fbpx
voltar ao topo

Colégio FECAP investe em atividades e ações diferenciadas para maximizar aprendizado de estudantes

Muito além do currículo comum e das disciplinas obrigatórias, o Colégio FECAP realiza uma...
Colégio | 09/04/2024
Compartilhe: twitter facebook linkedin whatsapp

Muito além do currículo comum e das disciplinas obrigatórias, o Colégio FECAP realiza uma séria de atividades e ações diferenciadas com objetivo de maximizar o aprendizado de estudantes, preparando-os para o mercado de trabalho.

PROJETO DE VIDA: ORIENTAÇÃO E PREPARAÇÃO PARA O FUTURO

No Colégio FECAP, durante os três anos do Ensino Médio, os alunos possuem a disciplina de Projeto de Vida na grade curricular, uma ferramenta essencial que abre portas para explorar uma infinidade de possibilidades e oportunidades futuras. Ao traçar metas e planos, as turmas são capacitadas a visualizar os passos necessários para alcançar seus sonhos, seja na educação, carreira, relacionamentos ou bem-estar pessoal.

Essa clareza de propósito oferece uma âncora vital para manter o foco e a motivação, mesmo diante dos desafios. Dessa forma, a disciplina é muito mais do que apenas uma matéria curricular; é uma bússola para orientá-los em decisões e no desenvolvimento contínuo ao longo de suas vidas, uma jornada de autodescoberta e crescimento pessoal.

Ao refletir sobre suas identidades, interesses, habilidades e valores, os alunos constroem uma base sólida para o futuro. Por exemplo, durante as aulas do segundo ano do ensino médio, realizam-se dinâmicas que promovem o autoconhecimento. Esse processo é fundamental para que os alunos identifiquem suas paixões e áreas de desenvolvimento.

Além disso, o Projeto de Vida torna os estudantes conscientes de suas próprias forças e fraquezas, facilitando a definição de objetivos realistas e alcançáveis. À medida que crescem e evoluem, é essencial revisar e ajustar os planos, garantindo que estejam alinhados com suas identidades e aspirações.

A disciplina também prepara os estudantes para o futuro acadêmico e profissional, incluindo treinamento para entrevistas, postura, LinkedIn e currículo, proporcionando uma base sólida para a vida adulta.

AULA PRÁTICA DE POLÍTICA E RELAÇÕES INTERNACIONAIS

Recentemente, os alunos do Ensino Técnico em Comércio Exterior realizaram um debate sobre os pilares das Relações Internacionais: Estado-Nação, Soberania, Poder Organizações Internacionais e muito mais. O debate foi uma oportunidade para os alunos aplicarem os conhecimentos teóricos em uma prática estimulante, promovendo pesquisa independente, elaboração de argumentos e desenvolvimento de habilidades como elaboração de argumentos, pensamento crítico e exercício da capacidade de oratória, retórica e contra argumentação.

Com uma abordagem envolvente, os alunos exploraram as possibilidades e desafios da cooperação entre Estados em um mundo sem autoridade supranacional, despertando reflexões sobre a importância da soberania estatal e o papel das organizações internacionais na manutenção da paz e segurança globais.

Os alunos demonstraram uma paixão notável pelo assunto, participando ativamente das discussões e compartilhando ideias. Tais reflexões enriqueceram o debate e fortaleceu o aprendizado em sala de aula, incentivando uma cultura de colaboração e pensamento crítico entre os alunos, preparando-os para enfrentar desafios complexos no futuro.

AULA SOBRE COMUNICAÇÃO E CULTURA DIGITAL

Na quarta-feira, 03 de abril, os alunos da disciplina Comunicação e Cultura Digital, da professora Fabiana Grieco, do 3° ano do Ensino Médio Pleno, receberam a visita da publicitária Lidiane Araújo, que atua como analista de marketing digital na Unimed Nacional.

A profissional compartilhou sua experiência na área da comunicação, principalmente em mídias sociais, com foco em monitoramento, listening, SAC 2.0 e conteúdo. Os alunos também puderam conhecer cases estratégicos de grandes agências e empresas.

Um dos aspectos que mais chamou a atenção do grupo de alunos foi o panorama dos cursos tradicionais e de novas formações, mais adaptadas às demandas de um mercado cada vez mais digital. Desse modo, o bate-papo contribuiu para ampliar o repertório dos participantes, valorizando o conhecimento acerca das mídias digitais e uma formação sólida orientada para uma escolha assertiva da futura profissão dos jovens.

AULA SOBRE LOGÍSTICA INTERNACIONAL

Na segunda-feira, dia 8 de abril de 2024, os alunos dos cursos técnicos de Comércio Exterior e Administração tiveram o privilégio de participar de uma aula sobre Logística Internacional, conduzida pela especialista convidada Daniela Vicentino, gerente de marketing da Curtis Internacional Logistics.

Daniela compartilhou sua jornada pessoal, insights sobre casos de sucesso e aprendizados em empresas globais de renome. Abordou de forma inspiradora os sucessos obtidos na área e os desafios enfrentados ao longo do caminho.

A aula foi uma fonte de conhecimento e inspiração para os futuros profissionais de Despacho Aduaneiro até Análise de Comércio Exterior, afinal, aprender com os erros e superar obstáculos são elementos fundamentais para o crescimento pessoal e profissional de todos os alunos.

A aula com a especialista proporcionou insights práticos sobre logística internacional, e incentivou os alunos abraçarem uma mentalidade de crescimento contínuo e excelência em suas carreiras futuras.

Esta iniciativa de aproximação com o mercado e profissionais das áreas exemplifica o compromisso do Colégio FECAP em fornecer experiências educacionais transformadoras e relevantes para o mercado de trabalho. Preparar os alunos para os desafios do mundo corporativo é parte fundamental de nossa missão como instituição de ensino de excelência: construir um futuro promissor e inspirador para nossos alunos e para o mercado global.

VISITA À CASA DAS ROSAS

Em 27 de abril, os alunos do curso Técnico em Publicidade visitaram a Casa das Rosas, uma majestosa mansão em estilo clássico francês localizada na movimentada Avenida Paulista.

A visita, cuidadosamente monitorada por três educadores do espaço, ofereceu aos nossos jovens uma imersão na rica história do casarão, enquanto os conduzia por meio das salas decoradas com requinte e dos jardins planejados que cercam a propriedade, explorando os recantos históricos e artísticos desse ícone paulistano.

Os alunos foram ainda guiados por uma viagem sensorial na exposição “Rock and Roll: Bosco Sodi e os Objetos de Interesse”, onde puderam explorar as conexões entre a música, a arte e a cultura popular. Ao término da exploração da exposição, a turma assistiu uma apresentação envolvente da poesia concretista dos renomados irmãos Haroldo e Augusto de Campos.

Essa fusão de linguagens artísticas proporcionou aos alunos uma experiência única, onde puderam não apenas absorver conhecimento, mas também se conectar com diferentes formas de expressão criativa. Foi uma oportunidade de vivenciar a cultura de maneira palpável, de mergulhar em experiências que ampliam seus horizontes e estimulam sua criatividade.

Ao deixarem a Casa das Rosas, os alunos adquiriram um repertório estratégico sobre um importante ponto cultural de São Paulo, os inspirou a serem criativos, críticos e apaixonados pelo mundo ao seu redor.

IMERSÃO NO PARQUE DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA SJC

No início de abril, os alunos do segundo do curso Técnico em Inteligência Artificial tiveram uma aula imersiva no Parque Tecnológico de São José dos Campos, uma experiência que proporcionou aos alunos uma visão abrangente do ecossistema de inovação em nosso país. A imersão possibilitou a compreensão sobre a sua impressionante representatividade no cenário nacional de inovação.

Os alunos foram dirigidos à apresentação da empresa Nexus, e foram desenvolvidos temas relacionados à aplicação, conceituação e desenvolvimento de Startups. Mas não parou por aí, exploramos ainda hubs de inovação de grandes empresas como Metrô, Nestlé e a FAB (Força Aérea Brasileira), onde foi apresentado um vasto leque de aplicações envolvendo sensores e inteligência artificial para diversos propósitos. Durante toda a imersão, os alunos tiveram a oportunidade de explorar três ambientes fundamentais do Parque Tecnológico: Empresas, Pesquisa & Inovação e Academia.

Foi percorrido centros de pesquisa corporativos de renome, como Nestlé, IPT, Embraer, Metrô, entre outros, o que enriqueceu ainda mais a compreensão sobre o potencial de inovação e desenvolvimento presente no polo tecnológico. A imersão técnica ao parque tecnológico foi uma experiência que proporcionou aos alunos uma visão privilegiada do estado atual e das perspectivas futuras do cenário de inovação no Brasil.

Os projetos e iniciativas apresentados durante a imersão refletiram a diversidade de setores e áreas de atuação, mostrando como a colaboração entre diferentes atores pode gerar soluções criativas e impactantes para os desafios contemporâneos, proporcionando aos alunos insights sobre as tendências e tecnologias emergentes, como por exemplo, a aplicação de inteligência artificial até o desenvolvimento de novos materiais e processos.

Notícias Relacionadas

SIGA A FECAP NAS REDES SOCIAIS

Quer saber mais sobre a POST na FECAP?

© Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado - FECAP - Todos os direitos reservados