No dia 26 de maio de 2025, os alunos do curso Técnico em Comércio Exterior e Administração do Colégio FECAP participaram de mais uma edição da série “Aula com Convidado Especialista”.
O evento teve a presença de Gilmar Menezes, diretor executivo da Câmara de Comércio, Indústria, Cultura e Turismo Brasil-Rússia (CCRB), que palestrou sobre o tema “Como os jovens empreendedores podem importar, exportar e prosperar no mercado russo?” durante de 1h30 para cerca de 60 alunos dos cursos. A fala do especialista foi inspiradora com exemplos reais de mercado e dicas aplicáveis ao universo empreendedor jovem.
Fotos:Renato Souza
A aula abordou, de forma prática e estratégica, os principais desafios e oportunidades nas relações comerciais entre Brasil e Rússia, detalhando os processos logísticos, aduaneiros e culturais que envolvem a importação e exportação entre os países. Foram discutidos temas como certificações, acordos comerciais entre os BRICS, sistemas tributários e políticas de incentivo para startups.
Além do conteúdo técnico, o encontro proporcionou um momento de networking entre os alunos e o representante da Câmara, ampliando a compreensão sobre a atuação de organismos internacionais no apoio às relações comerciais e inspirando os futuros profissionais a explorarem o comércio exterior com visão estratégica e proatividade.
A iniciativa reafirma o compromisso do Colégio FECAP em oferecer uma formação conectada ao mercado global, promovendo vivências que aliam conhecimento, prática e relacionamento com grandes nomes do setor. Momentos como esse aproximam os alunos das exigências do mundo corporativo e ampliam suas perspectivas profissionais.