação de pessoas mais empáticas e profissionais inovadores. Nossa parte é tornar as relações mais humanizadas e contribuir para melhoria nos processos de atendimento ao aluno”, completa.

Notícias Relacionadas

SIGA A FECAP NAS REDES SOCIAIS

Quer saber mais sobre a POST na FECAP?

© Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado - FECAP - Todos os direitos reservados