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A Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) divulgou, na semana passada, os resultados do Programme for International Student Assessment (PISA), uma avaliação educacional mundial realizada a cada três anos, que verifica os índices de aprendizagem obtidos por alunos em mais de oitenta países membros e parceiros da organização em três áreas do conhecimento: leitura, matemática e ciências.
A média de pontos do Brasil foi de 379 em Matemática, 93 pontos abaixo da média da OCDE (de 472 pontos); 410 pontos em Leitura, 66 pontos abaixo da média (de 476); e 403 pontos em Ciências, 82 pontos a menos do que a média (de 485).
Em 2018 e 2020 o Colégio Técnico FECAP participou da avaliação por meio de uma versão customizada, o PISA para Escolas, “uma ferramenta única, concebida para as escolas individuais compararem os resultados de aprendizagem dos seus alunos e compará-los globalmente de forma inovadora”, de acordo com Andreas Schleicher, diretor na OCDE.
Os resultados do Colégio FECAP são metodologicamente muito superiores à média do Brasil e comparáveis com os obtidos pelos países participantes do PISA em 2018 e 2022. O desempenho obtido pelo Colégio melhorou nas três áreas avaliadas pelo PISA, não obstante o fato de terem sido alunos que viveram o período de estudos remotos por causa da epidemia. A seguir, apresentamos a comparação dos resultados do Colégio Técnico FECAP com a nota média dos países participantes do PISA.
Em relação aos resultados do PISA 2022, os resultados dos estudantes do Colégio Técnico FECAP evidenciam desempenho superior, com validade estatisticamente significativa, às médias dos países da OCDE nas três áreas avaliadas: leitura, matemática e ciências.
Em síntese, a qualidade da aprendizagem dos nossos alunos em Leitura, está um pouco abaixo dos estudantes de Singapura, que ocupa o primeiro lugar no PISA. Em Matemática, os estudantes do Colégio Técnico FECAP, têm desempenho semelhante a Coreia do Sul, terceiro lugar no PISA, e em Ciências, o resultado obtido fica um pouco abaixo da Estônia, país que ficou na quarta posição mundial.
Segundo o diretor do Colégio FECAP, Prof. Dr. Marcelo Krokoscz, alguns aspectos que norteaiam as ações educacionais na instituição contribuem para o sucesso acadêmico e a performance impressionante dos alunos, como a manutenção de um ambiente de alto nível de aprendizagem e de apoio na escola, o que inclui boa remuneração para os docentes e exigência de desempenho profissional compatível.
“Temos como prática fornecer apoio corretivo o mais cedo possível, com feedback estruturado para professores e monitoria de aprendizagem para estudantes; identificamos os alunos com baixo desempenho para aplicação de estratégias de acompanhamento e programas de apoio diferenciados; valorizamos e reconhecemos o desempenho acadêmico e atitudinal dos estudantes, além de reduzir as desigualdades no acesso à educação com programas de inclusão e subsídios”, pontua Krokoscz.
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