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Colégio FECAP alcança notas acima da média nacional

Instituição oferece infraestrutura de ponta, se destaca com cursos inovadores, abordagem...
Colégio | 03/03/2024
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Instituição oferece infraestrutura de ponta, se destaca com cursos inovadores, abordagem pedagógica diferenciada e estratégias de apoio eficazes

Nota 410 em Leitura, 379 em Matemática e 403 em Ciências. Este foi o desempenho alcançado pelo Brasil na mais recente edição do Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa), divulgado em dezembro de 2023 pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) com base em dados de 2022.

Os resultados nacionais se mantiveram estáveis na comparação com a edição anterior do estudo, publicada em 2018. No ranking de 81 países avaliados, o Brasil cresceu seis posições em Matemática e chegou à 65ª colocação. Em Leitura, alcançou o 52º lugar, cinco a mais do que em 2018, e, em Ciências, foi da 64º para a 62ª posição.

Os indicadores são preocupantes. Apontam, por exemplo, que sete em cada dez estudantes brasileiros de 15 anos (a idade avaliada pela OCDE) não sabem resolver problemas matemáticos simples. Indica que há muito a avançar, e que o país permanece muito mal posicionado na comparação com outras dezenas de nações.

Neste contexto, o Colégio FECAP, da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado, em São Paulo, se destaca por suas contribuições para a sociedade brasileira, com a oferta de uma educação de padrão internacional.

Notas elevadas

Os alunos do Colégio FECAP alcançaram notas 522 em Leitura, 526 em Matemática e 520 em Ciências. São consideravelmente mais elevadas do que as nacionais – e também mais altas do que as pontuações registradas na média dos países da OCDE.

O desempenho confirma o sucesso da proposta do colégio, fundado em 1902. “Revisamos e atualizamos constantemente o nosso portfólio de cursos técnicos. Ofereceremos diversas atividades complementares”, comenta o diretor e professor Marcelo Krokoscz. “Temos como prática fornecer apoio corretivo o mais cedo possível, com feedback estruturado para professor Marcelo Krokoscz. “Temos como prática fornecer apoio corretivo o mais cedo possível, com feedback estruturado para professores e monitoria de aprendizagem para estudantes”.

A instituição também identifica os alunos com baixo desempenho, a fim de aplicar estratégias de acompanhamento e programas de apoio diferenciados.

Cursos técnicos de ponta

Outro diferencial do Colégio FECAP é o foco em cursos técnicos simultâneos ao ensino médio: Administração, Finanças, Produção de Áudio e Vídeo, Publicidade, Programação de Jogos Digitais, Comércio Exterior, Meio Ambiente, Multimídia, Informática e Inteligência Artificial.

Eles representam uma importante fonte de redução das desigualdades sociais. “Valorizamos e reconhecemos o desempenho acadêmico e longitudinal dos estudantes, além de reduzir as desigualdades no acesso à educação em programas de inclusão e subsídios.”

A infraestrutura de ponta e a boa remuneração para os docentes, complementa o diretor, aliada à exigência de desempenho profissional compatível, também fazem toda a diferença num cenário em que, como defende a própria OCDE, os cursos profissionalizantes no ensino médio têm a capacidade de dotar os alunos de competências orientadas para a prática e para a empregabilidade, facilitar a transição da escola para o trabalho e satisfazer a procura por trabalhadores qualificados.

Contribuição decisiva

De fato, um aumento da parcela de estudantes de ensino médio matriculados em cursos técnicos beneficiaria a empregabilidade e a renda dos jovens brasileiros, bem como impactaria positivamente o PIB do Brasil.

E o Colégio FECAP contribui de forma decisiva: a porcentagem de matrículas do ensino médio em programas profissionais da instituição é de 83,79%, muito acima da média de países como a Holanda (68,67%), a Suíça (61,95%), a Alemanha (41,16%) e o Brasil, com 11,2%.

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